O OFENDIDO SE AFASTA

"Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo." Lucas 15:28.

Diversos são os motivos que levam as pessoas a se afastarem, mas a ofensa provavelmente é a mais notória e uma das mais danosas. Uma pessoa ofendida não quer ficar por perto, e o texto que lemos nos mostra um exemplo muito forte. Mesmo tendo o pai a tentar acalmá-lo, o filho não queria entrar para estar com seu irmão.

Note que a ofensa era muito mais com o pai do que com o irmão, no caso deste texto, e isso foi suficiente para ele não querer estar com o irmão de quem fora separado há algum tempo. O pai se move de íntima compaixão ao ver seu filho voltar. O irmão se ofende com a festa que o pai faz e nem nota o irmão, valioso, precioso, saudoso, com quem certamente conviveu até a sua partida.

Isso, meu querido leitor, é o retrato de algumas Igrejas e congregações. Por mais que não admitam, alguns estão do lado de fora por mágoa, por ofensa e pasme, MUITAS vezes por que o Pai tem celebrado a volta do outro irmão. Talvez por que os recém chegados recebam mais atenção. Talvez por que alguém logrou um cargo almejado. Talvez por que o serviço de outro foi mais notado. Não se iluda meu irmão, isso não é ofensa com o líder, pastor, nem com o irmão. É com Pai Celestial.

Veja o texto e mensure as situações. A festa foi para o irmão, o outro se ofendeu. Que bobagem! Ao invés de desfrutar da alegria por um perdido que retornou (o pai disse isso) fica sofrendo e se afastando. Ainda mais que tinha churrasco de novilho cevado! Festa é para aproveitar.

Não subestime o quando o coração do Pai se aperta pelo filho que tarda em voltar para casa, como também sofre pelo irmão que nunca se afastou dEle, mas não consegue se alegrar com o regresso do perdido. Meu irmão, não entristeça nosso Pai. Participe da festa, desfrute da alegria, compatilhe da familia.

"Senhor, livra-me de fazer esse papel... Ensina-me a ter um coração que seja sensível à alegria e também à tristeza do Teu coração. Por favor, eu te peço em nome de Jesus."

Ichtus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus