O INESTIMÁVEL VALOR DA PERSEVERANÇA CRISTÃ (1) PROVAS À PERSEVERANÇA


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Culto de Louvor 17.03.13


MATEUS 24:4-14
"Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo." Mateus 24:13.


INTRODUÇÃO

Você é perseverante? Ou você desiste facilmente de seus objetivos? Existem áreas da vida em que devemos perseverar, e outras que devemos desistir e mudar. Em quais áreas você tem perseverado? Existem aqueles que perseveram no pecado, e desses Deus não Se agrada. A vontade de Deus é que Seus filhos sigam avante na perseverança da fé (Ap 2:10). Isso pode parecer difícil, e certamente exige de nós uma boa dose de força de vontade e esforço. Porém, todos nós reconhecemos que o caminho da perseverança cristã é pavimentado pela Graça de Deus. Sem o Seu amor e perdão nenhum de nós poderia continuar nessa jornada (1 Co 15:58; Ef 2:8-10).

Ao nos aproximarmos do Jubileu de Ouro da IPVG, reflitamos acerca dessa virtude que é tão necessária, verdadeiramente inestimável na vida cristã.

EXPLICAÇÃO

Do que estamos falando? Estamos falando da PERSEVERANÇA CRISTÃ!
A perseverança é uma virtude que deve ser desenvolvida, e que se aplica em diversas áreas da nossa vida: trabalho, estudos, casamento, família, igreja... Mas hoje vamos enfatizar a necessidade de sermos perseverantes na fé.

Perseverança cristã é “firmeza, constância na fé e nas virtudes”. (Pequena Enciclopédia Bíblica, O.S.Boyer).

O Evangelho de Mateus foi escrito por Levi (Mc 2:14) que tinha por sobrenome Mateus (Mt 9:9). Ele era um coletor de impostos (publicano) judeu, que trabalhava para o governo romano. Por ser publicano, Mateus era desprezado por seus compatriotas judeus. Apesar disso ele respondeu positivamente à chamada de Jesus para segui-Lo. O Evangelho de Mateus foi escrito para judeus, visando responder às suas indagações sobre Jesus de Nazaré.

Mateus tem algumas divisões importantes, como no texto em questão, que está incluído no famoso Sermão Profético de Jesus (Mt 24-25) que trata de eventos futuros que marcam a aproximação da Sua segunda vinda. Na primeira vinda Jesus veio como Cordeiro de Deus, na segunda Ele virá como Leão da Tribo de Judá, e o Seu reinado não terá fim!

ARGUMENTAÇÃO

E é precisamente falando acerca do fim que Jesus alertou Seu povo a respeito da necessidade da PERSEVERANÇA CRISTÃ, dizendo só os que perseverarem até o fim serão salvos! A perseverança é apresentada no texto como uma virtude será testada, mas que produzirá resultados eternos!

PROVAS À PERSEVERANÇA
A nossa perseverança é testada, ela é o resultado da obra da fé em nós, por isso quando não estamos firmes na perseverança não estamos firmes na fé. Que provas são essas? O que o Senhor Jesus disse que ocorreria para testar a nossa perseverança e a nossa fé?

1 – ENGANADORES (vs.4-5,11)

Eles têm surgido no transcorrer da história e continuarão surgindo até a volta de Cristo. Alguns se denominarão “o Cristo” e enganarão a muitos (vs.5). Outros se apresentarão como profetas e também enganarão a muitos (vs.11). E por que eles enganarão? Porque a mensagem que eles pregam não é a mensagem divina, não tem base bíblica. Simplesmente por isso! O recado de Jesus é “Vede que ninguém vos engane” (vs.4). Se eles não pregarem (e viverem) conforme está na Bíblia, não acredite!

A sutileza dos falsos profetas é terrível, pois eles se apresentam como ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Cuidado, não se desvie do caminho da verdade, mas persevere na Palavra!

2 – VIOLÊNCIA (vs.6-7a)

O mundo está em guerra, a violência é uma das características de uma guerra. Recentemente foi dito na TV que na Brasil morrem cerca de 40.000 pessoas por ano por armas de fogo, enquanto que na guerra de Israel cerca de 2.000, e na guerra da Colômbia cerca de 1.000 pessoas por ano. O nosso país é um dos mais violentos do mundo!

Diante de um mundo tão violento, não é incomum que alguns se desanimem, principalmente quando algo nos acomete, quando somos alvo dos ataques do inimigo. Mas a nossa esperança está em Deus que nos guarda!

Não deixe que a violência do mundo afete sua caminhada, mas persevere na fé!

3 – CATÁSTROFES (vs.7b)

O texto nos fala de “fome e terremotos”, mas quando pensamos em catástrofes e desastres naturais, certamente nos lembramos das enchentes, dos deslizamentos de terra, dos afundamentos de solo, da indústria da seca no norte e nordeste do nosso país, das enfermidades que assolam nosso país e o mundo, etc. E o que se dizer do avanço contínuo das drogas e do álcool? Essa, certamente é uma das maiores catástrofes da história humana. A indústria do álcool e das drogas, movimentam bilhões e destroem vidas, famílias, comunidades, cidades, e países inteiros. Quantos lares destruídos por esse mal do século...

Ilustração 1 – A fala do Ministro Joaquim Barbosa acerca da leniência dos bancos quanto à lavagem do dinheiro sujo das drogas.
Ilustração 2 – O que falar quando alguém defende o uso do álcool e da maconha? Enquanto a maconha for vista como um mal menor as drogas se expandirão. Quanto sangue foi derramado para que um simples baseado chegue nas mãos dos usuários.

Quantas catástrofes! Não sabemos todos os “porquês”, mas sabemos que o Senhor está no controle de tudo, e que Ele é o Deus dos impossíveis.

Não permita que tudo isso afete e destrua a sua perseverança, mas que a cada dia você persevere mais, sabendo que tudo isso são sinais da vinda de Cristo. A criação geme! E aguarda a sua redenção (Rm 8:20-23). Persevere irmão, porque um dia nós veremos esse planeta totalmente restaurado, sem essas doenças sociais e físicas, os que perseverarem verão esse mundo totalmente restaurado!

Mas fique firme porque o vs.8 nos diz que tudo que foi dito até aqui é somente o princípio das dores! Persevere!!!

4 – PERSEGUIÇÕES (vs.9)

Isso já está acontecendo desde o início da Igreja Cristã em Jerusalém e na Dispersão. A perseguição é uma das marcas da História da Igreja, porém, o que se nota é que com a aproximação da volta de Cristo a perseguição tem aumentado. Mais cristãos foram mortos no último século do que em toda a História da Igreja! Comparado com os países da Janela 10/40 o Brasil é um país aberto ao Evangelho, ainda... Mas a perseguição é real aqui também.

5 – AUMENTO DA INIQUIDADE (vs.12a)

O pecado, a incredulidade, o comodismo, a preguiça, os valores morais invertidos, a prostituição, a imoralidade, o homossexualismo, etc., são armas que o diabo tem usado contra a Igreja. Não desanimemos, precisamos perseverar! Você tem perseverado diante de tudo isso? Perseveremos! Não podemos sucumbir diante das perseguições, sejam quais forem. Se alguém não tem resistido à perseguição moral, intelectual, social e cultural, como resistirá à perseguição física, quando os crentes forem mortos? Você estaria pronto para sofrer e até morrer por causa de sua fé?

6 – ESFRIAMENTO ESPIRITUAL (vs.12b)

Aqui em nosso país a perseguição não é totalmente física, por enquanto. Aqui sentimos uma forte perseguição espiritual, moral e psicológica. Porém, o perigo é pensarmos que vivemos tempos de paz total e na verdade estarmos sendo enganados pelo diabo. Ele tem avançado destruindo vidas e famílias, tirando do santo caminho e lançando no pecado aqueles que se deixam seduzir por suas mentiras. Basta verificarmos quantos crentes têm abandonado a fé, quanto os costumes do mundo têm afastado vidas preciosas do Caminho de Deus. Oremos pelos que se desviaram, para que voltem enquanto houver tempo, para que não sejam lançados no abismo de fogo.

CONCLUSÃO - ENTÃO VIRÁ O FIM (vs.14b)

De um modo totalmente inexplicável e misterioso, a Igreja faz parte de todo o cenário que marca a volta de Cristo, pois nos é dito que um dos resultados maiores da nossa perseverança na salvação e na pregação da Palavra de Deus, será a volta de Cristo. O fim tão esperado, tão desejado, ocorrerá no final de tudo, quando o Evangelho tiver sido pregado em todo o mundo.

Você tem perseverado? A perseverança se faz presente em todas as áreas da vida do crente, não só nos compromissos da Igreja, mas fora dela também. Em casa, e na vida em geral, nos estudos, trabalho, busca de uma boa profissão, etc. Perseveramos no casamento, na família, na Palavra, na santidade, amor, misericórdia, etc. A perseverança é uma marca do caráter, e quem persevera vai longe. Mas quem persevera em Cristo até o fim, esse de fato acredita em Deus e luta por seus ideais, esse será salvo!



SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus