FOGO CONSUMIDOR

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Pastoral boletim 20.11.11


“Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso.” Deuteronômio 4:24.

O que é o fogo? Assim como a terra, a água e o ar, o fogo é um elemento criado por Deus. Segundo Dicionário Aurélio: desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de matérias inflamáveis, como por exemplo a madeira, carvão ou gás. Definições à parte, o fogo é um mistério, assim como a eletricidade ou o ar. Como tudo que existe foi criado por Deus, o fogo prova a existência do Deus Criador.

Porém, o texto citado nos fala de um outro tipo de fogo, o fogo de Deus. Não o fogo que temos ao acender uma vela ou um fósforo, mas um fogo espiritual, santo e eterno. Essa expressão é utilizada para falar do zelo de Deus com Quem ninguém deve brincar, de Quem ninguém deve zombar, mas a Quem devemos servir com reverência e santo temor (Hb 12:29).

Um estudo minucioso das Escrituras nos revela que Deus se manifestou no passado diversas vezes através de Seu fogo miraculoso: na sarça ardente (Ex 3:2); na sétima praga do Egito (Ex 9:23-24); guiando os israelitas no meio de deserto (Ex 13:22; 40:38); no Monte Sinai por ocasião da transmissão da Lei (Dt 4:11,36); destruindo Nadabe e Abiú (Lv 10:1-2); consumindo o grupo seguidor de Coré (Nm 16:35); destruindo os inimigos de Elias (2 Rs 1:10,12). Essas são apenas algumas passagens, existem muitas e muitas outras. Mas todas elas nos revelam que o nosso Deus misericordioso é também zeloso, santo e Todo-Poderoso.

Os loucos zombam de Deus porque não O temem e nem O conhecem. Infelizmente vivemos em uma geração onde o temor de Deus está sendo esquecido e abandonado sistematicamente. O sistema do mundo em que vivemos é assim; nós estamos no mundo, mas não somos dele. Devemos prestar a Deus culto de louvor e gratidão não só dentro da Igreja, mas também fora dela através da nossa conduta.

Devemos também interceder pelos perdidos, para que o Senhor em Sua infinita graça toque em seus corações e os salve enquanto há tempo. Se o fogo natural queima e consome, quanto mais o fogo de Deus consumirá os perversos? E ai daquele que não se arrepender e cair nas mãos dEle (Hb 10:31).


SOLI DEO GLORIA!!!

Material de apoio: A Bíblia Vida Nova.
Reunião de Oração 18/11/11.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus