NASCER DE NOVO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP 
Pastoral boletim 27.11.11

Anteriormente:
Reunião de Oração do dia 25/10/11
D

“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” João 3:3.

Aquela não era uma noite como as outras, havia algo diferente no ar. Um homem procurou Jesus, foi ter com o Mestre na surdina, na calada da noite, escondido, com receios, medos e dúvidas, mas com uma certeza:

“...sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes, se Deus não estiver com ele.” João 3:2.

Por que “sabemos”? Será que ele representava um grupo de fariseus que creram no Messias? Ou falava ele somente por si? Só Deus sabe...

Nicodemos nos representa, nos parecemos com ele: cremos em Jesus, mas muitas vezes estamos cheios de medos, receios, vergonha, dúvidas; vamos ter com Ele, mas nem sempre queremos assumir uma postura ao Seu lado; até admitimos que Ele é Senhor, mas... O que nos falta?

Jesus falou direto ao coração daquele homem, e Ele fala diretamente conosco: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Não adianta ser religioso, não adianta ser autoridade no templo, não adianta acreditar nos milagres de Jesus. Tudo isso não vale nada se não nascer de novo.

Mas afinal, o que é nascer de novo?

Jesus esclareceu a Nicodemos que não se tratava de reencarnação (vs.4-6; ver também Hb 9:27), mas de um nascimento espiritual, uma mudança radical de vida, que se manifesta através do arrependimento e do batismo. É necessário nascer “da água e do Espírito”, trata-se de morrer para a carne e nascer de novo para Deus. 


“O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” João 3:6.

Nascer de novo em Cristo, é converter-se, é ser transformado, é ser nova criatura, é arrepender-se e ser redimido de seus pecados. Nascer de novo é deixar para trás o velho homem de pecado, com suas corrupções, dúvidas e medos, e iniciar uma nova caminhada com Cristo.


E então, você já nasceu de novo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus