CONVIVÊNCIA CRISTÃ


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 22.07.12

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” Hebreus 12:1.

Sem sombra de dúvidas essa é uma área de grande aprendizado. Às vezes não é tão fácil conviver com outras pessoas, seja na Igreja, família, ou na sociedade como um todo. Tanto é que alguns nessa lida desenvolvem verdadeiros vícios de comportamento, e chegam ter duas ou até três personalidades diferentes: a pessoa age de um jeito em casa, de outro jeito quando está na Igreja, e tem uma terceira personalidade na convivência com o mundo. Não chega a ser um distúrbio ou transtorno, mas certamente algo perturbador, espiritualmente falando. Com certeza essas variações ocorrem na convivência com os diferentes grupos, onde a pessoa se deixa levar pelo coletivo ou pela situação, supervalorizando o desejo de agradar e ser aceito (a). Outras vezes por simples conveniência. A questão que emana é: qual dessas personalidades é a real?

Costumo dizer que “em casa nós somos quem nós somos”, mas devo concordar que nem sempre essa afirmativa é verdadeira. Muitos são “santinhos” em casa, mas de vez em quando agem como demônios.

Lembro bem o caso de um jovem, que era amado e querido por sua família e Igreja. Porém, quando chegava a época do carnaval, ele se transformava. Participava de bailes e se fantasiava de diabo, talvez por simpatia. Além disso praticava o homossexualismo; parece que não era uma simples fantasia. No domingo de madrugada aquele jovem saía do carnaval vestido de diabo, tirava a fantasia e ia para a Escola Dominical. Mas a Bíblia diz que de Deus não se zomba (Gl 6:7), e esse jovem contraiu o vírus HIV. Mas o que poderia ser o fim, foi na verdade o começo de uma transformação, para melhor, graças a Deus. Esse jovem arrependeu-se de seus pecados, converteu-se, foi tratado e liberto por Deus. Mas precisou ser contaminado por uma doença mortal para que sua alma fosse liberta.

Convém buscarmos desenvolver com grande empenho a nossa personalidade cristã, deixando para trás os traços do velho homem de pecado que quer nos atormentar (Hb 12:1). Do contrário, poderemos ser vencidos por essa velha natureza, entristecendo o Senhor, caindo em Sua ira, e colhendo as consequências em nossas próprias vidas. Para desenvolvermos uma personalidade verdadeiramente cristã, transformada por Deus, necessitamos aprender a conviver com as pessoas, numa CONVIVÊNCIA CRISTÃ.


É perturbadora a quantidade de pessoas fracas e imaturas em nossos dias, e isso notoriamente manifesta-se na convivência familiar, eclesiástica e social. Façamos parte daquele grupo que com sinceridade e confiantes na graça de Deus, buscam incessantemente as transformações de caráter e personalidade que Deus quer implementar em nossas vidas.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus