Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Via Gerti, S.C.Sul / SP
Estudo Bíblico 12 e 19.12.12


“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” Hebreus 11:1.
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que  O buscam.” Hebreus 11:6.


Assim a Bíblia define a palavra "FÉ". Certamente muitos diriam que tem fé, inclusive pessoas que vivem um tipo de vida totalmente alienada de Deus, em costumes e padrões totalmente contrários a Ele a a Sua vontade. Note alguns tipos de fé: fé em um pedaço de madeira, ou de gesso esculpido, no dinheiro, nos políticos, etc. Fé em ideologias humanas, ou em falsos deuses.

Entendemos que a palavra FÉ tem diversas aplicações e interpretações. Trataremos aqui, da FÉ de acordo com as Sagradas Escrituras. Segundo a Bíblia, FÉ é confiança em Deus, confiança na lealdade de Deus, aconteça o que acontecer. Fé também é confiança na veracidade das Escrituras como Palavra de Deus, perfeita, inerrante e eterna, a revelação de Deus ao homem.

Seriam necessários milhares de livros e milhares de horas de explicação sobre o mistério da fé, no entanto destaco aqui apenas alguns itens sobre a fé e o que ela produz na vida do crente. Aprendendo sobre a fé:

- Ordenada por Deus – Marcos 11:22;
- É um dom (presente imerecido) de Deus – Efésios 2:8;
- É dada pelo Espírito Santo – 1 Coríntios 2:4-5; 12:9;
- Envolve o conhecimento do Evangelho – Romanos 10:14,17;
- Leva-nos à recepção pessoal do Salvador – João 1:12;
- Se for só uma teoria está morta, mas é viva se for praticada - Tiago 2:18,20,26.
- Produz: amor (Gl 5:6); alegria (1 Pe 1:8); esperança (Gl 5:5; 1 Pe 1:21);  pureza (At 15:9); santidade (At 26:18); remissão de pecados (At 10:43); justificação (Rm 5:1); paz (Rm 15:13); descanso (Hb 4:3); confiança (Ef 3:12); filiação divina (Gl 3:26); vida eterna (Jo 3:36).

Deus nos manda reunir, com toda diligência, a nossa fé. Façamos isso com amor e submissão, avaliemos quanto temos de fé através de nossa própria vida de comunhão com Deus.

A fé é comparável a uma plantinha que Deus plantou em seu coração. Para que não morra, essa plantinha precisa ser adubada com a Palavra de Deus, e regada com oração. Não pode haver espinhos (pecados e vaidades) em derredor dela, e os parasitas (tentações) precisam ser extirpados. O solo (coração) não pode ser árido e cheio de pedras, mas precisa ser um solo arado e afofado pela contrição. Assim, essa plantinha certamente crescerá e produzirá fruto em seu devido tempo. A sua folhagem não secará, e sempre fará sombra para abrigar os necessitados no deserto árido da vida (Marcos 4).

A fé também é comparável a um tesouro que Deus te deu. Você precisa cuidar muito bem dessa preciosidade. Guarde-o em um cofre no seu coração. Um cofre intocável, onde somente o Criador poderá colocar Suas mãos fortes e poderosas para aumentar a cada dia as bênçãos espirituais. Cuidado! Se você não cuidar desse tesouro, que é o que há de mais precioso em sua vida, poderá com o tempo perdê-lo. Os ladrões poderão roubá-lo de ti, os juros altos poderão desvalorizá-lo, e no final você poderá ter apenas uma lembrança do que que você já teve, mas perdeu... No entanto, se você souber cuidar bem do seu tesouro, com o tempo verá os resultados disso: essa fé aumentará e produzirá cada vez mais frutos de justiça, frutos que não passarão jamais, e que glorificarão o nome do Senhor em sua vida. No fim de tudo, essa fé será o meio pelo qual o Senhor, Justo Juiz, lhe conduzirá às Mansões Celestiais (Mateus 6:19-21; 13:44-46).

A fé ainda é comparável a uma chave, a chave que abre a porta do coração. Essa chave foi-lhe dada pelo Senhor, e a fechadura só abre pelo lado de dentro. Ele diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele, e ele Comigo.” (Ap 3:20). Ele não arromba a porta, nem entra pela janela, mas bate à porta do coração, gentilmente, humildemente. Somente através da fé é possível que a porta do coração seja aberta para que o Senhor Jesus entre, habite e reine dentro de você. E somente Deus tem essa chave, e Ele a dá. Se você ainda não possui essa chave – FÉ – clame a Deus e Ele lhe dará, pois está escrito:

“Todo aquele que o Pai Me dá, esse virá a Mim; e o que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6:37.

Material de apoio:
- Bíblia Anotada - Editora Mundo Cristão
- Bíblia Vida Nova - Editora Vida Nova
- Dicionários: Aurélio, Michaelis e Priberam.
- Pequena Enciclopédia Bíblica de O.S.Boyer - Editora Vida.

Estudo anterior: DILIGÊNCIA.

Próximo estudo: VIRTUDE.
Estudo completo: BUSCANDO O CRESCIMENTO ESPIRITUAL.


SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus