SAL E LUZ – A PALAVRA QUE TRANSFORMA


“Vós sois o sal da Terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus.” Mateus 5:13-16.

Jesus estava nas imediações do Mar da Galileia, quando usou a figura do sal e da luz como metáforas de Seu ensino. O mundo está em trevas e escuridão, seja do ponto de vista social, moral e espiritual; não tem luz própria. O mundo, obviamente não tem condições de se preservar, sendo pelo contrário autodestrutivo. Parece que todos estamos em comum acordo ao afirmar que “no passado havia menos violência e corrupção”. De fato isso não é mero saudosismo, mas fato constatável. O mal está presente na natureza humana, e a sociedade caminha em uma única direção, que é a decomposição, auto destruição, e caos social. A Igreja jamais será sal da terra e luz do mundo se misturar-se com o mundo, tornando-se parecida com o mundo, trocando os valores do Reino de Deus pelos valores do mundo. C.S. Lewis disse que “não nascemos para a felicidade, nascemos para amar”. Ou seja, a Igreja não foi chamada por Deus prioritariamente para “ser feliz”, mas para fazer a vontade dEle. Misteriosamente aí é que reside a real felicidade de sermos filhos de Deus.

É necessário, antes de qualquer coisa, que a Igreja volte ao seu primeiro amor (Ap 2:4-5), que ela seja restaurada em seu interior, pensamentos, convicções e práticas, resplandecendo o seu compromisso com a Palavra de Deus, expressão exata de Sua vontade, sendo ela mesma transformada “de glória em glória, (...) como pelo Senhor, o Espírito” (2 Co 3:18). A metáfora do sal é muito forte, pois ele tem diversas qualidades: dá sabor, preserva alimentos, e elimina certas bactérias. Jesus usou essa figura para falar acerca do poder dos valores do Reino na vida de Seus seguidores, e os efeitos que disso na sociedade quando influenciada por tais valores. A Palavra de Deus é agente de transformação, inicialmente na vida dos seguidores de Cristo. Se verdadeiramente somos sal da Terra e luz do mundo, devemos ter consciência de nossa posição e responsabilidades diante de uma sociedade que jaz em trevas e está em constante e acelerado estado de decomposição. J.C. Ryle, em seu livro “Meditações no Evangelho de Mateus”, afirma:

“Os verdadeiros cristãos devem ser nesse mundo como o sal. Ora, o sal tem um sabor todo peculiar, diferente de qualquer outra coisa. Quando misturado com outras substâncias, preserva da corrupção. O sal transmite um pouco do seu sabor a tudo com o que é misturado. Só é útil enquanto preserva o sabor, do contrário para nada mais presta. Somos crentes verdadeiros? Atentemos para a nossa posição e nossos deveres no mundo. Os verdadeiros crentes devem viver como luzes no mundo. A propriedade da luz é ser totalmente diferente das trevas. A menor centelha em uma sala escura pode ser vista profundamente. Dentre todas as coisas criadas, a luz é a mais útil. A luz fertiliza o solo. A luz guia. A luz reanima. A luz foi a primeira coisa que Deus trouxe à existência. Sem a luz esse mundo seria um vazio obscuro. Somos crentes verdadeiros? Nesse caso consideremos novamente a nossa posição e as nossas responsabilidades!”

A Palavra de Deus, portanto, é transformadora, e essa transformação ocorre inicial e constantemente na vida dos que são chamados para serem seus proclamadores. Quem não é transformado pela Palavra de Deus torna-se semelhante ao sal insípido que para nada mais presta. Se isso ocorrer, perderemos nossa capacidade de clarear, e não seremos mais uma luz em meio às trevas, como Cristo alerta: “Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:23b). Mas, uma vez que somos transformados, modelados e lapidados pela Palavra, seremos capacitados para leva-la avante. Uma vez transformados, somos feitos agentes de transformação, fazendo assim a vontade de Deus, levando ao mundo a Sua Palavra, a Sua mensagem bíblica.

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 07/12/14.

SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus