CATECÚMENOS (8) CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS

LEITURA SEMANAL
Domingo    Gálatas 1:6-9
Segunda    Judas 3-7
Terça        Atos 8:17-24
Quarta        2 Pedro 2:1-22
Quinta        2 Timóteo 3:1-9
Sexta        Atos 17:10-12
Sábado    Mateus 24:23-27

PARA DECORAR
“Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” Efésios 4:14.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO E DEBATE
1 – Todos os caminhos levam a Deus? Toda igreja é boa?
2 – Por que estão surgindo tantas igrejas nesses últimos dias?
3 – Quais as seitas que você conhece?

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
Heresias são mentiras, ensinadas como se fossem verdades bíblicas.
Hoje temos visto, assustadoramente, o surgimento de centenas de movimentos que afirmam serem de Deus e para Ele, mas, levam o homem para distante dEle.

PONTOS EM COMUM EM TODOS ELES

1 – OS FUNDADORES
Vida negativa. O que é comum nos fundadores de seitas é uma vida de testemunhos negativos. O que pregaram não alterou em nada a vida deles. Suas doutrinas não transformaram suas próprias vidas. Uma das alternativas então, foi criar uma Igreja que os aceitasse sem exigir renúncia do pecado, ou mudança de vida.
Vida rebelde. Geralmente novas igrejas têm surgido porque muitas pessoas não querem sujeitar-se a governos e rebelam-se, formando movimentos nos quais poder ser “caciques” (2 Tm 3:1-5).

2 – DETURPAÇÃO DA BÍBLIA
Usam pontos isolados da Bíblia para embasarem suas mentiras; nunca usam todo o contexto bíblico. Usam também livros paralelos, afirmando que os mesmos têm igual ou maior autoridade que a Bíblia. Já alguns eliminaram a Bíblia ou escreveram outra, sem nenhuma autorização (Ap 22:18-19).
Outro destaque nessa área é que a maioria afirma terem sonhos ou visões, que não encontram apoio nas Escrituras (Jd 10). Aliás essa é uma característica corrente em muitas “igrejas” e movimentos que têm surgido com freqüência: a ênfase desmesurada em revelações, sonhos e visões. Para eles a Bíblia está em segundo plano (Hb 1:1-2).

3 – NEGAM A TRINDADE
Jesus, para a maioria desses novos grupos, não é: nem Senhor, nem Salvador, nem Filho de Deus. Foi simplesmente um homem bom e especial. Um grande líder, um filósofo, profeta, ou ser iluminado.
O Espírito Santo, para tais pessoas, é apenas uma força e não o Deus presente entre o Seu povo (Jo 14:6).

4 – A REDENÇÃO
A crucificação de Jesus é considerada como insuficiente para salvar o homem perdido. Anulam a graça de Deus, pois ensinam que é preciso, o próprio homem, pagar o preço de sua salvação, fazendo caridade, penitências, correntes, etc. (Ef 2:8-9).

5 – ALTERAM OS PADRÕES MORAIS
Não tendo a Bíblia como regra de fé e prática, aceitam muitos comportamentos por ela condenados. Por exemplo: poligamia (mórmons); homossexualismo (igrejas gays).
Às vezes é o contrário: exigem o que a Bíblia não exige. Por exemplo: proibição para comer carne de porco e beber café (adventistas); celibato compulsório (católica); (e às mulheres) cortar cabelo e depilar-se (Deus é Amor, CCB, etc.). Estes criam leis e regras sem base bíblica, como fizeram os fariseus.

ALGUNS GRUPOS

1 - CATOLICISMO
São muitas as nossas diferenças. Destacamos apenas a idolatria – crêem, curvam-se, carregam e até beijam imagens. Dizem que não são idólatras, mas são. Veja: Ex 20:3-5; Sl 115:4.

2 – ESPIRITISMO
Seus semelhantes: umbanda, candomblé, vodu, kardecismo, esoterismo, nova era, etc.
É difícil dizer o que eles fazem e a Bíblia não condena: consulta aos mortos, horóscopo, patuás, despachos, etc. Veja: Dt 18:10-14; Ap 21:8.

3 – TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Estes afirmam que Jesus e o Espírito Santo não são partes da Trindade. Negam a Bíblia. Afirmam que só 144 mil serão salvos, que Jesus voltou em 1914, que não é preciso servir a Pátria, proíbem doar sangue, etc. Veja: Ap 22:18-19.

4 – ADVENTISTAS
Seu sistema de doutrinas é bem parecido com o dos Testemunhas de Jeová. São legalistas, usam muito o Velho Testamento, enfatizam suas Leis, e parecem evitar a graça de Deus. Exemplo: quem não guarda o sábado não tem direito ao Céu.
O culto no Novo Testamento passou a ser realizado no primeiro dia da semana, que é o domingo, o dia da Ressurreição de Cristo. Veja: Mt 12:6-8.
 

Veja mais sobre esse assunto na Lição 5 - A Igreja (1 Co 15:2).

5 – PENTECOSTALISMO
É diferente de “pentecostal” no sentido bíblico. São aqueles movimentos que vendem milho ungido, óleo de soja afirmando ser óleo santo, etc. Fazem de supostos milagres, cura divina e exorcismo, verdadeiros espetáculos assombrosos, um verdadeiro “circo dos horrores”. Além de tais práticas serem vergonhosas para os denominados “cristãos” que servem a Deus com temor e tremor, esses movimentos são causadores de traumas psicológicos, e notoriamente são fonte de lucro para os seus líderes.
Vivem de visões que também não se encaixam com os princípios bíblicos. Exigem que todos os seus adeptos tenham o dom de línguas, o que também não é exigido na Bíblia, e leva muitos a “fabricarem” falsos dons (glossolalia).
Mais recentemente criaram para si certos títulos e hierarquias totalmente heréticas como bispos, apóstolos e patriarcas.

CONCLUSÃO

Sinais dos tempos. Um sinal do fim dos tempos, como nos alerta a Bíblia, será o surgimento de seitas e heresias, falsos cristos e falsos profetas. A Bíblia diz que muitos realizariam certos tipos de milagres, procurando enganar os próprios filhos de Deus (Mt 24:24; 2 Co 11:14). Note que a Bíblia não nega que eles fariam milagres, no entanto esses sinais são a operação do erro, uma vez que ocorrem alienados da prática das Escrituras (2 Ts 2:11).

Não discuta. Discutir não leva a nada. Testemunhe sua fé ante essas pessoas, e ore por elas. Certamente eles não têm a paz de Cristo. Se Deus lhe permitir anuncie a verdade àqueles que o Senhor quiser (1 Tm 1:6; 2 Tm 2:23).

Cautela. Quando ouvir alguma coisa diferente, faça como os crentes de Beréia (At 17:11).
 

IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP, EBD Classe de Catecúmenos - Curso Preparatório para o Batismo e Profissão de Fé 04/05/14. Estudo ministrado anteriormente: IPB de Vila Gerti 21/10/12, e 3ª IPB de Barretos / SP, Classe de Catecúmenos - Curso Preparatório para o Batismo e Profissão de Fé 16/10/11.

Catecúmeno: do grego "katekhoúmenos"; pessoa que se prepara e instrui, nos princípios da religião, para receber o batismo.

Extraído e adaptado da revista "Nova Vida" de autoria do Rev. Simontom César de Araújo.
Leia o estudo anterior: Os Sacramentos, e o próximo estudo: Dízimos e Ofertas.
Para saber mais detalhes sobre seitas e movimentos heréticos, acesse o site CACP - Centro Apologético Cristão de Pesquisas.

SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus