PEDRA E COLUNA

"Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite." Gênesis 28:18.

O sentido de um travesseiro é dar conforto para dormir, mas sendo de pedra acho que o conceito não se aplica muito bem aqui. Toda situação em torno da fuga de Jacó é desconfortável, mas esta virada merece ser analisada.

O travesseiro do desconforto não servia a seu propósito, mas como coluna e como memorial, traz à tona tudo que Deus nos ensina em meio aos desconfortos de nossa caminhada. Vivemos momentos para os quais somos chamados, que com certeza se pudéssemos escolher diretamente, evitaríamos. Digo escolher diretamente por que a escolha é indireta; nós escolhemos e decidimos agir de determinadas formas que nos levam para seus próprios caminhos, como foi com Jacó. Agiu mal com sua família e teve de fugir, dormindo com a cabeça em cima de uma pedra. Ele escolheu agir mal, não escolheu a pedra, mas uma coisa levou à outra.

Muitas vezes ficamos nos perguntando por que motivo temos de enfrentar certas situações, mas talvez nos falte a percepção de qual foi a decisão anterior que nos levou a ela. Jacó sabia o que tinha aprontado e conseguiu tirar algum aprendizado disso tudo, ainda que tenha seguido em apuros por mais algum tempo. Se ele ergueu uma coluna, é por que tinha algo para ser lembrado, havia um memorial envolvido. O azeite derramado arremete à unção, consagração, santificação, o que sugere que o memorial era santo, e que havia fé no coração de Jacó.

Se conseguirmos tornar nosso desconforto em memorial erraremos menos, aprenderemos com mais suavidade e nem por isso glorifcaremos menos ao nosso Deus. Algo precisa ser feito para mudar nossa vida de altos e baixos em algo de nível superior. Jacó fez um voto com Deus para prosseguir sua jornada e estabeleceu claramente seu voto naquele lugar. Talvez isso também mereça ser aprendido.

Eu estou disposto a repensar minha caminhada para aprender sem precisar dormir sobre pedras e te convido a fazer isso comigo.

"Senhor, nada me é mais importante do que estar conTigo. Fortalece-me para que meus erros não me dominem e minha fraquezas não me governem. Não quero mais dormir sobre pedras."

Ichtus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus