A TERAPIA DO PERDÃO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Pastoral Boletim 26.02.12
IPB Vila Gerti - S.C.Sul / SP

“E disse o rei a Simei: Não morrerás...” 2 Samuel 19:23a.


Simei errou feio quando num momento de ira amaldiçoou ao rei Davi, chegando até a atirar pedras nele. Atirou pedras... Ele não aceitava que Davi fosse rei, tratou Davi como homem de sangue, como um usurpador do reinado de Saul (2 Sm 16:5-8). Simei preferia que Absalão fosse rei no lugar de Davi; Absalão que estava levantando-se contra o próprio rei (seu pai), desejando matá-lo e tomar-lhe o reino. Davi viu-se em uma situação muito difícil, pois muita gente ajuntou-se a Absalão contra ele (2 Sm 15:13ss). Então Simei aproveitou o momento de fraqueza de Davi para atacá-lo friamente, descarregando toda a sua raiva, humilhando-o diante do povo. Nota-se que havia muitos opositores ao reinado davídico, o reinado que fora ordenado por Deus. Porém Davi venceu a guerra, e após a morte de Absalão, quando Davi voltava vitorioso do campo de batalha, ao atravessar o rio Jordão, Simei apressou-se a encontrar-se com o rei e prostrando-se lhe pediu perdão (2 Sm 19:16-23). Simei humilhou-se arrependido. Não podemos saber o que ia na mente e no coração dele, se eram verdadeiras as suas palavras, se provinham de um coração arrependido, ou se ele o fez por medo, falsamente. Mas certamente ele sabia que havia cometido um grande erro, por isso correu para pedir perdão ao rei.

Essa história nos ensina algumas lições muito importantes em se tratando dos relacionamentos interpessoais: 


1 - Muito cuidado com a ira que descontrola as emoções, é nessa hora que se faz besteira, e depois para consertar pode ser difícil e complicado (Ef 4:26). 

2 - A precipitação pode no colocar em situações muito vergonhosas, daí a necessidade de auto-controle (Gl 5:22). 

3 - O desrespeito é filho do orgulho. Muitos procedem assim, maldosamente, contra quem não concordam (1 Pe 5:5b). 

4 - O perdão é terapêutico, ou seja, tem o poder de curar e transformar relacionamentos. Simei poderia ter fugido assim que soube que Davi havia vencido a guerra e que Absalão já estava morto. No entanto se humilhou e pediu perdão ao rei. Foi então que ele ouviu as palavras de paz do rei Davi em 2 Sm 19:23. Nós também devemos pedir perdão todas as vezes que errarmos (Mt 5:23-24). 

5 - Deus julgará cada um de nós. O nosso pedido de perdão deve ser sempre sincero, assim como o ato de perdoar. Em 1 Rs 2:8-9 lemos que Davi deu outras ordens a Salomão, acerca de Simei, mas essa é outra história. Hoje ficaremos com essas lições acima.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus