A PALAVRA DO MESTRE - VOCÊ CONHECE VOCÊ?

Por: Rev. Nelson França

“Respondeu-Lhe Pedro: Senhor porque não posso seguir-Te agora? Por Ti darei a própria vida” João 13:37.

Honestamente. Eu disse: honestamente. Qual o seu conceito acerca de si mesmo? Já pensou alguma vez sobre isso? Talvez não. Mas, com certeza você, bem como todos os homens, possui tal conceito. Na verdade, não há nada de errado quanto a isso. Afinal, conhecer-nos a nós mesmos é algo natural e salutar.

Porém, e infelizmente parece haver sempre um “porém”, é muito comum nos enganar quanto ao conhecimento de nós mesmos. Muitos dos que pensaram conhecer os seus limites, e julgavam-se preparados para superar determinada situação, já foram surpreendidos por forças que julgaram pequenas.

O problema é que alguns dizem que é importante ser autoconfiante; entendem que isto ajuda a superar muitas dificuldades. Outros, dizem que devemos ser humildes e moderados; mas para muitos, equivocadamente, isto significa ter uma visão diminuída, acerca de si próprio.

Conforme o verso-base, entendemos que Pedro era um homem confiante em si mesmo. Certamente, imaginava conhecer-se muito bem. Apesar de advertido quanto ao excesso de confiança, Pedro não deu ouvido.

Marcos registra que mesmo depois de advertido por Jesus, ele ainda “insistia com mais veemência: “Ainda que me seja necessário morrer conTigo, de nenhum modo Te negarei” (Mc 14:30-31).

O resultado nós sabemos: Pedro negou três vezes a Jesus, pelo que, ele chorou amargamente, não só pelo fato de negá-Lo, mas, pela decepção que causou principalmente a si mesmo. 

A dor de Pedro tem sido a de muitos, que como ele, pensam conhecer bem a si mesmos, mas, por vezes frustram pessoas e a si mesmos, devido fracassos. Como evitar tal engano? Não é difícil, mas exige genuína humildade; aquela que não permite que nos exaltemos, mas também não nos diminui, a fim de colocarmos em prática a seguinte orientação bíblica: “Não pense de si mesmo, além do que convém; antes, pense com moderação” (Rm 12:3).

Simples, não é? Deus nos abençoe e nos ajude.
 

O Rev. Nelson é pastor da IPB de Praia Grande / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus