PÕE TUA CASA EM ORDEM


“Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.” Isaías 38:1.

O rei Ezequias foi um privilegiado, porque ao estar gravemente enfermo, o Senhor Deus enviou o Seu profeta para dar um recado a ele: "Ezequias arruma a sua casa que você vai morrer". Ou seja, arruma as suas coisas, beija os seus filhos, diga a sua esposa que a ama, despede-se de seus entes queridos, dê ordem aos seus criados a respeito do seu reino, estabeleça o seu substituto, etc.

A morte não tem hora e nem data para vir bater em nossa porta reclamando o direito que lhe "pertence", e assim ceifar a vida, a centelha do fogo divino que nos possibilita viver nesse mundo. Não temos como driblá-la ou empurrar com a barriga como muitos fazem com seus problemas, e muito menos dar o famoso jeitinho brasileiro. A morte é implacável, não manda recado e chega quando menos esperamos, aliás, nós nunca a esperamos.

Todos sabem que ela faz parte do processo natural da vida, entretanto vivemos como se fossemos imunes a ela, não queremos e nem gostamos de pensar na morte. É difícil entendê-la ou aceitá-la, porque não fomos criados para morrer. Mas o rei Ezequias foi privilegiado, porque teve tempo de por sua casa em ordem, e também porque clamou ao Senhor pedindo misericórdia, e a encontrou! Mas será que todos têm essa oportunidade? Com certeza não, quantos sonhos e quantos projetos são esquecidos e arrebatados por uma morte prematura...

O que você faria se tivesse a mesma oportunidade que teve Ezequias? Talvez dissesse à esposa, esposo, pai, mãe, filhos, enfim à sua família, que os AMA! Talvez fizesse isso com muito mais frequência, e sentiria o calor de seus abraços, carinhos e afagos com muito mais alegria. De repente, até pediria perdão aos irmãos e amigos que ofendeu, ou machucou, e procuraria reatar os relacionamentos desgastados pelo tempo. Alguns que estão afastados da Igreja, até mesmo voltariam para os braços do Salvador. Na verdade eu não sei o que você faria, mas será que você teria a coragem de clamar a Deus como Ezequias e dizer: "Senhor andei diante de Ti com verdade, com inteireza de coração e fiz o que é reto aos Teus olhos" (Isaías 38:3).

Como esta a sua casa? Será que ela está em ordem? Se não, coloque em ordem porque a morte é certa, não a deixe pegá-lo de surpresa. O amanhã pertence a Deus, e amanhã pode ser muito tarde. Não seja uma pessoa incauta, arrume sua casa, concerte a sua vida e viva na dimensão de que cada dia possa ser o último dia.

Colaboração Seminarista Osni Rullo, Congregação Presbiteriana de Suarão, Itanhaém / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus