O DEUS A QUEM SERVIMOS TUDO VÊ, TUDO SABE E TUDO PODE!



Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Pastoral boletim 18.09.11
 

SALMOS 139 

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:23-24.

Uma das coisas que mais me admira na Bíblia, em especial nesse Salmo, é o modo como Deus nos vê, entende, revela-Se o Todo Poderoso Deus, Onisciente, Onipresente e Onipotente.


O verbo “sondar” (vs.1) significa averiguar, explorar, analisar, perscrutar, averiguar o que se passa no íntimo. Deus nos sonda e por isso nos conhece muito bem! Não adianta tentarmos nos esconder dEle, nem pensemos que Ele se assusta com alguma coisa que fizermos, falarmos ou pensarmos. Ele sabe tudo a nosso respeito. Entendendo esse princípio elementar da Onisciência Divina, poderemos desenvolver um relacionamento íntimo com Ele.

Deus é Onisciente! Ele sabe tudo! O modo como Deus nos sonda é dito aqui (vs.1-4). Em nossas atitudes cotidianas como sentar, levantar, deitar e caminhar. Deus sabe perfeitamente com quem nos relacionamos, sentamos, deitamos e vivemos. Em nossos pensamentos e palavras, aliás antes mesmo que sejam ditas. Estamos cercados pelo cuidado e proteção dEle! Devemos cuidar para não entristecê-Lo, afinal Ele sabe tudo a nosso respeito. O salmista se espanta só de pensar nesse nível tão elevado de conhecimento que Deus tem a respeito dele (vs.6) . Será essa também nossa reação?

Em seguida somos confrontados com a realidade da Onipresença de Deus (vs.7-12). Onde quer que formos o Senhor estará lá! Seja no lugar mais elevado ou no lugar mais profundo ou distante. E aqui podemos pensar em pelo menos quatro situações diferentes: física, emocional, espiritual ou material. Existem fases de nossas vidas em que estamos tão bem, que é como se estivéssemos em um alto monte. Em outros momentos estaremos atravessando certas situações que de tão difíceis se comparam a um abismo, ou vale. Não importa onde ou como estivermos, Deus está presente, junto conosco! E isso é maravilhoso!

Meditando na grandiosidade de Deus somos agora apresentados à Onipotência de Deus (vs.13-16). Fomos formados por Ele, contemplados por Ele quando nem existíamos ainda, nossos dias foram determinados por Ele quando nem um deles havia ainda. Que Deus grandioso é o nosso Deus, não existe outro Deus como Ele! Diante de tão grande poder e sabedoria, devemos nos render a exemplo do salmista e reconhecer nossa limitação e pequenez (vs.17-18).

Crer em Deus desse modo é ao mesmo tempo maravilhoso e atemorizante, porque sabemos que um dia prestaremos contas a Ele (Ec 11:9; Ap 20:11-15). Que nos humilhemos mais, como fez Davi (vs.23-24) perante a grandiosidade de Deus. Ele não ficou apenas na teorização a respeito do poder e da grandeza de Deus, mas suplicou que Ele o sondasse em duas áreas de extrema importância: coração e pensamentos. Abramos as portas de nossa intimidade, nossos lugares secretos e esconderijos, e peçamos que Ele nos ajude, nos guie e ilumine nossos corações e mentes. A grande lição aqui é que nós não somos capazes de fazer isso de um modo satisfatório. Além de sermos “suspeitos”, somos pecadores natos, cegos e fracos em nossa natureza. Mas diante desse Deus tão grandioso, podemos ser transformados e guiados através de um caminho diferente, o CAMINHO ETERNO! Que Deus nos abençoe!


S.D.G. 

Material usado anteriormente na Reunião de Oração do dia 23/08/11. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus