A VONTADE DEUS E A NOSSA VONTADE

Tome mais cuidado nas decisões...
Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Estudo Bíblico 28.07.11
Pastoral Boletim 31.07.11 

"Vai, e dize a Davi Meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não Me edificarás uma casa para Eu morar." 1 Crônicas 17:4 (ler vs.1-4).

Como seria bom se acertássemos em todas as nossas decisões, se não errássemos tanto em nossas escolhas e projetos. A Bíblia nos orienta acerca de tudo que desagrada a Deus, mas e quando nenhuma das opções é incorreta? Como saber o que fazer para não errar?

O texto citado nos leva a pensar no valor das boas intenções. Nem sempre a boa intenção será o fator determinante de um projeto abençoado. Davi estava diante de um grande empreendimento: a construção do templo de Deus. Aos olhos humanos não havia nada de errado nisso, e ele seria a pessoa mais indicada para realizar essa obra. No entanto, Deus não lhe permitiu. Existe até um ditado que diz que: “de boas intenções o inferno está cheio”.

Outro grave erro que muitos cometem é fazer “o que dá na cabeça”, ou o que mandar o coração. Aliás essa é uma regra de pensamento dos nossos dias: “siga a voz do coração, siga seus instintos”. A Bíblia nos alerta sobre o perigo que é seguir os desejos do coração e dos pensamentos (Jr 17:9; Ef 2:3). Certamente esse era um desejo do coração de Davi, não do coração de Deus.

Como acertar então? 


1º - Conhecer a Bíblia e praticá-la. Não conhecer o que Deus quer constitui um erro. Pior ainda é saber e não fazer. Nossas decisões não podem ferir princípios bíblicos (Mt 22:29, Tg 1:22). 

2º - Ser sábio (a), isto é, ter discernimento, noção, bom senso, prudência, medir as conseqüências de seus atos (Tg 1:5). 

3º - Orar e esperar. Muitos erram por tomar decisões sem orar. Ore sempre e peça a Deus a direção (Sl 32:8).  Após orar espere a resposta de Deus (Sl 5:3).

4º - Buscar aconselhamento pastoral, se necessário. Em certas circunstâncias é necessária ajuda externa, isto é, alguém com mais sabedoria que nós, isento de nossas emoções, e colocado por Deus para nos ajudar e nos aconselhar (Hb 13:7,17). Seguindo esses passos certamente saberemos sempre qual é a vontade de Deus para as nossas vidas.

Uma boa semana e que Deus te abençoe!


SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus