SE ESFORCE PARA VENCER

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 29.07.12 

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis." 1 Coríntios 9:24. 

Em um belo espetáculo de pirotecnia, tiveram início em Londres os Jogos Olímpicos de 2012. Nas próximas duas semanas o mundo todo acompanhará seus atletas competindo e disputando as medalhas olímpicas. Espera-se que records sejam batidos, alvos alcançados e limites expandidos. Um show de técnica e beleza. É interessante pensarmos assim também na vida cristã: uma grande competição onde todos correm, esforçando-se para alcançar o prêmio.

É essa a figura que Paulo usou em sua carta. Os corintos conheciam bem os Jogos Ístmicos, que eram realizados no Istmo de Corinto, ponto de ligação entre a Grécia continental e o Peloponeso. Esses torneios recebiam um grande número de participantes e espectadores, levando-se em consideração o fato de Corinto ser um dos mais importantes centros comerciais e de diversões daquele tempo. (Wikipedia). O recado: “correi de tal maneira que o alcanceis”; ou seja, lute para ser um vencedor.

Mas, na corrida cristã todos nós podemos correr para ganhar. Este é o maior incentivo para perseverarmos nesta corrida com todas as nossas forças. Os atletas que corriam nestes jogos tinham uma dieta magra, treinavam muito, se exercitavam e se acostumavam a essas dificuldades. Aqueles que procuram os interesses de suas almas devem lutar duramente contra as concupiscências da carne. Não tolere, não ceda ao que o corpo deseja. Ao falar da corrida e do prêmio o apóstolo enfatiza este conselho aos coríntios. Todo aquele que cede aos desejos carnais e seus apetites, coloca-se a si mesmo em perigo. O santo temor era necessário para que o próprio apóstolo se mantivesse fiel. Quanto é necessário para a nossa preservação! Aprendamos com humidade e cautela a nos protegermos contra os perigos que nos cercam, enquanto estamos no corpo. (Matthew Henry).

Em Cristo somos mais que vencedores (Rm 8:37), mas assim como os atletas precisam se esforçar muito para obterem o prêmio, nós também somos exortados a desejar ardentemente o prêmio, nos esforçando muito para obtê-lo. Para ser um vencedor é preciso treinar diligentemente e fazer sacrifícios (1 Co 9:25).

Esses princípios se aplicam a todas as áreas de nossas vidas, primeiramente a espiritual (vs.25-27) e subsequentemente às demais áreas. Sem esforço não se obtém vitória, seja na vida espiritual, familiar, profissional ou acadêmica. O vencedor não se contenta com pouco, ele quer fazer o melhor para Deus. Não se contenta com um rótulo, mas deseja SER de fato um servo (a) de Deus, fazendo o seu melhor, esforçando-se para alcançar o prêmio da soberana vocação (Fp 3:14).

“Guerreemos como se tudo dependesse de nós, mas olhemos para o alto e reconheçamos que tudo depende dEle.” (Spurgeon).
 

Material de apoio: A Bíblia Anotada; Comentário Bíblico de Matthew Henry; Wikipedia.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus