CONSOLAÇÃO (7) A HERANÇA DOS JUSTOS


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Culto de Louvor - Ofício Fúnebre -
Silvério Mercúrio 13.10.13

TEXTO BÁSICO – APOCALIPSE 7:9-17 

7.9   Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
7.10   e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que Se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
7.11   Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,
7.12   dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!
7.13   Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
7.14   Respondi-lhe: meu Senhor, Tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no Sangue do Cordeiro,
7.15   razão por que se acham diante do trono de Deus e O servem de dia e de noite no Seu santuário; e aquEle que se assenta no trono estenderá sobre eles o Seu tabernáculo.
7.16   Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,
7.17   pois o Cordeiro que Se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.


COMO ELES ESTÃO? COMO É ESTE LUGAR? O QUE FAZEM?
Tudo que está revelado na Bíblia tem um propósito, um fim, um objetivo. São recados de Deus para o Seu povo. O povo de Deus é o povo da fé (Ef 2:8), o povo que crê na Palavra. Por isso o que veremos a seguir só pode ser recebido no coração se houver fé. Não se trata de conto, “faz de conta”, ou de algum tipo de imaginação ou delírio; mas é a própria Palavra de Deus revelada a nós.

1 – É uma grandiosa multidão – vs.9
Não é pouca coisa, não é um pequeno grupo, mas é uma grandiosa (inumerável) multidão que vai habitar no Céu.

2 – Estão em um lugar de adoração celestial – vs.11-12
Ali eles veem os anjos de Deus, e eles estão adorando o Senhor Deus!
Este lugar onde eles habitam agora é um lugar sem igual, pois ali está o trono de Deus, e Deus habita com eles de uma maneira tão grandiosa, tão maravilhosa! E somente os que ali chegarem poderão contemplar a Sua face.

3 – Estão com vestes brancas e palmas nas mãos – vs.9
As vestes brancas representam a santificação que o Senhor opera na vida dos que nEle creem. As palmas nas mãos representam homenagem, louvor, adoração, gratidão e alegria de pertencerem a Deus e estarem ali com Ele para sempre.

4 – Estão adorando a Deus diante de Seu trono – vs.10
É muito bom adorar a Deus, adorar é uma das coisas mais prazerosas da vida cristã, pois quando adoramos a Deus nós sentimos a Sua presença em nosso meio e dentro de nosso coração. Agora imagine o que será adorar a Deus vendo a própria glória de Deus, e diante do Eterno podermos adorar e dizer: “Ao nosso Deus, que Se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.”

5 – Servem o Senhor de dia e de noite no Seu santuário – vs.15a
Não sabemos como será esse tipo de serviço, mas uma coisa sabemos: lá não é um lugar tedioso, chato, ou sem graça. Pelo contrário, é um lugar de paz, alegria, gozo celestial e serviço. Por isso devemos servir a Deus desde já, pois foi para isso que Ele nos convocou.

6 – Vivem sob os cuidados do próprio Deus em Seu tabernáculo – vs.15b
Tabernáculo = templo, morada, residência (Dic.Michaelis). O Céu é o tabernáculo eterno de Deus com os salvos – João 14:1-3.

Deus cuida de nós o tempo todo, mas lá Ele cuidará de nós de tal maneira que ali não há dor, luto, pranto, guerra, morte ou pecado.

7 – Não tem fome nem sede, nem ardor algum – vs.16
Ali onde os amados irmãos estão, e onde nós iremos morar um dia, não há nenhuma das coisas que nos causam sofrimento, cansaço ou dor. Lá teremos um novo corpo que não sente fome, nem sede e nem ardor algum. Diferente do inferno, que é um lugar de tormento eterno, onde há choro, lágrimas, gritos de desespero e horror, ranger de dentes e onde há uma sede incessante, e não há água para saná-la (Lucas 16:19-31).

8 – Jesus os apascenta e os guia às fontes das águas da vida – vs.17a
Mais um mistério de Deus nos é apresentado aqui, pois não temos discernir ou explicar perfeitamente como são essas fontes. Mas uma coisa sabemos, é que será maravilhoso estar lá para ver e conferir como são essas fontes. E é o próprio Senhor Jesus que conduz o Seu rebanho à essas águas da vida. Imagine o que é conviver com o próprio Senhor Jesus em toda a resplandecência de Sua glória!

9 – Deus lhes enxuga as lágrimas dos olhos – vs.17b
Ali só há alegria e paz. Ali não há sofrimento, choro, dor ou lágrimas. Deus nos enxugará dos olhos toda lágrima, Deus nos confortará para sempre, e toda memória amarga, dor ou tristeza, será tiradas de nós.

COMO ENTRAR NESSE LUGAR? O QUE FAZER PARA IR PARA LÁ UM DIA? O QUE ELES FIZERAM PARA IR MORAR LÁ?

“lavaram suas vestiduras e as alvejaram no Sangue do Cordeiro” vs.14b.

Receberam o Senhorio de Cristo, converteram-se de seus pecados, foram lavados no Sangue de Jesus.

Não há como fazer isso após a morte; “hoje é o dia da salvação”, hoje é o momento oportuno.

Cada um de nós tem uma história de vida, no entanto os que vão habitar esse lugar maravilhoso tem algo em comum: foram lavados, purificados, libertos, salvos e transformados pelo Sangue que o Senhor Jesus verteu na Cruz.

CONCLUSÃO

Hoje é o dia da salvação! Nosso irmão já está na glória desfrutando dessas delícias eternas, e Deus quer que cada um de nós esteja preparado para o dia da nossa chamada. Você está preparado (a)? Você quer ver esse Reino Celestial e eterno? Você gostaria de ir morar lá um dia? Então reflita nas Palavras do Senhor Jesus:

“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.

“Todo aquele que o Pai Me dá, esse virá a Mim; e o que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6:37.

Material de apoio:
A Bíblia Anotada; e Bíblia de Estudo de Genebra.

SDG – A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus