COPA DO MUNDO ESPIRITUAL – A SUA ALMA ESTÁ EM JOGO!


1 CORÍNTIOS 9:23-27

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” 1 Coríntios 9:24.


A Copa do Mundo chegou! Depois de tanta conversa e protestos, eis que todos estão torcendo para o Brasil ganhar mais essa. É legal torcer, vibrar, gritar, pular, afinal amamos nosso país. Só não é legal idolatrar o time, esquecer quem somos, xingar, brigar, etc. Se ganhar bem, se não ganhar amém. Mas tem gente que até chora quando o time do coração não ganha, aí também já é besteira, porque a corrupção existe, e tem muito dinheiro em jogo nisso tudo. Mas existe outra competição, muito mais importante que essa: a “copa da vida”. No texto acima, Paulo faz uma comparação muito interessante, e que tem tudo a ver com esse momento. Mas precisamos definir bem algumas coisas

1 – CONTRA QUEM COMPETIMOS

Aqui vemos que estamos em uma competição, não uns contra os outros, mas lutando juntos pela vida eterna, que é o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:14). Assim como num time de futebol, não podemos competir uns contra os outros, mas é juntos que alcançaremos a vitória final. Nossa luta não é contra sangue e carne (pessoas), mas “contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:12b).

Entender isso é fundamental, porque uma das estratégias do nosso inimigo, satanás, é tentar nos colocar uns contra os outros. Imagine um time de futebol que se desentendesse e começasse a brigar uns contra os outros: desordem, bagunça, descontrole, desorientação, raiva, atitudes impensadas, etc. Mas quando todos estão unidos em um só pensamento, em uma só direção, buscando todos alcançar um só alvo, então a vitória é certa, o Senhor abençoa e a vitória é certa.

2 – O PRÊMIO DOS VENCEDORES

Nessa competição não estamos em busca de um troféu terreno, mas nossa coroa da vitória nos espera lá no Céu, a coroa da vida (1 Co 9:25; Ap 2:10b). Isto é, se formos fiéis até a morte, que em última análise é o nosso objetivo em comum, o nosso alvo de vida: alcançarmos a vida eterna. Muitos se confundem e pensam que a nossa glória está aqui, mas isso é um grande engano, porque para Deus o menor (servo mais humilde) é sempre o maior (Lc 22:26).

Os vencedores são os escolhidos de Deus, aqueles que O receberam como seu único e suficiente Salvador e jamais desistirão de seguir Seus passos. Os vencedores são os fiéis a Deus e à Sua Palavra. Os vencedores são aqueles que foram selados com o Espírito Santo da promessa e que buscam ser capacitados e fortalecidos nEle, em Seu poder e virtude.

3 – O CASTIGO DOS PERDEDORES

E quem são os perdedores? Quem são os derrotados? São todos aqueles que renegaram o Sangue do Cordeiro, que desprezaram a obra que Ele realizou na Cruz, desprezam Sua Palavra, desprezam Sua casa, a Igreja. Esses não receberão a vitória, não estarão do lado direito do Mestre no Dia do Juízo Final, mas ficarão à Sua esquerda. E o que acontece com quem perde? O que se pode perder nesse “jogo”? Quem perder a “copa da vida” será condenado a passar sua eternidade no inferno, onde há fogo e ranger de dentes (Mt 25:30). Eles ouvirão de Sua boa: “Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mt 25:41).

Certamente essa parte não tem muito prestígio em nossos dias, “não dá IBOPE” falar do inferno, mas os verdadeiros servos de Deus não estão em busca de agradar a homens, e sim a Deus (At 4:19-20; Gl 1:10; 2 Tm 4:2-4). Nessa competição espiritual não tem empate, ou se ganha a vida eterna, ou se perde a vida eterna, e nesse caso vem a morte eterna (Ap 20:15).

A Igreja não pode abandonar a mensagem da Cruz, porque foi para isso que Cristo veio, para nos livrar do castigo eterno do inferno. No entanto, em alguns contextos estão mudando a mensagem bíblica não falando do inferno de fogo, depreciando assim o sacrifício de Cristo. Note abaixo a letra do hino 304 “A Voz do Evangelho”:

A voz do Evangelho
Vem a todos avisar
Do perigo, grande e grave,
Para quem se descuidar.

Salvai-vos desde já,

Não vos detenhais no mal,
Cobiçando os seus prazeres,
Pois vos pode ser fatal.

CONCLUSÃO – NOSSA VITÓRIA ESTÁ EM CRISTO

O Senhor cuida de nós, mas qual tem sido nossa atitude? Como temos corrido, espiritualmente falando? Não viva como um perdedor, viva como um vencedor. Mas não pense como o mundo pensa, pense como Deus pensa, pense como a Bíblia ensina pensar. A orientação divina é “Correi de tal maneira que o alcanceis”, isto é, com toda dedicação, treinamento, aprendizado, disciplina, fazendo todo esforço e até sacrifício (Rm 12:1; 1 Co 9:26-27). Nossa segurança está em Cristo, que nos ama e sempre nos ajuda, mas se esforce ao máximo, porque no final é a sua vida que está em jogo.

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquEle que nos amou.”
Romanos 8:37.

Por: Rev. Paulo Servio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Culto de Louvor 15/06/14.

SDG – A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus