A INTIMIDADE (AMIZADE) DO SENHOR


Por: Rev. Israel Sifoleli
 
“A intimidade do SENHOR é para os que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança.” Salmos 25:14.

Costuma-se dizer que “se conselho fosse bom ninguém daria, mas venderia”. Esta é mais uma daquelas filosofias populares infelizes que deixam evidentes a voz do povo não é a voz de Deus. Aliás, levando-se em conta nossa sociedade caracterizada pela estupidez e ignorância, conselhos bons poderiam ser vendidos sim, e a peso de ouro! Qual é o significado da palavra "conselho"? “Uma orientação, direção, exortação; um grupo de pessoas que tomam decisões ou conversas confidenciais (segredo, intimidade)”.

A palavra hebraica traduzida por intimidade no Salmo 25 é "sôdh", que significa: amizade, conselho, assembleia, segredo. Diante desta percepção, cabe-nos a pergunta: o que intimidade tem a ver com conselho? O povo de Israel tomava suas decisões à porta da cidade (pátio) em assembleias presididas pelo conselho de anciãos (idosos). De forma semelhante, pensava-se que existia uma assembleia (conselho) nos Céus em que os seres celestiais (Elohim) se sentavam para decidir o destino da Terra. Obviamente, para o povo da Bíblia, esta assembleia era presidida por Deus (Sl 89:5-7). Outra mentalidade muito difundida em Israel era que somente o profeta tinha assento na assembleia / conselho celestial, e era ali que ele recebia / ouvia as palavras de Deus (Jr 23:18,22). 


Há anos o Brasil vem preiteando assento no Conselho de Segurança da ONU, pois sabe-se muito bem o peso político desta honra e privilégio. O privilégio do profeta (Amós 3:7) seria muito maior que isso, já que teria cadeira cativa no conselho celestial, participando de conversas confidenciáveis.

Este Salmo é revolucionário pois estende o privilégio profético a toda comunidade, uma vez que a intimidade (conselho / segredo) de Deus é acessível a todos que O temem. O que o Antigo Testamento sinaliza, Jesus ratifica: o discipulado é uma relação de amizade (intimidade), são conversas confidenciáveis (Jo 15:15)!!!

O Rev. Israel é pastor da Segunda IPB de Ermelino Matarazzo / SP.


SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus