CONHECIMENTO DE DEUS = VIDA PIEDOSA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP

Estudo Bíblico 24.10.12

TEXTO BÁSICO

2 PEDRO 1:1-11
“1.3   Visto como, pelo Seu divino poder, nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquEle que nos chamou para a Sua própria glória e virtude,
1.4   pelas quais nos têm sido doadas as Suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.”


DEFINIÇÃO DE TERMOS


A – CONHEÇER A DEUS
“Visto que pelo Seu divino poder nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquEle que nos chamou para a Sua própria glória e virtude.” 2 Pedro 1:3.

Este é o objetivo final: o conhecimento de Deus (vs.8). Não existe nada mais adorável, sublime, elevado, precioso do que conhecermos nosso Deus. Nem ouro, nem prata, absolutamente nada pode ser melhor, do que obtermos o conhecimento de Deus. Para isso é necessário que cresçamos na FÉ = vida espiritual.

Para entendermos a necessidade de buscarmos o crescimento espiritual, ou seja, o crescimento e o desenvolvimento de nossa fé, primeiramente precisamos entender que esse é o plano de Deus para nós O conhecermos como Ele É. Esse plano é um projeto ativo e objetivo dEle mesmo, que é o próprio doador e mantenedor de nossa fé. Se não fosse Ele agindo em nós, quem desejaria conhecê-Lo? Quem creria nEle se Ele não fosse o Autor da nossa fé? A fé que Ele concede a Seus servos deve ser desenvolvida, assim como uma criança que ao nascer necessita de cuidados, alimentação, etc. Ou como uma plantinha que se não for regada e adubada, terminará morrendo; mas se for devidamente cuidada produzirá flores e frutos.


A Palavra de Deus nos assegura no vs.3 que pelo Seu divino poder, Ele nos doou TODAS AS COISAS que conduzem à vida e à piedade, e que isso será operado em nós através do conhecimento completo dEle. Esse é o Seu desejo, Seu plano, Seu objetivo e nada pode impedi-Lo. Em João 10:10 vemos que o Senhor quer que tenhamos vida e vida abundante, e é disso que Pedro está falando. Não se trata exclusivamente da vida na eternidade, aquela que iremos desfrutar após nossa morte, mas trata-se de nossa vida aqui na Terra, HOJE, AGORA, quando passamos a fazer parte do Corpo de Cristo, que é a Sua Igreja.

B – VIDA E PIEDADE = VIDA PIEDOSA
Porque a vida a que Pedro se refere é a vida cristã, e a vida cristã em seu teor mais puro é essencialmente uma vida de piedade, senão não é vida cristã. Piedade sem vida não passa de teoria, e nosso Deus não e um Deus de teorias, mas de ação.

“Visto que pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade" 2 Pedro 1:3a.

“Piedade” significa: pena dos males alheios; compaixão; devoção; religiosidade (Michaelis).

O tipo de vida da qual estamos tratando, uma vida piedosa, é uma vida de amor e respeito pelas coisas religiosas e de compaixão pelos sofrimentos alheios. (Pequena Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer).

Viver piedosamente é viver para Deus, é entregar-se a Ele e santificar-se, afastando-se voluntariamente de tudo que entristece o Senhor. Isso é obra do Espírito Santo em nós, mas é necessário que busquemos viver assim, essa é a vontade de Deus.

Nosso exemplo máximo é o Senhor Jesus que deixou a glória do Céu para se encarnar e levar na Cruz todo nosso pecado, toda nossa culpa (Fp 2:5-8). O profeta Isaías no cap. 53 vs. 3-7 afirma que o nosso Senhor:

"Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; Homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dEle não fizemos caso. Certamente, Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca."

Estudo anterior: O QUE É GRAÇA?

Próximo estudo: VIDA E PIEDADE CONDUZEM À VIDA ETERNA.
Estudo completo: BUSCANDO O CRESCIMENTO ESPIRITUAL. 

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus