RETRIBUIR

"A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez. Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons. O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito. As palavras dos sábios espalham conhecimento; mas o coração dos tolos não é assim." Provérbios 15:1-4,7.

Com frequência justificamos nossas atitudes e comportamentos com base naquilo que os outros nos fazem. Podemos também alegar que estamos estressados, devido ao mundo agitado em que vivemos.

Veja a seguinte seqüência de fatos e compare com sua vida. Será que você já não se envolveu numa situação semelhante, tentando justificar seus atos com o mal que lhe fizeram?

Um diretor de empresa insultou seu gerente porque estava irritadíssimo. O gerente brigou com sua esposa, acusando-a de gastar demais. Nervosa, ela falou asperamente com a empregada, que deixou um prato cair no chão. A empregada chutou um cachorrinho, no qual tropeçara enquanto limpava os cacos. O cachorro saiu correndo e mordeu uma senhora que passava pela rua. Ela teve de ir à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina. A senhora reclamou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada. Este, ao chegar em casa, brigou com a esposa que por sua vez beijou o marido e afagou seus cabelos dizendo: “Querido, amanhã farei seu prato favorito. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis de nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que durma tranquilo. Amanhã você vai se sentir melhor”.

A seqüência de retribuição do mal rompeu-se quando encontrou a tolerância, a doçura, o perdão e o amor. Quando alguém lhe fizer algum mal, não revide nem desconte nos outros. Faça o que a Bíblia ensina: seja educado, humilde a amoroso. Nosso texto bíblico diz que a palavra ríspida desperta a ira, mas a resposta calma desvia a fúria (vs.1), como ocorreu na história acima; o falar amável é árvore de vida (vs.4) e as palavras dos sábios espalham conhecimento (vs.7).

Retribua o mal com o bem e semeie a compreensão, a tolerância e o amor no coração das pessoas.

Fonte: "O Pão Diário". Colaboração Pb. Osni Rullo, C.P. Suarão, Itanhaém / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus