DELICADEZA NO FALAR

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1.

Note que o texto acima, do Livro de Provérbios, começa com a palavra resposta. Pressupõe que alguém já proferiu uma palavra provocativa. E a maneira como você vai responder pode desviar o furor ou provocar a ira. Nossa resposta é responsável pela sequência dos acontecimentos. Através de nossas palavras temos a oportunidade da escolha de promover a paz ou instigar o ódio. Em casa, no trabalho, na faculdade, no meio do trânsito, somos sempre desafiados a responder de acordo com a instrução de Provérbios. 


Parece que todos os dias surge alguém em nosso caminho a fim de nos testar. É preciso, pois, responder com calma e sabedoria. São comuns tragédias e crimes cometidos por causa de uma discussão tola, iniciada por uma resposta atravessada. Às vezes, como diz o ditado popular, a melhor resposta é o silêncio. Como o exemplo deixado por Jesus, o qual mesmo sendo “oprimido e humilhado, não abriu a boca; como Cordeiro foi levado ao matadouro; e, como Ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca” (Is 53:7).

Oremos
Senhor, reconheço que tenho sido pivô de grandes brigas pela forma com que tenho respondido às pessoas. Dá graça ao meu falar e sabedoria em minhas respostas. Em nome de Jesus. Amém.

Cada Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus