A PALAVRA DO MESTRE - O HOMEM BONDOSO FAZ BEM A SI MESMO

Por: Rev. Nelson França
 

"O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere." Provérbios 11:17.

É claro que todos os princípios bíblicos são fabulosos em seus ensinos; mas, penso que alguns, que talvez, se encontrem entre os menos compreendidos e aplicados por nós, sejam particularmente especiais.
 

É o caso do nosso texto básico, que se encontra em Provérbios 11:17; pois, dificilmente, cremos de fato, que o bem que praticamos, faça bem para nós mesmos.
 

O pensamento geral, é que o bem que praticamos beneficia a outros, e, não a nós. Tanto é assim, que se esse princípio fosse verdadeiramente crido e vivido por nós, certamente, muita coisa seria diferente em nossa vida; como por exemplo:
 

a. haveria sempre grande motivação e genuíno prazer em fazer o bem;
 

b. a falta de reconhecimento, por parte dos que recebem o bem que fazemos, jamais nos entristeceria; afinal, fizemos o bem para nós mesmos,
 

c. a prática do bem seria disputada, pois, todos desejariam realizá-lo.
 

Ou seja, a real compreensão e prática desse princípio, nos levariam a convicção, que o bem, como efeito, tanto das palavras que proferimos, quanto dos nos atos que praticamos, voltaria para nós mesmos, e, nos abençoariam, fazendo-nos bem.
 

De acordo, ainda, com estas palavras, podemos entender, que é possível, que muito do bem que desejamos para nós, que por vezes não recebemos, pode não estar no poder dos outros realizarem, em nosso favor; mas, sim, em nossas próprias mãos, fazê-lo, através das nossas palavras e atos de bondade.
 

É como diz o slogan do “Mackenzie Solidário”: 

"Fazer bem, faz bem”.
 

Portanto, o presente verso nos estimula a sermos bondosos de espírito e atitude. Quem sabe, também, se os que as pessoas pensam de nós não é fruto do que pensamos delas?

Finalmente, num mundo onde a maldade, quer por palavras ou atos, tem sido justificada e apoiada, nós podemos crer de todo o coração que sempre valerá a pena fazer o bem.

O Rev. Nelson é pastor da IPB de Praia Grande / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus