O HOMEM ESPIRITUAL

Por: A.W.Tozer

“Irmãos... vós, que sois espirituais...” Gálatas 6:1.

O que entendemos por alguém espiritual? Quais as suas características?

Como podemos perceber em Gálatas 6:1, Paulo se dirige  aos espirituais, mas referindo-se na verdade a todos cristãos da Igreja.

Para alguns, “espirituais” são apenas aqueles cristãos mais falantes, que falam muito de religião; para outros, são os que “mais se manifestam” em momentos de culto; para outros, ainda, são aqueles que fazem longas orações em voz alta usando de palavras bem selecionadas, e etc.

É claro que um testemunho vigoroso, orações frequentes e altos louvores podem ser inteiramente  coerentes com a espiritualidade que todo crente deveria manifestar, mas é importante compreender que estas coisas não constituem em si mesmas a verdadeira espiritualidade, nem provam que ela está presente.

Eis algumas características que devem estar presentes no homem espiritual:

1. Deve possuir o desejo de ser santo, antes que ser feliz.

2. Ele pode ser considerado espiritual quando quer ver a honra de Deus promovida através da sua vida, mesmo que isto signifique que ele próprio deva sofrer desonra ou perda temporária.

3. Ele deseja levar a sua cruz. Muitos cristãos aceitam a adversidade ou a tribulação com um suspiro e dizem que é a sua cruz, esquecidos de que essas coisas sobrevêm igualmente ao santo e ao pecador. A cruz é aquela adversidade extraordinária que nos sobrevêm como resultado da nossa obediência a Cristo. Esta cruz não nos é imposta; nós a tomamos voluntariamente com pleno conhecimento das consequências.

4.  O homem é espiritual quando vê todas as coisas do ponto de vista de Deus. A capacidade de pesar todas as coisas na balança divina, e de atribuir-lhe o mesmo valor atribuído por Deus, é sinal de vida cheia do Espírito.

5.  Outro desejo que caracteriza o homem espiritual é que ele prefere morrer com retidão, que viver no erro.

6.  Outra característica, ainda, é o desejo de ver outros progredirem, ainda que às suas custas. Não se entristece de ver outros cristãos acima dele, e fica feliz quando eles são promovidos, ainda que ele mesmo seja deixado de lado.

7.  O homem espiritual habitualmente faz julgamentos segundo a eternidade, e não julgamentos temporais.

Honestamente, encontramos estas características em nosso viver? Agora se a resposta for negativa, sinceramente, isto nos preocupa? É bom nos preocupar, mas é necessário fazer mais que isto. 

Adaptado de “Características do homem espiritual”, de A.W.Tozer.
Extraído do Boletim da IPB de Praia Grande / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus