AS OVELHAS DE CRISTO (2) SEGUEM SEUS PASSOS


JOÃO 10:23-29

“As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem.” João 10:27.

Uma das figuras mais fortes usada para definir o ministério do Senhor Jesus e Sua Igreja é a figura do Pastor das ovelhas e Seu rebanho; Ele É o Pastor e nós as ovelhas. Essa figura é apresentada não só no NT, como nesse texto de João 10 e outros, mas já era usada no AT para falar do Senhor como o Deus que cuida, apascenta, o Seu povo (Sl 23). Essa mentalidade estava presente na vida e no coração do povo judeu, que conhecia a Palavra de Deus e essa tão importante figura bíblica. Portanto, todo judeu se considerava uma ovelha de Deus simplesmente por ser judeu de nascença. Mas o Senhor mostra aqui, respondendo a indagação dos judeus, que havia um diferencial entre as ovelhas e as “não ovelhas”. A genética não seria o fator determinante na distinção desse povo. Aqui o Senhor Jesus fala acerca da identidade das verdadeiras ovelhas. 

Mas em sua resposta aos judeus, que questionavam se Ele era de fato o Cristo, o Senhor Jesus também fala acerca da Sua identidade, como o Pastor das ovelhas. É sobre esse tema que iremos refletir nessa mensagem, onde enfatizaremos A IDENTIDADE DE JESUS CRISTO.

EXPLICAÇÃO

A questão levantada pelos judeus consistia na dúvida se Jesus era ou não o Cristo (Jesus Cristo = Salvador Ungido). Essa questão da identidade é tão premente que foi abordada diversas vezes durante o ministério do Senhor Jesus, e foi levantada novamente no Seu julgamento, quando o sumo sacerdote considerou a resposta de Jesus como blasfêmia (Mt 26:63-65) condenando-O à morte.
 
Na verdade, essa dúvida quanto à identidade do Senhor Jesus, ainda é o que permeia a mente do povo judeu, e também paira na mente de todos os incrédulos declarados e ocultos, haja visto que muitos O confessam com os lábios mas O negam nos corações. O alerta de Deus também encontra-se em

“Tendo forma de piedade, negando-Lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” 2 Timóteo 3:5.

ARGUMENTAÇÃO

A grande questão apresentada aqui, então, é quanto à identidade de Jesus. Ele responde a indagação dos judeus expondo provas de que Ele É o Cristo, o Sumo Pastor das ovelhas de Deus, que veremos nessa mensagem.

Note que essas provas tem a ver com o que a relação das ovelhas com Ele. Por isso que Ele disse aos judeus que eles não acreditavam nele, e por isso não eram suas ovelhas (vs.26), apesar das obras que Ele realizava e que testificavam que a Seu respeito.

Na primeira mensagem dessa série (clique aqui e leia), destacamos que as ovelhas de Jesus, ouvem a voz de Jesus, e são conhecidas por Ele. Na presente mensagem destacaremos que:

AS OVELHAS DE JESUS SEGUEM JESUS
“Elas Me seguem” (vs.27c)

Ah como é bom seguir os passos de Jesus. Ao segui-Lo vamos conhecendo-O também, como Ele É. Não apenas somos conhecidos, mas aprendemos a conhecê-Lo. Seguir Jesus é o mais fascinante projeto de vida. O que acontece na vida de quem segue ao Senhor Jesus? Vejamos o que nos diz o Salmo 23.

1 - Nos identificamos com Ele (“meu Pastor”) – vs.1a; Ct 6:3.
2 - Não temos falta de nada – vs.1b; Mt 6:25-34.
3 - Temos repouso, descanso – vs.2a,2c; Sl 4:8.
4 - Não temos fome, nem sede – vs.2b,2c; João 6:35.
5 - Temos refrigério espiritual (paz, gozo, alegria) – vs.3a; Ele É o Príncipe da Paz - Isaías 9:6;
6 - Somos guiados nos caminhos da justiça, por amor – vs.3b; Jo 14:6.
7 - Temos segurança e proteção, não tememos o mal, vencemos o medo, porque Ele está conosco – vs.4a; Sl 59:16.
8 - Ele nos protege dos lobos vorazes – João 10:12-13;
9 - Somos consolados por sua Palavra (“ouvem a Minha voz”) – vs.4b; Jo 10:4,14,27;
10 - Ele nos dá vitória e nos restaura na presença de nossos inimigos, cura das emoções, não há ódio, só há paz – vs.5a; Gn 26:30 Isaque e Amaleque;
11 - Ele nos unge com o Seu Espírito ao ponto de transbordarmos da Sua presença – vs.5b; 
12 - A bondade e a misericórdia de Deus sempre estarão conosco – vs.6a;
13 - Habitaremos na glória celestial eternamente – vs.6b.

CONCLUSÃO

Foi William Shakespeare quem escreveu a famosa frase: “ser ou não ser, eis a questão”. Esse era o dilema daqueles judeus que duvidavam da divindade de Jesus e não O seguiam, não O conheciam e nem ouviam a Sua voz.

E para você, QUEM É JESUS? E quem é você para Jesus?

A INTIMIDADE COM JESUS É FRUTO DA FÉ! Isso fica muito claro: as ovelhas de Jesus creem nEle, O conhecem, ouvem a Sua voz e O seguem. Isso é intimidade com Deus!

Que você possa desfrutar sempre dessa real e doce comunhão com o Senhor Jesus, o Deus encarnado, onisciente, onipresente e onipotente, o Sumo Pastor e Salvador da Igreja, que fala com Seu povo, conhece o Seu povo, e guia o Seu povo.

Material de apoio:
A Bíblia Anotada
Bíblia de Estudo de Genebra.

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Culto de Louvor 30/03/14, itens 1 - 4.

Culto de Louvor 06/04/14, itens 5 - 13.
IPB de Porto Ferreira / SP
EBD 13/04/14.

SDG – A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus