SENTINDO A DOR DOS OUTROS

“...chorai com os que choram.” Romanos 12:15.

Em 1883, a poetisa Ella Wheeler Wilcox estava viajando de trem para uma festa inaugural quando percebeu uma mulher chorando. Desse momento em diante ela passou o resto da viagem consolando essa mulher, e quando chegou ao seu destino ela não estava nem um pouco disposta a participar de uma festa.

Mais tarde, se lembrando da mulher no trem, ela escreveu as palavras de abertura de seu famoso poema "Solicitude" que diz: "Ria, e o mundo rirá com você. Chore, e você chorará sozinho". 


Vicente Hobaina também disse: "Rimos... Choramos... E celebramos juntos. Por que é tão difícil chorar juntos? Quando os amigos sofrem, os cristãos dizem: vou orar por você. Em alguns casos, Deus cura e restaura, mas às vezes não acontece um milagre... Mas só uma profunda tristeza".

Não acredito que sempre se consola com palavras do tipo: "Deus ama você", ou "Vou orar por você". Embora seja maravilhoso exortar, precisamos avaliar nossas palavras antes de falar. Às vezes, estar ao lado em silêncio já é um modo de consolar.

Estamos usando o "encorajamento" para ignorar a dor de alguém porque não queremos lidar com ela? Estamos falando sério quando dizemos certas palavras, ou estamos apenas tagarelando clichês educados? Esperamos que as nossas palavras consertem tudo? Estamos agindo como se pudéssemos fazer um trabalho melhor que o Espírito Santo Consolador? Quando prometemos orar por alguém, nós depois procuramos a pessoa para ver como ela está?

Você já se perguntou por que Jesus chorou diante do túmulo de Lázaro? Ele poderia simplesmente ter dito aos que choravam: "Está tudo bem pessoal, Deus ama vocês!", e ter ressuscitado Lázaro. Mas em vez disso, Ele demonstrou Seu amor chorando por eles.

Vamos refletir melhor quando alguém estiver sofrendo dores e oferecer bem mais do que simples palavras.

Extraído e ampliado de “A Palavra para Hoje”.
Colaboração Pb. Osni Rullo, Evangelista da Congregação Presbiteriana do Suarão, Itanhaém / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus