O QUE É GRAÇA?

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Estudo Bíblico 17.10.12


TEXTO BÁSICO

2 PEDRO 1:1-11
“1.3   Visto como, pelo Seu divino poder, nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquEle que nos chamou para a Sua própria glória e virtude,
1.4   pelas quais nos têm sido doadas as Suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.”


INTRODUÇÃO
O Apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, nos fala neste texto acerca do equilíbrio que há entre a graça divina (vs. 3 “nos tem sido doadas”) e o esforço humano (vs. 5 “por isso vós mesmos”).

É nessa perspectiva que desejamos viver BUSCANDO O CRESCIMENTO ESPIRITUAL, não só em nosso retiro / acampamento, mas em nosso viver diário, em nosso dia a dia. Que você possa nesses dias buscar de fato o seu crescimento espiritual diante de Deus, e que ao sair daqui e retornar para seu lar e afazeres, possa sempre recordar-se do que Deus fez em sua vida nesses dias.

Para compreendermos como isso é possível, primeiramente precisamos compreender o que significa GRAÇA, pois isso somente é possível pela graça de Deus.

O QUE É GRAÇA?
Graça é o “favor imerecido” que recebemos de Deus, nosso Pai Celestial. Sem a Graça de Deus não teríamos chance alguma de salvação, mas Ele nos concedeu a Sua graça porque é um Deus de amor, bondade, perdão e justiça.
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Efésios 2:8.

Muitos, diante das catástrofes e guerras perguntam onde está Deus? Ele está no mesmo lugar em que estava quando viu o Seu Filho Unigênito – JESUS – morrer na Cruz pelos pecadores.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

A Graça de Deus o meio pelo qual Ele nos doa todas as coisas necessárias para nos conduzir à vida e à santidade, conforme os vs.3-4.

Vs. 3
- nos doou todas as coisas que conduzem à vida e à piedade
- pelo conhecimento completo de Si mesmo
- nos chamou para a Sua própria glória e virtude

Vs. 4
- nos oferece suas preciosas e mui grandes promessas
- nos convida a sermos co-participantes de Sua natureza
- nos liberta da corrupção que há no mundo

Próximo estudo: CONHECIMENTO DE DEUS = VIDA PIEDOSA.

Estudo completo: BUSCANDO O CRESCIMENTO ESPIRITUAL.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus