O DEUS A QUEM SERVIMOS (1) - DEUS TUDO SABE, ESTÁ EM TODOS OS LUGARES, E TUDO PODE FAZER!

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti – S.C.Sul / SP
Culto Vespertino 23.09.12
 


TEXTO BÁSICO
SALMOS 139

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:23-24.

INTRODUÇÃO
É admirável o modo como Deus nos vê, entende, e revela-Se a nós. Ele É o Todo Poderoso, Onisciente, Onipresente e Onipotente Deus. Não existe outro Deus além dEle, Ele é Senhor sobre todas as coisas, o Seu amor e graça são infindáveis sobre os que O temem. O Senhor tem prazer na misericórdia e todos devem dar-Lhe louvor, gratidão, adoração e submissão. É essa a perspectiva de vida dos servos (as) de Deus.

EXPLICAÇÃO – O CONHECIMENTO DE DEUS
Iniciamos, a partir de hoje, uma nova série de sermões intitulada "O DEUS A QUEM SERVIMOS", onde buscaremos aprender mais acerca do maravilhoso CONHECIMENTO DE DEUS.

"Reconcilia-te, pois, com Ele e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.” (Jó 22:21).
"Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que eu sou o Senhor..." (Jr 9:23-24).

O CONHECIMENTO DE DEUS é um excelente, exclusivo e soberano conhecimento salvador e espiritual de Deus, que é a maior de todas as necessidades de cada criatura humana. O fundamento de todo conhecimento verdadeiro de Deus só pode ser a clara compreensão mental de Suas perfeições, segundo revelam as Escrituras Sagradas. Não nos é possível servir nem adorar a um Deus desconhecido, nem depositar nEle a nossa confiança. Necessitamos nos esforçar para conhecermos algumas das principais perfeições do caráter, divino. Precisamos suplicar a Deus com seriedade e determinação que nos abençoe e aplique Sua verdade à nossa consciência e ao coração, a fim de que a nossas vidas sejam transformadas por tal conhecimento. Necessitamos algo mais que um conhecimento teórico de Deus. Só conhecemos verdadeiramente a Deus em nossa alma, quando nos rendemos a Ele, quando nos submetemos à Sua autoridade e quando os Seus preceitos e mandamentos regulam todos os pormenores da nossa vida. Precisamos conhecer os atributos de Deus. (1)

"Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor..." (Oséias 6:3)
"Se alguém quiser fazer a vontade dEle... conhecerá..." (João 7:17).
"...o povo que conhece ao seu Deus se esforçará e fará proezas" (Daniel 11:32).

O objetivo dessa mensagem é que tenhamos um encontro com Deus através de Sua Palavra, e do conhecimento de Seus atributos. Fundamentados na convicção de que as Escrituras são as inspiradas e infalíveis Palavras de Deus, podemos afirmar com toda convicção que é impossível prosseguirmos na busca de conhecimento tão elevado se não tivermos diante de nós a Palavra de Deus. Nossa meta é obedecer a exortação do Apóstolo Paulo:

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15. (2).

ARGUMENTAÇÃO
O tema proposto - Atributos de Deus - é por demais extenso. Nosso desejo é que através dessa série de sermões intitulada O DEUS A QUEM SERVIMOS, venhamos a conhecer cada um desses atributos que nos são revelados nas Sagradas Escrituras. Na presente mensagem nos ateremos a três atributos divinos: a Onisciência, Onipresença e Onipotência de Deus. Rendamo-nos desde já a Ele, suplicando humildemente que nos fortaleça e nos ajude a compreender, reter, praticar e permanecer em Sua Palavra.

1 - ONISCIÊNCIA (vs.1-4,6)
A realidade da Onisciência de Deus nos é apresentada através do modo como Deus nos sonda (vs.1-4). O verbo “sondar” significa conhecer, explorar, analisar, perscrutar, averiguar o que se passa no íntimo. Deus nos sonda e por isso nos conhece muito bem! Não adianta tentarmos nos esconder dEle, nem pensar que Ele se surpreenda com alguma coisa que fizermos, falarmos ou pensarmos. Devemos honrá-Lo em nossas atitudes cotidianas como sentar, levantar, deitar e caminhar. Deus sabe perfeitamente como vivemos, e conhece até os nossos pensamentos e palavras, aliás, antes mesmo que sejam ditas. O princípio elementar da Onisciência divina nos leva a desenvolver um relacionamento espiritual, íntimo e real com Deus. Somos rodeados pelo cuidado e proteção de Deus, por isso devemos tomar cuidado para não entristecê-Lo, afinal Ele sabe tudo a nosso respeito. O salmista se espanta só de pensar nesse nível tão elevado de conhecimento que Deus tem a respeito dele (vs.6). Será essa também nossa reação?

O nível da nossa fé pautará nossa reação. Se nos depararmos diante de um gigante, ou de um grande monte, devemos pedir ao Pai que nos conceda mais fé para que vençamos os gigantes e lancemos os montes no mar.

A fé na Onisciência Divina nos leva a viver, agir, orar e pensar de modo diferente. Porque Deus É onisciente não vou me desesperar, mas vou orar e crer que Ele sabe tudo que eu preciso, tem o melhor para minha vida, e no Seu tempo agirá conforme a Sua vontade, conforme o Seu plano perfeito.

2 - ONIPRESENÇA (7-12)
Em seguida somos confrontados com a realidade da Onipresença de Deus (vs.7-12). Onde quer que formos o Senhor lá estará! Seja no lugar mais elevado, profundo ou distante. Seja na área física, emocional, espiritual ou material, em algumas fases nos sentimos como se estivéssemos em um alto monte, sou também se nos sentirmos no mais profundo e sombrio vale e dor e provação. E Deus também estará lá conosco!

Crer na Onipresença de Deus é fundamental na nossa comunhão com Ele. Ele não está presente só na Igreja, mas em todos os lugares ao mesmo tempo. Isso exige de nós um certo esforço em fé e prática, pois apesar de crermos na Onipresença de Deus, mas necessitamos descobrir um estilo de vida que prioriza essa fé que temos. (Testemunho do Pr. que estava em Amsterdã / Holanda).

Mas tomemos muito cuidado com o lugar onde colocamos a planta de nossos pés, com as companhias e amizades. Deus está presente em todos os lugares, exatamente por isso devemos temê-Lo e honra-Lo em todos os lugares onde estivermos. Há lugares em que Ele está presente para abençoar, no entanto há outros lugares em que Ele está para julgar e punir. (Testemunho do ex-macumbeiro).

Crer em Deus desse modo é ao mesmo tempo maravilhoso e atemorizante, porque sabemos que um dia prestaremos contas a Ele (Ec 11:9; Ap 20:11-15).

3 - ONIPOTÊNCIA (vs.13-16)
E por último somos apresentados à Onipotência de Deus (vs.13-16). Fomos formados por Ele, contemplados por Ele quando nem existíamos ainda, nossos dias foram determinados por Ele quando nem um deles havia ainda. Diante do milagre da vida, a ausência de fé em Deus será totalmente julgada no Dia do Juízo Final.

Cremos no Senhor porque Ele é o Criador e mantenedor de todas as coisas, inclusive a nossa própria vida! Mas é maravilhoso saber que tudo que passarmos na vida terá dEle o aval final, ou seja, Ele pode mudar qualquer situação, pode realizar qualquer milagre, pode transformar qualquer coração. A Bíblia afirma que os impossíveis dos homens são possíveis para Deus! Portanto não podemos temer o dia mau, as tribulações, as tentações, os problemas da vida, sejam quais forem.

CONCLUSÃO
Que Deus grandioso é o nosso Deus, não existe outro Deus como Ele! Diante de tão grande poder e sabedoria, devemos nos render a exemplo do salmista e reconhecer nossa limitação e pequenez (vs.17-18). Que nos humilhemos mais, como fez Davi (vs.23-24) perante a grandiosidade de Deus. Davi não ficou apenas na teorização a respeito do poder e da grandeza de Deus, mas suplicou que Ele o sondasse em duas áreas de extrema importância: coração e pensamentos. Abramos as portas de nossa alma, nossos lugares e esconderijos secretos, e peçamos que Ele nos ajude, guie e ilumine nossos corações e mentes. A grande lição aqui é que nós não somos capazes de fazer isso de um modo satisfatório. Além de sermos “suspeitos”, somos pecadores natos, cegos e fracos em nossa natureza. Mas diante desse Deus tão grandioso, podemos ser transformados e guiados através de um caminho diferente, o CAMINHO ETERNO!

Material de apoio:
(1) “Os Atributos de Deus” – A.W.Pink;
(2) “O Único Deus Verdadeiro” – Paul Washer.


Leia também a segunda parte dessa série: O DEUS A QUEM SERVIMOS (2) - DEUS CONHECE E GUIA O SEU POVO.



SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus