O ESPÍRITO ESQUECIDO


TEXTOS BÁSICOS: ROMANOS 8:26; 2 CORÍNTIOS 3:17; EFÉSIOS 5:18-21
 

Afirmamos que o Espírito Santo está esquecido em nossos dias, porque a doutrina do Espírito Santo tem sido deturpada. Nota-se uma deturpação tão grande dessa doutrina bíblica, a ponto de Seu poder e ação serem confundidas com o espiritismo, esoterismo ou qualquer outro tipo de espiritualidade estranha às Escrituras.

Há uma ênfase em pseudo-sinais e maravilhas, uma busca frenética por experiências sobrenaturais a qualquer custo, as pessoas estão à procura de sentir uma emoção diferente, ou êxtase, atribuindo tudo isso ao Espírito Santo, mas quase não se fala sobre o fruto do Espírito conforme descrito em Gálatas 5:22-24, e que na verdade é a prova bíblica que evidencia a Sua presença em nossas vidas (João 15:1-6).

Por isso podemos afirmar que Ele é esquecido, apesar do grande número de livros, discos, CDs, DVDs etc., que são comercializados em muitas livrarias evangélicas, com informações, ensinos, cânticos, palestras, congressos etc., sobre o Espírito Santo. Acontece que em sua grande maioria esses materiais parecem não ter sido elaborados em submissão a Ele, no Espírito, pois estão em contradição à Sua santa e bendita Palavra. Muitos tentam ensinar como ser cheios do Espírito Santo; como receber a unção A, B, C ou D do Espírito Santo; como falar em línguas estranhas, receber profecias, etc. Tentativas de se chegar aonde Ele não mandou ir. Discursos cheios de uma mensagem que promete muito, mas alheia, no entanto, à Sua Palavra. O Espírito passa então a ser objeto de especulações e deixa de ser conhecido mediante a Sua revelação nas Escrituras.

Em contrapartida existem muitas outras Igrejas que sequer falam no Espírito Santo. Para muitos Ele não age em nossos dias, como se o Seu eterno poder fosse limitado pelo tempo. Não há base bíblica alguma para se afirmar categoricamente que o Espírito Santo não age em nossos dias, ou que o Seu poder tenha cessado. Talvez por deconhecimento de causa, ou na tentativa de se evitar “problemas futuros” com divisões de Igrejas, como já ocorreu anteriormente, e ainda acontece. Infelizmente, em resultado desse abandono do Espírito Santo, nota-se que em muitos desses rincões, o mundanismo e o esfriamente espiritual tem tomado conta de muitos crentes. Conta-se no dedo o número ínfimo de recém convertidos, principalmente entre jovens e adolescentes; há uma dificuldade enorme para se trazer o povo de Deus para as Igrejas durante as semanas, são sempre os mesmos irmãos que mantém o pendão real de pé; o número de crentes desviados só cresce; e por aí vai... Igreja, temos nos esquecido do Espírito Santo!

É preciso atentar para duas observações importantes. 


1 - A obra do Espírito Santo é muito maior do que gerar emoções e supostas experiências sobrenaturais. A vida cristã não é um parque de diversões espirituais. Tudo que Deus dá tem um objetivo prático em Sua obra. 

2 - Em contrapartida não podemos deixar que os maus exemplos nos impeçam de ser cheios do Espírito Santo e do poder de Deus conforme está ordenado em Efésios 5:18-21. Notemos que o verbo “enchei-vos” está no imperativo.
 

"18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em Salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus."

Não necessitamos seguir os modelos modernos sobre ser cheios do Espírito Santo, o modelo bíblico nos basta, ele é suficiente, este é o legítimo “ser cheio do Espírito Santo”.

O ministério do Espírito Santo só pode ser compreendido e avaliado de modo correto dentro de uma perspectiva cristocêntrica (Cristo no centro de tudo). Um enfoque sem essa consideração consiste em falta de entendimento. Quando a Igreja compreende adequadamente Quem Cristo É e o Seu ministério, ela honra o Espírito Santo naturalmente, porque esse conhecimento só pode ser recebido por obra dEle (Mateus 11:27; 16:17). Obs.: nesses textos vemos que Pedro nem sabia que o que ele dizia era por obra do Espírito Santo de Deus.

A confissão de Cristo e a obediência por parte da Igreja é o modo óbvio de se glorificar ao Espírito Santo – João 14:26; 15:26; 16:13,14; 1 Co 6:19; 12:3.

O Espírito Santo deve ser estudado dentro da perspectiva de Sua Palavra, em harmonia com Seus propósitos. Assim, quando Cristo é compreendido dentro da dimensão daquilo que está revelado na Palavra, significa que o Espírito Santo tem sido considerado, porque o Seu testemunho foi aceito, conforme nos diz o Senhor Jesus em João 15:26.

Na prática diária devemos reconhecer o Espírito Santo como Deus, pois Ele é Deus, em comunhão, adoração, louvor, submissão, e reconhecimento de Sua santa e doce presença, em piedade e amor.
 

Extraído e ampliado da Revista Expressão "Século 21 Atualidades - A Igreja Em Seu Contexto", Lição 10, Editora Cultura Cristã.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus