A VERDADE QUE LIBERTA (3) LIVRES PELA VERDADE

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti – S.C.Sul / SP
Culto Vespertino 05.08.12


TEXTO BÁSICO
“E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.” João 8:32.


INTRODUÇÃO
Essa é a última de uma série de três mensagens em João 8:32, um versículo decorado por tantos que o sabem de cor, mas certamente nem todos sabe o que seu significado.

Na primeira mensagem (08.07.12) vimos que a Verdade existe: é a Palavra de Deus; que a Verdade tomou forma humana, é uma pessoa – Jesus; e que portanto o conhecimento da Verdade é relacional; e que uma vida imersa na Verdade demonstra efeitos próprios.

Na segunda mensagem (22.07.12) destacamos a necessidade de se conhecer a Verdade, inicialmente através de seu anúncio; que seu conhecimento gera o novo nascimento, trazendo para o novo convertido o desejo de ser batizado e professar publicamente sua fé; que o arrependimento é um dos efeitos mais transformadores do conhecimento da Verdade; e que tal conhecimento leva-nos a busca uma vida de santificação e crescimento espiritual. Terminamos dizendo que o conhecimento da verdade nos dá a esperança da vida eterna com Cristo Jesus, herança de Deus ao Seu povo eleito.

Dando continuidade e encerrando essa série de sermões, destacaremos a parte final do versículo, enfatizando a libertação que a verdade traz a todo aquele que crê na Verdade.

EXPLICAÇÃO – A VERDADE LIBERTA! VOCÊ É LIVRE?
Essa é afirmação final no texto de João 8:32: “A Verdade vos libertará”. Jesus fez tal afirmação no tempo futuro porque os Seus seguidores ainda não tinham o conhecimento completo da Verdade. Ele ainda não havia morrido na Cruz. Após a Sua morte e ressurreição é que a Verdade se estabeleceu de um modo completo nos corações daqueles que nEle creram. E assim é até hoje: somente com a compreensão e a fé na morte e na ressurreição de Cristo, e o significado dessa obra maravilhosa que Deus realizou por nós, é que podemos possuir (ou ser possuídos) pela Verdade e experimentarmos a libertação de Deus. Muitos estão propagando um certo tipo de “libertação” sem o conhecimento da Verdade, e isso é heresia pura, é enganação. Sem esse conhecimento vivo e real da Verdade da obra de Cristo na Cruz do Calvário, e Sua ressurreição, “eu venho como estou, e continuo como estou” (parafraseando o belo hino), NÃO HÁ LIBERTAÇÃO REAL. Mas ao experimentarmos a libertação que a Verdade nos traz, a nossa vida muda completamente.

LIVRES? MAS, DO QUÊ???
Ao falarmos da liberdade, precisamos compreender do que o Senhor nos libertou. Afinal, a verdade nos liberta do quê? O termo “libertar” significa que anteriormente algo nos prendia, detinha e ditava as normas da nossa vida. Então Cristo veio e nos libertou de todo jugo e escravidão. Existem pelo menos três inimigos que se destacam, estes são os nossos maiores inimigos, e a Verdade nos liberta de todos eles. Vejamos quais são.

1 – DE NOSSO PECADO
“Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. (...) Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna.” Romanos 6:14,20-22.

Jesus nos libertou do jugo do pecado que pesava sobre nós, e nos transformou em servos de Deus. Diferente de outrora, já não somos mais escravos da corrupção (2 Pe 2:19), mas livres em Cristo. Somos livres para dizer não ao pecado.

Consequências. O pecado tem conseqüências avassaladoras e eternas na vida dos que vivem sob seu poder. O fato de havermos nascido de novo em Cristo (conversão) não nos livra de muitas dessas conseqüências. Exemplos: (1) o jovem drogado, após sua conversão, precisará esforçar-se muito para se libertar totalmente dos efeitos das drogas. A Palavra da Verdade o libertará, mas ele sofrerá por um tempo as conseqüências de seus atos. (2) Aqueles que tiveram uma vida sexual ativa antes de conhecerem a Cristo, após a conversão estão libertos de seus pecados, porém terão que lidar com sentimentos, emoções e memórias que certamente afetarão a sua caminhada. E se porventura houver uma gravidez não planejada, terão dezenas de outros cuidados e necessidades. (3) O preso que se converte na prisão é liberto de seus pecados, mas ainda tem que passar o tempo necessário atrás das grades, como conseqüência de seus atos.

Mas, em se tratando das conseqüências do pecado, sabemos que, com toda certeza, o Senhor nos livrou das piores conseqüências que o pecado traz: a morte eterna (Jo 5:24); o juízo e o castigo eterno (Mt 25:41; Ap 21:8; 22:14-15).

“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” 1 Coríntios 15:55-58.

2 – DE NÓS MESMOS
“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim.” Gálatas 2:19-20.

Existe um inimigo mais poderoso e presente do que o mundo e o diabo: nós mesmos, nossa natureza humana, nossa carne. Por isso que Paulo falou sobre estarmos crucificados com Cristo. Se entendermos o que isso significa poderemos vencer esse grande inimigo. E esse é desejo de Deus, que a Sua Verdade nos liberte totalmente.

Vencer o pecado que habita no mundo e vencer o diabo não é tarefa fácil, mas vencer a si mesmo é a parte mais difícil. Porém, a Verdade nos liberta de tudo, essa é a promessa de Deus.

Trata-se de um estilo de vida que Deus nos oferece, que é uma vida onde não somos mais nós quem nos comandamos tudo, mas Cristo. Isso requer de nós submissão total. Pode não ser fácil, mas é plenamente possível viver assim; se assim não fosse o Senhor não o requereria de nós.

Ilustração da serpente congelada. Conta-se que um homem encontrou uma cobra congelada numa madrugada onde tinha caído uma geada. Com pena do pobre bichinho aquele homem a levou para dentro de sua casa e a colocou ao lado da lareira para que o animalzinho se aquentasse. Em seguida foi ele preparar o seu café da manhã. De repente, quando percebeu já era tarde: aquela víbora havia descongelado e agora o atacava tentando dar-lhe o bote.

Moral da estória: existem áreas da nossa vida que são como “serpentes”, todo cuidado é pouco. E se estas “serpentes” estiverem congeladas, paralisadas pelo poder de Cristo, é melhor deixá-las assim. O nosso coração é extremamente corrupto.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9.
“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” Marcos 7:21-23.
“Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” Tiago 1:14-15.

Quando isso ocorre significa que tal pessoa está retornando ao velho homem, à velha natureza do pecado, a natureza carnal, e que já não está mais vivendo por Cristo e para Cristo, que não está mais crucificado com Ele, mas que o velho homem (a velha natureza, carne) assumiu novamente o comando.

Quando isso acontece só há uma saída: pedir perdão a Deus e lhe entregue novamente o comando da sua existência, arrependendo-se dos seus pecados, e buscando novamente o caminha da graça.

Certamente não somos perfeitos e falharemos em alguns momentos. Precisamos nos preparar para que nossos pecados:
- não sejam tão freqüentes, fazendo parte do nosso cotidiano;
- não sejam tão graves ao ponto de escandalizar o nome do Senhor e nos destruir, envergonhar, enfraquecer;
- não sejam encarados como bichinhos de estimação, ou diversão.

3 – DO INIMIGO
“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” Colossenses 1:13-14.

Nosso arqui-inimigo foi destruído na Cruz do Calvário, agora ele não mais domínio sobre as nossas vidas, exceto se nós assim lhe permitirmos. Mas se nós lhe resistirmos nos sujeitando a Deus somente, ele fugirá de nós.
 “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7.

O diabo existe e não devemos ignorar o seu poder e suas astúcias; é insensatez pensar que o diabo não pode nos causar nenhum mal, ele é extremamente sagaz. Mas maior é Cristo que está em nós, do que o diabo que está no mundo.

“Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” 1 João 4:4.
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” 1 Pedro 5:8-9.

O única estratégia que o inimigo tem é a tentação, isto é, a sugestão na mente e no coração. Ele sempre nos sobrevirá através desse meio. O que temos que fazer é dizer não para o diabo, não podemos nos sujeitar às suas sutilezas.
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13.

O mundo. O pecado reina no mundo, logo que Cristo nos libertou do pecado, Ele também nos libertou das coisas que há no mundo, através das quais o pecado domina e destrói a vida dos que lhe são sujeitos. Por essa razão é que os que amam o mundo não tem o amor do Pai. Esse mundo de pecado nada tem a ver com Ele.
“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.” 1 João 2:15.
“Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim.” João 14:30.

4 – DA CONDENAÇÃO ETERNA NO INFERNO
A Bíblia nos fala de um lugar terrível de dor e sofrimento eternos, reservado para todos aqueles que rejeitam sistematicamente a salvação que Cristo oferece gratuitamente. Esse lugar não e aqui, nem se chama purgatório (aliás, o purgatório não existe), mas a o nome que Deus deu para esse lugar é inferno.

O inferno não é aqui. Aqui é a Terra, não inferno. No inferno não existe Bíblia, Igreja, povo de Deus. No inferno só existe trevas, fogo e ranger de dentes.

O diabo não é o senhor do inferno, lá ele será o que mais vai sofrer, de todos os seres condenados. Lá ele estará preso e acorrentado por toda eternidade.

O inferno não foi feito para o ser humano, mas para o diabo e seus anjos. No entanto, todos que preferiram o diabo, e todos que o diabo conseguiu enganar por darem crédito à mentira, habitarão com ele e os demônios para sempre.

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos e pecados, nos deu vida juntamente com Ele. Deus nos libertou dessa condenação eterna através do conhecimento da Verdade.

CONCLUSÃO

A LIBERTAÇÃO EM TRÊS TEMPOS
Assim podemos entender melhor essa obra maravilhosa de Deus.

1 – PASSADO – já fomos libertos
Jesus fez um sacrifício perfeito naquela Cruz. Ali, o Deus Filho encarnado, perfeitamente Homem e perfeitamente Deus, determinou a nossa libertação. Foi lá que Ele quebrou o jugo que nos pendia e garantiu a nossa libertação.

Catecismo de Heidelberg, pergunta nº 16:
“Por que o Mediador deve ser verdadeiro Homem e Homem justo?
R. Deve ser verdadeiro Homem, porque a justiça de Deus exige que o Homem pague o pecado do homem. Deve ser Homem justo, porque alguém que tem seus próprios pecados, não pode pagar por outros.”

2 – PRESENTE – estamos sendo libertos
A salvação traz consigo a obra da santificação. A libertação nos leva a uma vida de santidade. Quem não se santifica está provando que ainda não é livre, ou seja, o pecado continua a dominar a vida deles. Mas os que foram alcançados pela graça salvadora e perdoadora de Deus, são gradativamente libertos de seus pecados e dificuldades, na medida em que se aproximam do Senhor e são purificados por Ele. Por isso essa obra é para a vida inteira. Ninguém, por mais experiente que seja, não necessita mais de ser liberto. Pelo contrário, conforme conhecemos a Deus, mais nos conhecemos e vemos como Ele nos ama, e como necessitamos ser transformados por Ele.

3 – FUTURO - seremos totalmente livres
Ao entrarmos na glória celestial já não teremos mais que lidar com o problema do pecado, não estaremos mais em um mundo corrompido e dominado pelo diabo, e também não teremos mais em nós a natureza pecaminosa. Lá experimentaremos a libertação 100% que Deus preparou para nós. Lá seremos santos como os santos anjos de Deus, teremos a mente de Cristo, veremos o Senhor e estaremos para sempre com Ele. Esse é o maior projeto de vida que alguém pode ter. Essa é a maior dádiva que alguém pode receber. Mais que ouro, prata ou pedras preciosas, a certeza da vida eterna enche o nosso coração de alegria, porque somente os salvos viverão essa LIBERDADE.

O nosso Deus é um Deus de graça e amor. Ele nos deixou a Sua Verdade para nos guiar nesse caminho maravilhoso de liberdade e vitórias. Precisamos nos preparar, os nossos inimigos são muitos e estão armados até os dentes! Mas aqueles que estão em Cristo são mais que vencedores por meio daquEle que nos amou e a Si mesmo se entregou por nós.

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquEle que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:37-39.



SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus