CATECÚMENOS (10) A ETERNIDADE


LEITURA SEMANAL
Domingo    Marcos 9:43-44
Segunda    Ap 21:1-8
Terça        João 3:15-21
Quarta        1 Co 15:12-58
Quinta        Romanos 2:5-10
Sexta        Efésios 2:5-9
Sábado    Lucas 16:19-31

PARA DECORAR
“Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” Apocalipse 21:3-4.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO E DEBATE
1 – Cite alguma das promessas bíblicas em relação ao Céus e suas belezas.
2 – Cite algumas das angústias do inferno.
3 – Quais os benefícios de ter o coração cheio de esperança de encontrar Jesus na eternidade?

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
Uma das bonitas doutrinas bíblicas é chamada Escatologia (escatós = últimas coisas + logia = estudo), onde se estuda a respeito das profecias bíblicas acerca das últimas coisas, o futuro.

A Bíblia fala claramente a respeito do Céu, local que Jesus foi preparar para habitar eternamente com Seu povo (João 14:2). Local de gozo e alegria espirituais, onde não entrará o mal, e para sempre estaremos reunidos com todo o povo de Deus.

O inferno também existe e é descrito na Bíblia como o oposto do Céu: local de tormento e dor, habitação do diabo com seus anjos, onde conscientemente estarão os ímpios – aqueles que rejeitarão do Senhor, eternamente.

As oportunidades do homem para escolher seu destino eterno findam ou quando ele morre, ou quando Jesus voltar, para aqueles que estiverem vivos.

SINAIS DA VINDA DE JESUS
Antes de ser entregue para a crucificação, Jesus falou aos seus discípulos sobre alguns sinais que precederiam à Sua volta.

Nos Evangelhos estão registrados alguns deles: crescimento do número de conflitos entre países, “guerras e rumores de guerras” (vs.6); o crescimento da apostasia, que é o esfriamento, ou abandono da fé (vs.12); o crescimento de movimentos heréticos, o aparecimento de falsos “cristos” (vs.11). Também serão dias de muitos terremotos fome, pestes, etc. (Mc 13:8; Lc 21:11).

A ninguém, porém, Jesus revelou o dia e a hora do Seu retorno, mas uma coisa é certa: Ele não tardará. (Mt 24:36; At 1:6-7; Dt 29:29; 2 Pe 3:9).
A ordem de Jesus é para que estivéssemos sempre vigilantes para não sermos apanhados de surpresa (Mt 25:13; Mc 13:33; Lc 21:36; 1 Co 16:13).

CONCEITOS FALSOS
Vários conceitos são proclamados sobre a eternidade, mas simplesmente crendices populares sem nenhuma base bíblica. Há também ensinamentos oriundos de má interpretações que causam grande confusão no seio das Igrejas. Relacionamos alguns abaixo.

1 – DEUS É AMOR E NÃO MANDARÁ NINGUÉM PARA O INFERNO
Que Deus é amor é verdade (Jo 3:16; 1 Jo 4:8,16). Mas Deus também é santo (Is 6:3) e justo (Sl 7:9,11). Seria uma injustiça Deus levar para morar com Ele no Céu, todos aqueles que não desejaram viver ao Seu lado em toda a sua vida aqui na Terra. Em João 3:16-18 nos é revelado que o Céu é para os que crêem. Aqueles que não receberam pela fé a salvação que Cristo oferece gratuitamente a todos os que nEle crêem, continuam impuros em seus delitos e pecados, e portanto não podem entrar no Céu (Lc 13:28; 1 Co 6:9-10; Gl 5:18-26; Ap 21:1-8).

2 – CÉU E INFERNO SÃO AQUI NA TERRA E NO TEMPO PRESENTE
“Aqui se faz, aqui se paga”, diz o ditado popular. É verdade que o resultado de muitas ações são contempladas aqui na Terra mesmo. Mas a Bíblia nos fala de uma colheita no Dia do Juízo Final. (Mt 8:12; 25:31-46; Rm 2:5-10).

3 – MORREU ACABOU
Esta é a tese do materialismo: vamos virar pó, e só. A Bíblia diz que não! (Ec 12:7; Lc 23:43).

4 – SOMENTE OS JUSTOS RESSUSCITARÃO
Esta é a teoria adventista, segundo a qual os ímpios ficarão dormindo sem nenhum problema maior; somente os justos ressuscitarão para a vida eterna (Mt 10:28; Jo 5:28-29).

5 – O HOMEM VOLTARÁ PARA UMA PURIFICAÇÃO
Esta é a teoria espírita da reencarnação, segundo a qual à medida que o homem vai se reencarnando se torna cada vez melhor. Se fosse assim, o mundo hoje seria bem melhor que nos tempos passados, e não é isto que temos visto. A iniqüidade tem aumentado a cada geração, a humanidade está indo de mal a pior. Além disso, a Bíblia nega enfaticamente não só a reencarnação (Hb 9:27), mas também a comunicação entre vivos e mortos (Lc 16:19-31).

6 – O HOMEM FICARÁ EM UM PURGATÓRIO ATÉ SER PURIFICADO
Essa é a doutrina católica, segunda a qual as pessoas que ficam aqui na Terra rezam e fazem missas pelas almas dos que morreram, as quais estão no purgatório, que para eles, é o local onde se paga pelos pecados cometidos. Lemos na Bíblia que só há o Céu e o inferno, não há meio termo, não existe purgatório. E os que foram lançados no inferno jamais sairão de lá, “onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga”. (Sl 81:15; Mt 25:46; Mc 9:43-44).

7 – SÓ A ALMA QUE É ETERNA
A Bíblia diz que o corpo dos salvos também será transformado (1 Co 15:52-55; 1 Ts 4:16-17). Este processo de transformação é chamado de revestimento de incorruptibilidade, ou glorificação. Os ímpios também ressuscitarão para o Juízo Final, porém não serão glorificados (Jo 5:28-29; Ap 20:11-15).

8 – NO CÉU NÃO NOS LEMBRAREMOS DE NADA
Essa é a “teologia da lavagem cerebral”, segundo a qual o Senhor apagaria de nossas mentes todas as lembranças da vida na Terra. Alguns argumentam que, se lá no Céu nos lembrarmos daqueles que não forem salvos, nos entristeceríamos e no Céu não haverá tristeza. Então a solução que resolveram foi argumentar que Deus nos fará esquecer de tudo e de todos. Porém NÃO HÁ BASE BÍBLICA para fazermos tais asseverações. Pelo contrário, encontramos bases para entendermos que tanto no Céu como no inferno as pessoas se lembrarão da vida que tiveram na Terra. Veja os textos: Lc 16:27; Ap 6:10-11. Quanto à tristeza, realmente no Céu não haverá lágrimas: Ap 7:17; 21:4. Não esqueçamos também que quando lá no Céu chegarmos, já teremos sido transformados pela glória do Senhor (1 Co 15:51-52).

UM TEXTO ÁUREO – LUCAS 16:19-31
Nesse texto encontramos de uma forma completa uma grande janela aberta para a revelação da eternidade. Verdades claras que combatem com eficiência todas as heresias que vimos acima. Um rico morre sem compromisso com Deus, e um pobre morre com Jesus no coração. No mesmo instante se perceberam no destino eterno, estavam conscientes e um grande abismo os separava. Lázaro foi reconhecido pelo rico, e este não pôde enviar nenhuma mensagem a seus irmãos na Terra.

CONCLUSÃO

Já é inferno para quem vive longe de Jesus, pois sem Cristo ninguém pode ser verdadeiramente feliz, e a vida dos ímpios já é uma vida de sofrimento espiritual. O pecado tem um alto preço para os que seus servos. Mas quando tal pessoa morrer irá para um lugar infernal de dor e tormento eterno, aguardando o juízo final, e habitarão eternamente neste lugar terrível que foi preparado para o diabo e seus anjos.

Já é Céu para quem aceitou a Jesus como Senhor e Salvador pessoal, pois desfrutamos de delícias celestiais já aqui na Terra, ao louvarmos, orarmos e na comunhão diária com Deus. Mas, quando tal pessoa morrer, entrará imediatamente em um lugar celestial, esplêndido, onde habitará com Cristo e com todos os irmãos que lá estão aguardando a ressurreição. E então os salvos reinarão eternamente com Cristo.

Glórias a Deus por tão grande e gloriosa salvação!

IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP - Classe de Catecúmenos, Curso Preparatório para o Batismo e Profissão de Fé, 01/06/14 - até "Sinais da Vinda de Jesus". 
Estudo ministrado anteriormente em: 28/10/12 na IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP, Classe de Catecúmenos - Curso Preparatório para o Batismo e Profissão de Fé; 23/10/11 na 3ª IPB de Barretos / SP, Classe de Catecúmenos - Curso Preparatório para o Batismo e Profissão de Fé - 23/10/11; e em 03 e 10/11/11 Estudos Bíblicos Semanais. Catecúmeno: do grego "katekhoúmenos"; pessoa que se prepara e instrui, nos princípios da religião, para receber o batismo.
Extraído e adaptado da revista "Nova Vida" de autoria do Rev. Simontom César de Araújo.
Leia o estudo anterior: Dízimos e Ofertas,e o próximo estudo: Liderança Eclesiástica.


SDG - A DEUS TODA GLORIA!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus