Bendize oh minha alma ao Senhor! (1)



“1  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu Santo Nome. 2  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de Seus benefícios. 3  Ele É Quem perdoa todas as tuas iniquidades; Quem sara todas as tuas enfermidades; 4  Quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; 5  Quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.” Salmos 103:1-5.

O tipo de culto que prestamos a Deus – culto na vida – provém da compreensão de Quem Ele É para nós. O salmista Davi, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, declamou ao Senhor este Salmo que O exalta e engrandece, reconhecendo Seus maravilhosos feitos.

Bendizer a Deus de coração
“Tudo que há em mim bendiga ao Seu Santo Nome!” (vs.1a)

Ele inicia exortando sua própria alma: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor” (vs.1a,2a). Deus está nos exortando a que O bendigamos, que adoremos o Seu santo nome; Ele quer que isso seja feito de todo o nosso coração, com todo o nosso ser (vs.1b). A adoração que agrada a Deus não é superficial, somente exterior, mas é uma adoração verdadeira, que vem da alma, do mais íntimo do coração. Adorar a Deus é bendizê-Lo, exalta-Lo, dizer e demonstrar Quem Ele É para você. Adoração verdadeira não é somente de palavras, da boca para fora, mas de atitudes concretas que se manifestam no pensar, no agir e no falar. Enfim é vida!

Conforme Rm 12:1 sabemos que o Senhor se agrada do culto racional, ou seja, que não é apenas emoção, mas inteligente e verdadeiro. No entanto não podemos confundir o culto racional com algo frio, seco e árido. As emoções fluem de nossa alma e não podem ser ignoradas. Emoção sem razão é irracionalidade, mas razão sem emoção é aridez e frieza espiritual. Adoremos a Deus com todo o nosso ser.

Conhecer, adorar, agradecer
“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR” (vs.2a)

Quem Deus É para nós? Nós O conhecemos? Sabemos Quem Ele É? Cremos de fato nEle? Não se trata de uma construção que qualquer pessoa possa ter acerca de Deus, mas o que a Bíblia nos revela acerca dEle. É fácil nos esquecermos das bênçãos recebidas e de Seus feitos maravilhosos, sem sequer agradecê-Lo. Aqui somos chamados a bendizê-Lo, isto é, agradecer, louvar e adorar ao Senhor, e não esquecermos de nem um só de Seus benefícios (2b). Não esquecermos de nem um só!!!

Sermos gratos a Deus é um mandamento e requer de nós todo esforço e dedicação. Não é algo aleatório, mas de extrema importância na manutenção de nossa espiritualidade e crescimento na fé.

A Palavra de Deus nos revela em Rm 1:21 que os ímpios não agradecem a Deus, são indesculpáveis, tornam-se nulos em seus raciocínios, com seu coração obscurecido pela insensatez, pensam ser sábios, mas são loucos. 

O Salmo prossegue detalhando os feitos maravilhosos que o Senhor fez (e faz) na vida dos os que nEle creem, mostrando assim os porquês de sermos agradecidos a Deus e bendizermos o Seu glorioso nome. Nessa mensagem focaremos somente até o vs. 5, posteriormente continuaremos analisando esse precioso Salmo.

1 – Perdão

“Ele É quem perdoa todas as tuas iniquidades” vs.3a
Deus perdoa todas as nossas iniquidades. Não há nada que seja confessado em arrependimento sincero que o Senhor não perdoe. Ele tem prazer na misericórdia e jamais lança fora, mas abençoa todos os que O buscam. A Sua ordem é que nos arrependamos, e assim recebemos o Seu perdão.

2 – Cura

Deus cura todas as nossas enfermidades (3b). Não há nada que o Senhor não possa resolver, nem doença que Ele não possa curar. Tudo está sob o Seu domínio e o Seu poder é infinito, tanto enfermidades físicas, como também emocionais, psíquicas, espirituais, familiares, conjugais e sociais. É necessário que creiamos nEle de todo o nosso coração, que oremos e clamemos a Ele, pois Ele realiza os Seus intentos conforme a Sua vontade soberana. E quando Deus não nos restaura aqui na Terra, certamente nos restaurará na glória, pois lá não haverá luto, nem pranto nem dor (Ap 21:4).

3 – Transformação

Deus transforma a nossa vida com poder (4). Não há situação que Ele não possa mudar. Ele muda completamente a vida dos que nEle creem. Levanta o que está caído e alegra o coração dos aflitos e necessitados. Tira os que estão com seus pés no lamaçal e os coloca sobre uma rocha e lhes firma os passos. Tudo isso Ele faz porque é um Deus de graça e misericórdia. Todos os que foram salvos passam por esse processo de aprendizado e transformação. Quem não quer ser transformado, precisa rever a sua salvação, porque ser salvo é ser transformado. Você crê nesse Deus que transforma? Você tem sido transformado (a) por Ele? A sua vida revela isso?

Conclusão
 
Deus coroa os jovens e velhos (5). Ele não faz distinção de idades, tantos jovens quanto velhos têm a Sua bênção. Em cada fase da vida, em cada etapa de nossa existência, somos chamados a adorá-Lo e bendizê-Lo por tudo que Ele É, e por tudo que Ele faz. Servir e adorar a Deus, não é coisa só de velho ou de criança, mas de todos que nEle creem e que foram chamados por Sua graça.

Diante de Sua graça somos todos iguais e dependentes dEle. Em cada fase da nossa vida experimentaremos as bênçãos de nosso amoroso Pai celestial. Sejamos bem agradecidos ao nosso Deus. Como Deus quer que eu faça isso?

“1  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu Santo Nome. 2  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de Seus benefícios.”

Bendizendo ao Senhor com tudo que há em nós – louvor, consagração
Bendizendo ao Senhor e não se esquecendo de nenhuma de suas dádivas – gratidão, lembrança, memória, zelo na oração.

SDG – Glória Somente a Deus!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus