A HERANÇA DOS JUSTOS


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Congregação Presbiteriana do Jardim Califórnia, S.Paulo / SP
Culto de Louvor 20.10.13


TEXTO BÁSICO – APOCALIPSE 7:9-17 


7.9   Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
7.10   e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que Se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
7.11   Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,
7.12   dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!
7.13   Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
7.14   Respondi-lhe: meu Senhor, Tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no Sangue do Cordeiro,
7.15   razão por que se acham diante do trono de Deus e O servem de dia e de noite no Seu santuário; e aquEle que se assenta no trono estenderá sobre eles o Seu tabernáculo.
7.16   Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,
7.17   pois o Cordeiro que Se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.


Quando o assunto é o Céu nosso pensamento se enche de uma alegre expectativa, pois é lá que nós, os que cremos, passaremos nossa eternidade. Porém, o tema é tão elevado que exige de nós uma porção maior de entrega em fé. Tudo que está revelado na Bíblia tem um propósito, um fim, um objetivo. São recados de Deus para o Seu povo. O povo de Deus é o povo da fé (Ef 2:8), o povo que crê na Palavra. Por isso o que veremos a seguir só pode ser recebido no coração se houver fé. Não se trata de conto, “faz de conta”, ou de algum tipo de imaginação ou delírio; mas é a própria Palavra de Deus revelada.

Nossa curiosidade fica aguçada...

COMO ELES ESTÃO? COMO É ESTE LUGAR? O QUE FAZEM?


1 – É uma grandiosa multidão – vs.9 
Não é pouca coisa, não é um pequeno grupo, mas é uma grandiosa (inumerável) multidão que vai habitar no Céu.

2 – Estão em um lugar de adoração celestial – vs.11-12 

Ali eles veem os anjos de Deus, e eles estão adorando o Senhor Deus!
Este lugar onde eles habitam agora é um lugar sem igual, pois ali está o trono de Deus, e Deus habita com eles de uma maneira tão grandiosa, tão maravilhosa! E somente os que ali chegarem poderão contemplar a Sua face.

3 – Estão com vestes brancas e palmas nas mãos – vs.9 

As vestes brancas representam a santificação que o Senhor opera na vida dos que nEle creem. As palmas nas mãos representam homenagem, louvor, adoração, gratidão e alegria de pertencerem a Deus e estarem ali com Ele para sempre.

4 – Estão adorando a Deus diante de Seu trono – vs.10 

É muito bom adorar a Deus, adorar é uma das coisas mais prazerosas da vida cristã, pois quando adoramos a Deus nós sentimos a Sua presença em nosso meio e dentro de nosso coração. Agora imagine o que será adorar a Deus vendo a própria glória de Deus, e diante do Eterno podermos adorar e dizer: “Ao nosso Deus, que Se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.”

5 – Servem o Senhor de dia e de noite no Seu santuário – vs.15a 

Não sabemos como será esse tipo de serviço, mas uma coisa sabemos: lá não é um lugar tedioso, chato, ou sem graça. Pelo contrário, é um lugar de paz, alegria, gozo celestial e serviço. Por isso devemos servir a Deus desde já, pois foi para isso que Ele nos convocou.

6 – Vivem sob os cuidados do próprio Deus em Seu tabernáculo – vs.15b

Tabernáculo = templo, morada, residência (Dic.Michaelis). O Céu é o tabernáculo eterno de Deus com os salvos – João 14:1-3.

Deus cuida de nós o tempo todo, mas lá Ele cuidará de nós de tal maneira que ali não há dor, luto, pranto, guerra, morte ou pecado.

7 – Não tem fome nem sede, nem ardor algum – vs.16 

Ali onde os amados irmãos estão, e onde nós iremos morar um dia, não há nenhuma das coisas que nos causam sofrimento, cansaço ou dor. Lá teremos um novo corpo que não sente fome, nem sede e nem ardor algum. Diferente do inferno, que é um lugar de tormento eterno, onde há choro, lágrimas, gritos de desespero e horror, ranger de dentes e onde há uma sede incessante, e não há água para saná-la (Lucas 16:19-31).

8 – Jesus os apascenta e os guia às fontes das águas da vida – vs.17a 

Mais um mistério de Deus nos é apresentado aqui, pois não temos discernir ou explicar perfeitamente como são essas fontes. Mas uma coisa sabemos, é que será maravilhoso estar lá para ver e conferir como são essas fontes. E é o próprio Senhor Jesus que conduz o Seu rebanho à essas águas da vida. Imagine o que é conviver com o próprio Senhor Jesus em toda a resplandecência de Sua glória!

9 – Deus lhes enxuga as lágrimas dos olhos – vs.17b 

Ali só há alegria e paz. Ali não há sofrimento, choro, dor ou lágrimas. Deus nos enxugará dos olhos toda lágrima, Deus nos confortará para sempre, e toda memória amarga, dor ou tristeza, será tiradas de nós.

COMO ENTRAR NESSE LUGAR? O QUE FAZER PARA IR PARA LÁ UM DIA? O QUE ELES FIZERAM PARA IR MORAR LÁ? 


“lavaram suas vestiduras e as alvejaram no Sangue do Cordeiro” vs.14b.

Receberam o Senhorio de Cristo, converteram-se de seus pecados, foram lavados no Sangue de Jesus.

Não há como fazer isso após a morte; “hoje é o dia da salvação”, hoje é o momento oportuno.

Cada um de nós tem uma história de vida, no entanto os que vão habitar esse lugar maravilhoso tem algo em comum: foram lavados, purificados, libertos, salvos e transformados pelo Sangue que o Senhor Jesus verteu na Cruz.

CONCLUSÃO 


Hoje é o dia da salvação! Nossos irmãos que partiram já estão na glória desfrutando dessas delícias eternas, e Deus quer que cada um de nós esteja preparado para o dia da nossa chamada. Você está preparado (a)? Você quer ver esse Reino Celestial e eterno? Você gostaria de ir morar lá um dia? Então reflita nas Palavras do Senhor Jesus:

“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.

“Todo aquele que o Pai Me dá, esse virá a Mim; e o que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6:37.

Material de apoio:
A Bíblia Anotada; e Bíblia de Estudo de Genebra.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus