FAMÍLIA SAUDÁVEL - FAMÍLIAS SAUDÁVEIS PRATICAM O PERDÃO

Por: Sergio e Magali Leoto
 d
"Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós." Colossenses 3:13.
"Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:15.


Jorge Maldonado, autor de vários livros, pastor e psicólogo equatoriano, diretor do Centro Hispânico de Estudos Teológicos em Los Angeles, EUA, realizou palestra no 15º. Congresso do CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos do Brasil. Seu tema foi “Construindo Famílias Saudáveis”.

A avaliação feita por Maldonado, sobre as características de uma família que chamaríamos de “saudável”, aponta seis principais qualidades: 1. Famílias saudáveis vivem e transmitem valores espirituais; 2. Mantém estruturas consistentes e flexíveis; 3. A comunicação é clara e direta; 4. Tem um clima propício ao crescimento; 5. O humor está presente; 6. Famílias saudáveis vivenciam o PERDÃO. Gostaria de destacar alguns pontos abordados sobre este último item: o PERDÃO.

Maldonado explica que a importância do PERDÃO foi minimizada, principalmente na cultura ocidental, que o relacionou por muito tempo apenas a questões de fé e religião. Valorizava-se mais a autonomia do individuo, do que a vida comunitária (“importa apenas o que eu penso”); mais a conduta, do que o caráter (“se está dando certo, para que ter ética?”); mais o progresso, do que o desenvolvimento; e o PERDÃO na prática foi marginalizado da convivência humana. Mas hoje a situação mudou, pois o mundo foi afligido pelas conseqüências destes conceitos e está redescobrindo a necessidade de vivenciar o PERDÃO em suas várias dimensões.

O bispo negro anglicano, Desmond Tutu, sul-africano que recebeu o premio Nobel da Paz por sua luta contra o racismo em seu país, afirma: “Sem perdão não há futuro. Sem perdão, o ressentimento cresce em nosso interior, transformando-se em hostilidade e raiva. O ódio consome nosso bem estar e por isso o perdão é um absoluto necessário, para continuar a existência humana. O mundo está à beira de um desastre se não perdoarmos, aceitarmos o perdão e nos reconciliarmos”.

Quando avaliamos o relacionamento familiar, chegamos a uma realidade: PERDOAR é tão necessário, que uma das seis qualidades mais importantes para que uma família seja considerada saudável, é a capacidade que seus membros têm em se perdoar mutuamente!

Infelizmente, muitas são as famílias onde maridos e esposas têm dificuldades em se perdoar, filhos e pais não procuram se entender, tios que não freqüentam o mesmo ambiente que outros parentes, por terem fracassado no diálogo e no perdão.

A Bíblia sempre alertou sobre a necessidade de perdoar e de pedir perdão. Ela mostra que o grande exemplo para que os homens se perdoem, foi dado pelo próprio Deus que, diante do arrependimento e da confissão sincera, através de Cristo, perdoou o ser humano de afrontas muito piores: “Quem ó Deus, é semelhante a Ti, que PERDOAS a iniqüidade e Te ESQUECES da transgressão do restante da Tua herança? O Senhor não retém a Sua ira para sempre, porque TEM PRAZER NA MISERICÓRDIA. Tornará a ter compaixão de nós; pisarás aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados NAS PROFUNDEZAS DO MAR.” Miquéias 7:18-19.

Várias passagens mostram que devemos substituir antigos ressentimentos, pelo espírito perdoador de Cristo: “Livrem-se de toda a amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda a maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, PERDOANDO-VOS MUTUAMENTE, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Efésios 4:31-32. Jesus nos fez um alerta, logo após ter ensinado aos discípulos a oração do Pai Nosso: o fato de não conseguimos perdoar outros seres humanos, irá afetar o nosso relacionamento com Deus: “Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.” Mateus 6:15.

Muitos dos problemas que causaram a dificuldade no perdão, quando avaliados friamente, poderiam ter sido “relevados” ou foram fruto de “mal entendidos”, que se fossem tratados de forma pacifica e equilibrada, nunca chegariam a provocar mágoas. Paulo nos diz em Ef 4:26 “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha.” Ou seja, se resolvêssemos o motivo da ira antes de terminar o dia, não acumularíamos mágoas não resolvidas, que se arrastam por toda uma vida!

O que fazer? Precisamos pedir a GRAÇA e o PODER de Cristo, para perdoar! Nosso “fardo” está pesado? Vamos correr para a Cruz de Cristo e “trocar de fardo” com Ele: “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois Sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30.

Cristo na prática pegará o nosso problema (fardo) e nos ajudará a administrá-lo. Existe alguém a SER PERDOADO ou alguém a quem tenhamos que PEDIR PERDÃO? Jesus com Sua Graça e Poder, nos ajudará a fazê-lo, trabalhando em nós “tanto o querer (perdoar), quanto o realizar”. (Fp 2:13).

Afinal, se nós estivéssemos arrependidos por algo que fizemos, não gostaríamos de ser TOTALMENTE perdoados pela pessoa com quem tivemos o problema? Claro que sim! Agora veja o que o Mestre diz em Mateus 7:12 “Tudo quanto quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles também”. Por que temos tanta dificuldade em perdoar alguém que nos magoou? Coloque sua dificuldade diante de Deus e haja como gostaria que os outros agissem com você. Isso trará saúde para você, para os seus relacionamentos e para toda a sua família!

Fortalecendo a Família.

Comentários

  1. Obrigado por publicar nosso artigo e principalmente citar a fonte!
    Deus o abençoe neste trabalho.
    Para conhecer mais nosso ministério e outros artigos:www.sergioemagalileoto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Magali. Rsss, sim gosto de publicar os textos de vcs, muito obrigado, admiro bastante o vosso trabalho, que Deus vos abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus