APOLOGÉTICA – UMA DEFESA DA VERDADE CRISTÃ


“Antes, santificai a Cristo, como Senhor em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor [...]” 1 Pedro 3:15-16.

A palavra “apologética” deriva do termo grego “apologia”, o qual significa “dar uma resposta” ou “fazer uma defesa”. Apologética não é um pedido de desculpas, é uma resposta, uma defesa do que cremos. Em seu comentário de 1 Pedro, R. C. Sproul escreve:

“Nossa preparação é para que estejamos prontos para dar uma defesa e uma razão para a esperança que está em nós [...] Se nosso vizinho diz: “Eu percebo que você é um cristão. No que você acredita?” Você está pronto para explicar não somente em que você acredita, mas também o porquê de você acreditar nisso? Alguns cristãos dizem àqueles que os inquirem que nós simplesmente damos um salto de fé sem nos preocuparmos com a credibilidade ou o caráter racional das afirmações de Verdade da Bíblia, mas essa resposta vai contra o ensino desse texto. O único salto de fé que nós teremos é das trevas para a luz. Quando nos tornamos cristãos, nós não deixamos nossa mente no estacionamento. Somos chamados a pensar de acordo com a Palavra de Deus, buscar a mente de Cristo, e a um entendimento das coisas estabelecidas na Escritura Sagrada.”

Deus nos chama para estarmos prontos para fazer uma defesa da esperança que está em nós, mas perceba que Ele nos chama a fazer isso com mansidão e temor. Apologética não é somente para alguns cristãos, é para todos os cristãos. Nós todos devemos saber no que cremos, o porquê de crermos, como viver o que cremos, como defender e como proclamar o que cremos. E devemos fazê-lo com mansidão e temor.

Por: Burk Parsons – Pastor na Saint Andrew’s Chapel, em Sanford (Flórida), e editor da revista mensal Tabletalk, publicada por Ligonier Ministries. Fonte: Editora Fiel.

IPB de Brasilândia, pastoral agosto 2016.

SOLI DEO GLORIA!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus