AS IMPLICAÇÕES DE UMA VIDA TRANSFORMADA POR DEUS (2) COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS



2 REIS 22:8-20

“Relatou mais o escrivão Safã ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me entregou um Livro. E Safã o leu diante do rei. Tendo o rei ouvido as palavras do Livro da Lei, rasgou as suas vestes.” 2 Reis 22:10-11.

Hoje é o Dia da Bíblia, data memorável e que precisa ser comemorada, pois a Bíblia é a Palavra de Deus. Qual é o significado desse dia?

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo.

E graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida. (Sociedade Bíblica do Brasil).

O significado desse dia tem tudo a ver com a nossa fé, visto que a mesma está fundamentada na Palavra de Deus. Tristemente vemos tantos que já leram a Bíblia, já tiveram contato com ela, mas não podemos dizer com certeza que a conheceram de fato em seus corações, ou o quanto a entenderam, visto que estão distantes de sua mensagem.

No texto sagrado encontramos a narrativa de um momento de renovação espiritual na vida do Rei Josias, que se estendeu a todo o povo de Deus.

A NOTÁVEL HISTÓRIA DE JOSIAS

Josias foi Rei de Judá (649-609 a.C.). Curiosamente Josias começou a reinar com apenas 8 anos de idade (2 Rs 22:1), mas foi dezoito anos mais tarde, aos 26 anos de idade, que ele começou a reinar de forma mais incisiva (vs.3a). Foi filho e neto de dois reis idólatras – Amom e Manassés – que trouxeram a ruína sobre Judá através de um paganismo nunca visto. Mas graças ao nosso bom Deus ele foi mais parecido com seu bisavô Ezequias. Por isso podemos ver no rei Josias um exemplo de fidelidade e temor a Deus. Cada um responderá de si perante Deus, o fato de seus antepassados terem sido idólatras não afetaram a sua fé em Deus. “A alma que pecar, essa morrerá”, “Quem crer e for batizado será salvo”, e “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

(Ver também: “Josias, Servo Exemplar em Sua Retidão”, “Josias, Exemplo de Fidelidade e Temor a Deus”, e As Implicações de Uma Vida Transformada por Deus (1) Início e Manutenção).

O REINADO EXEMPLAR DE JOSIAS

Em seu reinado Josias tomou 4 ações importantíssimas na vida da nação, e que refletem seu compromisso com Deus, seu temor, coragem e fidelidade derivados de sua fé e temor a Deus, e que trouxeram de volta a benção de Deus sobre Judá:

• Reparação do Templo – 2 Reis 22:3-9
• Recuperação da Lei – 2 Reis 22:8-20
• Renovação da Aliança – 2 Reis 23:1-3
• Reforma da Nação – 2 Reis 23:4-30.

Essas ações quando aplicadas em nossas vidas, guardadas as devidas proporções, também refletirão nossa fé e sem dúvida trarão bênçãos infindáveis para as nossas vidas. Dentre os atos de Josias destacaremos nessa mensagem a recuperação da Lei, e aplicaremos os princípios do texto base em nossa vida espiritual.

RECUPERAÇÃO DA LEI – COMPROMISSO COM A PALAVRA (2 Reis 22:8-20)

A idolatria do povo era tanta que o Livro da Lei (o Pentateuco) havia se perdido no templo. Alguns teólogos acreditam que Manassés havia destruído todas as cópias possíveis e que essa foi preservada sendo escondida por algum servo temente a Deus. Hilquias encontrou-o no templo e entregou ao escrivão Safã que o leu (8-10). Destaca-se no texto:

1 – A reação de Josias ao ouvir a leitura do Livro Sagrado (vs.11). Essa sua reação de quase desespero ao ouvir a leitura da Lei foi por causa do pecado que ainda era presente na nação (Rm 3:20). Essa reação mostra o verdadeiro arrependimento, pois a nação estava submersa na idolatria.

2 – O seu temor diante de Deus (vs.13). Diante de tudo que foi lido ele manda uma comitiva real ir falar a profetisa Hulda. Curiosamente essa serva de Deus não estava nos palácios, mas na cidade baixa Jerusalém. Isso mostra que semelhante aos dias de Elias, ainda havia um remanescente fiel do povo de Deus.

3 – A resposta de Deus a Josias (vs.19-20). O Senhor honrou Josias por causa de seu temor e reverência à Palavra de Deus. Assim também, o Senhor está atento a nós, sobre qual é a nossa reação e atitude diante de Sua santa e bendita Palavra.

CONCLUSÃO

Qual tem sido nossa reação à Bíblia Sagrada? Com o passar do tempo é comum que a leitura da Bíblia seja esquecida, se torne algo de se fazer apenas na Igreja, e isso pode acontecer com todos nós. E quanto ao pecado, como reagimos? Tem sido cada vez mais comum nos habituarmos com a manifestação do pecado. O liberalismo crescente tem afastado cada vez mais o povo de Deus de Sua Palavra.

Precisamos manter vivo nosso temor a Deus através da leitura, estudo e compreensão da Bíblia Sagrada, e da oração. Certamente não passaremos desapercebidos aos olhos do Senhor – Cl 3:1; Lc 11:9-10.

Encontremos a Bíblia. Ela precisa ser achada por nós, e nós seremos achados por ela. Talvez ela esteja esquecida em nossa rotina, em nossa correia diária, em nossos pensamentos e corações conturbados. Busquemos ser impactados por ela, sejamos chocados por sua mensagem tão relevante e atual. Peçamos isso a Deus, o Senhor absoluto da Palavra eternal.

Ler Sl 119:105; Is 51:16; 59:21; Jo 4:23.

Material de apoio: A Bíblia Anotada.

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
IPB de Brasilândia, São Paulo
Curto matutino 13/12/15.

SDG – Somente a Deus dai toda glória!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus