EM QUE O TEMOS DESPREZADO?

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP

Reunião de Oração 21.06.11
EBD Classe Heróis da Fé 26.06.11


Malaquias 1:6-14

O livro do Profeta Malaquias é sempre lembrado por causa da exortação contida no cap. 3 acerca dos dízimos e ofertas, onde Deus nos revela que sonegar os dízimos e ofertas é pecado, é roubar ao próprio Deus. Naquele contexto o povo de Deus estava vivendo uma fase de esfriamento espiritual, estavam cometendo este pecado e outros mais. Porém, já aqui no cap. 1 já temos os indícios do que de fato estava acontecendo: eles estavam desprezando ao Senhor.

Apesar do tempo que nos separa daquele contexto (433 a.C.) a mensagem de Malaquias é tremendamente atual. Existe sem dúvida alguma um esfriamento espiritual da verdadeira fé que nos une a Deus, e este esfriamento traz os mesmos indícios que notamos no texto lido: o desprezo ao Senhor Deus. No vs. 6 fica claro que os sacerdotes não estavam honrando a Deus como Pai e Senhor. Será que estamos caídos neste terrível pecado? Lembremos que em nosso contexto somos um reino de sacerdotes (Ap 1:6).

Avaliemos nossa situação diante da incontestável Palavra de Deus, que mostra como aquele povo estava desprezando a Deus.

Pão imundo (vs.7)

A Festa dos Pães Asmos (ou Ázimos) era a comemoração da saída do Egito, festejada todos os anos pelo povo de Israel. Daí originou-se a comemoração da Páscoa (Êxodo 12). Esses pães eram assim chamados porque neles não ia fermento (Ex 12:15,20). Parece que essa ordem estava sendo negligenciada pelos sacerdotes.

Jesus nos alertou do fermento dos fariseus (Mt 16:6) que é a falsa espiritualidade, caracterizada pela hipocrisia, falsidade, mentira, incredulidade,etc. Se hoje não oferecemos pães no altar do Senhor, certamente temos algo a Lhe oferecer em adoração: nós mesmos!

Animais cegos, coxos, roubados e enfermos (vs.8 e 13)

O sacrifício dos animais era um outro modo de prestar culto a Deus, onde o sangue aspergido no altar servia como sinal do Sangue de Cristo que haveria de ser vertido na Cruz do Calvário. A ordem expressa de Deus era que os animais que fossem levados para serem oferecidos deveriam ser os melhores, sem defeito nem mancha (Ex 12:5). Porém, estavam sendo sacrificados animais cegos, coxos, enfermos, e até roubados. Eram aqueles que não fariam falta, aqueles que estivessem em segundo plano, os que fossem desprezíveis, e até os que não eram deles mesmos.

Deus quer o nosso melhor, seja o tempo, as vestes, o esforço, o amor, enfim o nosso TUDO. Não podemos dar ao Senhor o que ninguém quer, o que nos sobrou, o que não tem valor para nós... Deus tudo vê, e Ele sabe exatamente o que se passa dentro de nossos corações. Deus quer o nosso melhor, Ele quer o nosso tudo. E Ele merece isso, e isso tudo ainda é pouco para Lhe agradecermos por tudo que Ele nos faz.

Desprezo pelo alimento do Senhor (vs.12)

Haviam aqueles que sentiam verdadeiro nojo pela mesa do Senhor, e desprezavam o Seu alimento literalmente. Hoje certamente existem aqueles que não se comprazem no Pão celestial que o Senhor nos dá, e O desprezam em seus corações. Ora, se gostamos de determinado alimento (lasanha, churrasco, feijoada, etc.) comemos até nos fartarmos. Por que quando é alimento espiritual alguns fazem cara feia? E por que tantos não se preocupam em não tomar a Santa Ceia? Não é isso desprezar a mesa do Senhor, em nossos dias?

Murmuração e falta de vontade de servir a Deus (vs.13)

Assim como hoje, naqueles dias haviam os murmuradores. Aqueles que ficam resmungando e reclamando por fazer qualquer coisa que seja para Deus, e que não O servem com alegria e disposição. “Que canseira”, diziam, e Deus os repreendeu por isso. É impressionante como encontramos forças para fazer aquilo de que gostamos, seja ver um filme até alta madrugada, ou nos desgastarmos totalmente em esportes e lazer. Certamente há tempo para tudo, mas por que será tantos reclamam na hora de ir à Igreja, ou se o culto acaba um pouco mais tarde? Por que há tanta falta de vontade quando o assunto é estudar a Bíblia e orar? O que se dizer da evangelização?
 

O alerta de Deus é que pairava sobre esses tais uma terrível maldição (vs.14).

Não vamos correr esse risco! Precisamos nos despertar. Não podemos mais desprezar ao Senhor. Clamemos a Ele de todo o nosso coração:

“Desperta-nos Senhor, tira-nos dessas masmorras da alma, liberta-nos dessas correntes para que Te sirvamos com inteireza de coração! Em Jesus, amém!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus