ESPAÇO MISSIONÁRIO - A IMPORTÂNCIA DA MATURIDADE

Por: Miss. Jairo e Kenia Rodrigues

Um dia nascemos de novo pela fé no Senhor Jesus Cristo. A princípio, como crianças espirituais, somos frágeis, irresponsáveis, bebês alimentados com leite, a quem falta discernimento e força. Em 1 Pedro 2:1-2 somos exortados a não permanecer mais como crianças espirituais, mas a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo e na prática de todo boa obra de uma vida cristã madura. Quando nosso Pai observa a nossa maturidade, Ele Se agrada. Quando vê a nossa resistência, nossa responsabilidade, nossa dieta mais reforçada, nosso discernimento crescente, nossa sensibilidade a Ele e nossa força, Deus se agrada.

O tema de Hebreus 5:11-14 é a maturidade, e a falta dela.  Não se trata de os hebreus não terem ouvido; o fato é que não obedeceram. Ouviram sons, mas estavam surdos, com dificuldade para escutar.
 

O que é um sinal de maturidade? Uma resposta seria: praticar o que se ouve. Mediante a prática você amadurece se fortalece e ganha experiências. Uma coisa é envelhecer no Senhor, mas outra bem diferente é crescer no Senhor. Há muitos que vão à Igreja, ou de Igreja em Igreja, de uma conferência para outra, enchendo caderno após caderno de notas, mas que continuam sendo as pessoas mais mal-humoradas, difíceis e irresponsáveis que você conhece. Por quê? Porque não praticam aquilo que ouvem, não cumprem com o que se comprometem, não tem nenhuma disciplina espiritual.
 

Este é o alvo do livro de Tiago. Ele quer que você prove o que afirma crer na prática! A fé sem obras esta morta.  A pessoa madura é aquela envolvida em praticar regularmente o que ouve e o que assimila. Só ficar exposto à instrução bíblica não resolve os problemas. Estar de acordo não é o mesmo que fazer.

Maturidade é um processo de ouvir e aprender as verdades bíblicas e depois permitirmos que a verdade penetre em nossa vida interior, bem lá no fundo, onde as atitudes são formadas e as decisões, feitas. A seguir, obedeço no que tenho que obedecer, faço as coisas que tenho que fazer, cumpro com meus compromissos a tempo, vivo com fidelidade e honra e trato de cada dia chegar a ser mais e mais semelhante a meu Pai, 1 João 2:6. 


E sei que esta obra se completará algum dia (Fl 1:6) enquanto estamos aqui devemos fazer todo o possivel para alcançar a maior maturidade possível para sermos uma benção para Deus, em nossa família, para a Igreja e para o mundo tão carente de Deus. Busquemos a maturidade; será uma benção para nós e para aqueles que estão proximos de nós e dependem de nós.

NUESTRAS NOTICIAS  

Família: graças a Deus estamos todos bem, por aqui em Lima está bastante frio. Nossa família esta bem. As crianças estão bem de saúde e na escola. Algumas dificuldades aqui e ali que são do dia a dia. Eu e Kenia seguimos crescendo e aprendendo como sermos melhores esposos e pais. Sempre há algo novo a aprender e dificuldades que superar juntos e podemos dizer: "até aquí nos ajudou o Senhor". Nossas necessidades pessoais estão nos nossos pedidos de oração.
 
Ministério: estamos tendo um tempo de muito trabalho, logo que chegamos aqui estivemos ensinando em vários lugares e vários temas na área de família. Dois lugares em especial foi em uma escola chamada El Triunfo. Na Zona Oeste de Lima San Juan de Lurigancho fui dar uma palestra para os pais e motivar para que estudem o curso de Matrimónio Sobre a Rocha e Curso de Hombridade. Logo depois de terminar a palestra houve um tempo de perguntas. E um dos participantes afirmou: "Seria bom que este curso de homens pudesse ser ensinado entre os que estão terminando o segundo grau para que estes adolescentes e jovens não cometam os mesmo erros que não fizemos". Neste momento, o Júnior meu filho me estava acompanhando, eu o chamei para que pudesse dar seu testemunho. Ele esta estudando já o segundo livro que se chama "Valor". Um pouco tímido pela surpresa e imprevisto do momento, pôde falar como está crescendo e aprendendo sobre, ser autêntico, responsável e falar a verdade entre outras coisas. Foi melhor que mil palavras minhas.

Estivemos também no norte do Peru Mancora uma cidadezinha frente ao mar ali um irmão que já terminou todo o "Curso de Hombridade" foi trabalhar em um hotel e congregar em uma Igreja ali mesmo. Logo viu a grande necessidade de um trabalho mais firme com os homens. Buscou o pastor e apresentou o "Curso de Hombridade". No dia seguinte o pastor o procurou dizendo que já tinha uns 15 homens para fazer o curso e que poderiam começar na quinta-feira. Chegando a quinta-feira chegaram 32 homens que estudaram por 3 mêses o primeiro livro "Hombridade ao Máximo". Este grupo estava composto de pastores, lideres de Igrejas e vários membros. Mais uma coisa comum entre todos que escutamos foi: "Deus mudo a nossa vida somos homens diferentes". Apesar de que o evento era somente para homens, no culto para entregar um certificado, uma das pessoas que deram testemunho foi a esposa de um dos homens que estudou, e esta mulher somente agradecia pelas mudanças que estava vendo em seu esposo, mais respeitador, amoroso, mais tempo em casa e com a família entre outras coisas.

Logo no final do mês de junho voltamos a Piura, à Igreja do Nazareno desta vez a mesma cidade onde demos dois cursos acelerados um de "Hombridade ao Máximo" para pastôres e lideres, e Kenia com as esposas destes líderes encenando o "Curso Cativante". Creio que as palavras da Kenia pode descrever a bênção que foi para as mulheres.

Logo chegando a Lima falamos na Igreja Aliança Cristã e Missionária em uma conferência para a família, com o tema geral: "Sexualidade na Família". Nosso tema era: “Uma boa Sexualidade Nunca Passa de Moda”, e também: “Inimigos de uma boa Relação Sexual”. Uma coisa interessante em cada um deste lugares era ver a fome que os irmãos tinham de aprender, de saber mais sobre estes temas e poder viver e desfrutar como nos manda Deus em Ec 9:9.

Logo terminamos em um seminário para família sobre temas de "Como Criar Filhos". Falamos os temas: “Como Relacionar com o Adolescente" e "Como Disciplinar o Adolescente". Foi um desafio e ao mesmo tempo uma bênção para nós mesmo que temos um adolescente e um pré adolescente. Mais uma vez ficou claro que os membros das Igrejas querem saber que fazer, como aplicar a Palavra de Deus às necessidades diárias da família. É um dever de cada líder prover treinamento e encino adequado para os membros das Igrejas.

Realmente da uma tremenda alegria ver tudo que Deus tem feito na Igreja entre seus filhos, e fora entre aqueles que temos que alcançar. Estes curso de noivos, matrimónio e hombridade, para mulheres e escola de pais, são ferramentas muito boas para evangelizar e edificar a Igreja.

Não se esqueça que estes cursos já estão em português se você deseja realizar um treinamento em sua igreja entre em contado connosco para poder ver a melhor forma de realizá-lo aí, será uma grande bênção para todos. Entre em contato conosco pelos correios eletronicos jairoykenia@gmail.com e keniayjairo@hotmail.com. Estamos prontos para servir-lhes.

Importante: já está confirmada nossa viagem missionaria a Nicarágua para dar os cursos de "Matrimónio Sobre a Rocha" e "Hombridade", e o curso para as mulheres "Cativante". Estaremos ali de 4 a 13 de novembro . Pedimos suas orações como mencionamos mais abaixo e sua ajuda para as passagens e bolso de viagem.

Planos para o futuro: como temos mencionado em nossos boletins anteriores, nossos planos para o futuro é de levar este ministério em muitos lugares. Vemos que Deus está abrindo portas. Nosso desejo e oração é que cada Igreja possa estabelecer um ministério especializado para família, através destes princípios. Onde se ensina cursos para "Noivos", "Matrimónios", "Como Criar os Filhos", "Hombridade ao Máximo" e "Mulher Única" entre outros, fortalecendo assim a Igreja e ao mesmo tempo dando uma forte ferramenta para a evangelização.  


“Missões se fazem com os pés dos que vão, com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem”.

- AGRADECIMENTOS -
1 – Pelo cuidado de Deus com a nossa família cuidando-nos até aqui nesse ano e durante nossas viagem e saídas para ensinar aqui na cidade de Lima.
-    Agradecemos a Deus o bom recebimento que tivemos e cuidado que tiveram conosco em Mancora e em Piura.
-    Pelos irmãos que assistiram aos cursos que foram tocados. Que Deus possa usar cada uma destas Igrejas para expandir seu Reino e o ministério de família.
-    Pelos casais que assistiram o Curso de Matrimônio e estão determinados a implantar na sua Igreja. Pela Igreja em Montreal e ore para que eles possam seguir adiante ainda com a mudança de pastor.
-    Pela vida dos pastôres que nos receberam em Montreal, Brasil, Mancora e Piura, que Deus os use para chegar a muitas famílias.
-    Pelos presbíteros, diáconos, entre outros líderes, que também nos receberam e colaboram para que estes cursos pudessem ser ensinados.
-    Para que Deus use estas Igrejas para um avivamento nestas cidades.
-    Pelo cuidado de Deus com nossa casa aqui com os filhos que ficaram aos cuidados de uma Irmã. Todos estão bem.
-    Pelas necessidades supridas até aqui, pelo amor e carinho recebido e saber que Deus está conosco cada dia.
 
2 -  Por cada sócio neste ministério irmãos e igrejas, que nos abençoam cada mês com suas orações e ajuda econômica.

3 - Pela Agencia APMT e Missão Caminho de Vida, pPelos trabalhos já realizados: Cursos de Matrimônios, Conferências, Escolas de Pais, palestras e aconselhamentos.

4 - E pela benção de ir plantar este ministério na NICARÁGUA em novembro, para que Deus possa suprir para as passagens de ida e volta e bolsa de viagem.

5. Pelo Junior, Kaleb, Thalyta e Thatyane, que são uma bênção para nós. E se comportaram de forma muito madura durante nossa viagem.

6. Pelos trabalhos já realizados este ano, Escola de Pais, Cursos de Matrimônio em andamento, Curso de Hombridade ao Máximo, e Mulher Única e Cativante.

7. Pelas respostas de oração que temos recebido de parte de Deus: saúde, proteção, sustento, ministério, portas que estão sendo abertas. Que continue o mover de Deus.

8. Pela forma que Deus nos usa, somos seus vasos. Para que Ele possa nos usar como Ele quiser. É uma grande benção estar nas mãos de Deus e uma grande responsabilidade!

- MOTIVOS DE ORAÇÃO -
1. Para que neste ano 2011 sigamos aprendendo e crescendo para conquistar tudo o que Deus tem para nós, por um ano de muitas vitórias e unidade familiar, crescimento integral, e alcance mundial. Deus já está fazendo!

2. Por nossos filhos: Junior, Kaleb, Thalyta e Thatyane. Para que sempre sejamos um modelo para eles.
-    Deus possa suprir cada uma de suas necessidades e nos ajude a realizar seus sonhos, que entendam seu propósito e vivam para a glória de Deus sempre.
-    E para que Deus lhes dê sabedoria para praticar Sua Palavra e para agradar a Deus sempre. Para que possamos conhecer cada dia melhor os seus corações e eles nos possam descobrir também.
-    Para que possam sair-se bem nas provas de este segundo semestre
-    Pelo Junior que tem agora 14 anos, para que possa passar por estes anos de adolescência amando e servindo a Deus e vencendo as influências de grupos, e ao mesmo tempo saber dizer: “não” as tentações deste mundo.

3.    Para que Deus nos ajude a estar sempre unidos e cheios do Espírito Santo, sendo guiados, instruídos, e fortalecidos nEle, e com sabedoria para tomar boas decisões.
-    Orem sempre por provisão para mantermos durante este ano, em seus estudos, vestimentas, alimentação, lazer, e também ajudar a suprir desejos e necessidades pessoais etc.

4.    Orem pelas Igrejas que oram e ofertam. E por cada pessoa que o faz também. Atualmente temos um orçamento ajustado. Temos que ter um fundo para as viagens e para dar os treinamentos, e para deixar a casa abastecida e pessoas que cuidem de nossos filhos quando viajamos. Nem sempre nossos filhos nos podem acompanhar, por falta de fundos e por estarem estudando.

5.    Orem para que Deus esteja cuidando dos irmãos que oram e contribuem conosco, às vezes também passam por provas e alguns estão passando neste momento. Ore para que Deus lhes supra de uma maneira abundante em cada área da suas vidas, de cada irmão que ora e contribue conosco.
-    Ore para que sejam comprometidos e fieis cada mês para que cumpramos com nosso pressuposto mensal. Quando alguém não envia ficamos com déficit e temos que pagar com fortes juros.
-    Para que Deus possa levantar outras igrejas e irmãos para orar e ofertar, existe um mundo de oportunidade e Deus tem colocado uma porta aberta diante de nós.

6.    Ore para que possamos conseguir uma casa ou um apartamento no primeiro andar a um preço mais baixo e assim poder melhorar nosso orçamento

7.    Orem para que sempre possa ter uma boa colheita em cada lugar onde vamos estar ensinando durante este ano. O índice de violência familiar em algumas regiões aqui no Peru chega a 65%.

8.    Ore pelas futuras viagens missionárias que faremos para ensinar os nossos cursos. São impressionantes os testemunhos ao final de cada treinamento, sua ajuda ajudará a transformar muitos lares e os primeiros a serem abençoados são os filhos.

9.    Orem pela salvação de nossos familiares.

10.    Para que sempre possamos tomar boas decisões guiadas pelo Espírito Santo sobre família, ministério e como criar os filhos. 

EM CRISTO JESUS JUNTOS NA EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO.

Apartado 4604 - Lima 100 Peru - Telefone - 00XX51 1 4345428.

Jairoykenia@gmail.com ou keniayjairo@hotmail.com.

CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA DIRETA:
BRADESCO Ag. 1442-7, CC 24427–9
Jairo Isac Rodrigues.
B. do  Brasil – Ag 0635-1 CC. 14.901-2
Kênia Oliveira de Souza Rodrigues

CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA PELA APMT:
B. do Brasil, Ag 0635-1 Cambuci – C/C 7500-0
B. Bradesco, Ag 119-8 Cambuci –
C/C 107965-4 <> CNPJ: 04.138.895/0001-86
Código p/ Contribuição R$ 0,71.


Os missionários Jairo e Kenia Rodrigues estão no Peru enviados pela APMT - Agência Presbiteriana de Missões Transculturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus