NOSSA VOCAÇÃO EM CRISTO JESUS



"Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:14.

Ninguém veio a Cristo porque simplesmente quis, teve vontade ou, porque livremente escolheu este caminho. A vida cristã é resultado único da eleição divina; depende do chamado misericordioso e eficaz do Senhor nosso Deus.

Falando acerca da vocação cristã, Paulo escreveu aos filipenses usando a expressão:
“...prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”  Filipenses 3:14b.

A vida cristã tem início com o chamado irresistível de Deus. Deus nos escolheu na eternidade, e amorosamente nos predestinou para sermos dEle.
“...assim como nos escolheu, nEle, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade...”  Efésios 1:4-5.

Deus é eterno, mas também é o Senhor do tempo e interage no tempo. Ele não está alheio à nossa realidade de vida, e por isso nos chamou no tempo determinado por Ele, na hora certa, do jeito certo, com santa vocação, exclusivamente por sua graça.
"...que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos..."  2 Timóteo 1:9.

 “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.”  1 Coríntios 1:26-29.


Veja também: Romanos 8:29-30; 2 Tessalonicenses 2:13-14.

SINAIS DA VOCAÇÃO DE DEUS 


- Sentir e crer no chamado de Deus, no interior de seu coração. "Eis que estou a porta e bato..." Ap 3:20a. Ver também: Jo 10:27; Rm 10:17.
- Ter passado pelo Novo Nascimento, conforme João 3:3ss; 1:12.
- Fé em Deus. A fé é um dom (presente) de Deus.
"a fé não é de todos". 2 Ts 3:2b; Ef 2:8
.
- Amor a Deus. "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro." 1 Jo 4:19; 7-10; 18-21.
- Temor de Deus. Servi a Deus com temor e tremor. At 9:31; Sl 111:10; 2 Co 5:11.
- Confirmação em amor. O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo – Rm 5:5; Jo 16:7-13; Sl 30:5; Gn 12:1-3; Hb 11:8-10; 17-19; Tg 1:2-4; 1 Pe 1:6-7.
- Desejo pelo leite espiritual. “Desejai ardentemente o leite espiritual” 1 Pe 2:2.
- Interesse pelas coisas de Deus – Mt 6:33.

- Tristeza pelo pecado cometido. “Restitui-me a alegria da tua salvação...” Sl 51:12a.
- Busca de uma vida coerente com a vocação.
“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados.” Efésios 4:1.
- Busca constante de confirmação da vocação.
“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”  2 Pedro 1:10,11.

Na vocação de Deus, vemos a concretização do Seu propósito sábio, amoroso e eterno:
“...nEle, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquEle que faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade”  Efésios 1:11.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus