O DESAFIO DA FÉ

Clique na imagem acima e salve como papel de parede.

Por: Rev. Israel Sifoleli
xs

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Hebreus 11:1.


Todo estudante atento das Escrituras há de ficar perplexo e confuso diante das passagens que aparentemente se contradizem. Como entender passagens que afirmam que há um só Deus se outras afirmam que há três pessoas distintas? Como harmonizar as que declaram enfaticamente que Jesus é Deus perfeito se outras afirmam sua plena humanidade? E como compreender as que falam de eleição e predestinação contra as que sustentam a responsabilidade humana? Estas dificuldades são chamadas pelos teólogos de antinômios (antinomia). Por isso, não devemos ler as Escrituras com os óculos do racionalismo e da lógica humana, mas pela fé descansar no caráter sábio e soberano de Deus. 

Aliás, por falar em fé, ela também apresenta dois lados da moeda. Num certo sentido, viver pela fé implica em descansar nas promessas e seguir esperando pacientemente em Deus. É percorrer os caminhos pavimentados pelo sobrenatural. Em outro sentido, é contribuir com a história exercitando responsavelmente os dons e talentos que o Senhor nos dotou. É assumir nossa vocação de seres habilitados a governar e sujeitar a criação. 

Abraão, o pai da fé, é um ótimo exemplo. Sempre me impressionou a história de um homem próspero que se lança numa aventura, aos setenta e cinco anos, sustentado unicamente pela palavra de Deus. Esta mesma fé o fez crer, contra os anos e a esterilidade, que seria pai de numerosa multidão. Entretanto, conforme Gênesis 14:14-16, ele agiu naturalmente como qualquer guerreiro: escolheu seus soldados, decidiu a melhor estratégia e obteve a vitória. Vitória esta legitimada pelos Céus na benção de Melquisedeque. 

É verdade que sempre há o perigo de precipitações (Abrão e Sara que o digam) quando estamos laborando no terreno do natural, existe a tentação do sinergismo (“tentativa independente de ajudar a Deus a concretizar seu propósito”). Parece, então, que mais uma vez, temos o desafio de equilibrar os dois lados, o desafio empolgante de viver uma passividade-ativa (Schaeffer).

O Rev. Israel é pastor da 2ª IPB de Ermelino Matarazzo / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus