O TESTEMUNHO CRISTÃO - SEGREDOS IMPORTANTES


“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus”. Mateus 5:13-16.

A busca por uma vida plena e que agrade a Deus requer de nós alguns esforços e até sacrifícios. Ser sal da Terra e luz do mundo é nossa prioridade, mas precisamos conviver com os ímpios no intuito de evangeliza-los. Não podemos sair do mundo, mas o Senhor quer nos livrar do mal que há no mundo (Jo 17:17).

A – Fuja das más companhias
No Salmo 1 temos bons conselhos para resistirmos ao pecado, evitando as más companhias: não andando segundo os seus conselhos, não se detendo em seus caminhos, e nem se assentando com os escarnecedores. Há um ditado popular que diz: “quem anda com porco, come farelo, e quem anda com morcego, acaba dormindo de cabeça para baixo”. Um outro dito popular muito sábio também diz: “me diga com quem tu andas, e eu direi quem tu és”. Em 1 Co 15:33 lemos que “As más conversações corrompem os bons costumes”. Faça amizades sólidas no meio do povo de Deus, ande com o povo de Deus.

B – Evite o tempo ocioso
“Mente vazia é oficina de diabo”. Davi caiu em adultério em um dia em que o povo saiu para a batalha, e ele ficou ocioso no palácio. Sem estar trabalhando, ou lendo um bom livro, ou praticando algum esporte, viu uma mulher se banhando e gastando tempo na visão do mal, logo concebeu um plano para pecar (2 Sm 11:1-5). Bate-Seba também não deu um bom testemunho ao se banhar em um local que era visível a outras pessoas. Obviamente ela deveria ter feito isso em um local apropriado, e de preferência com as janelas fechadas. Leia a Bíblia, leia bons livros (cristãos de preferência, peça orientação ao pastor na escolha), estude, trabalhe, etc., mas não deixe a sua mente vazia.

C – Acima de tudo, fortaleça o seu espírito
Na guerra da carne contra o espírito, a carne sempre obterá vitórias, se ela estiver mais alimentada do que o espírito. Leia a Bíblia, ore, participe ativamente dos trabalhos da igreja. Nunca esqueci a história do homem que possuía dois gatos, um branco e um preto. O gato preto era forte e sempre que brigavam o gato branco apanhava muito, sempre saía arranhado, sangrando, humilhado. Um dia, aquele homem resolveu prender o gato preto debaixo de um balaio e ali o deixou sem comida durante dois ou três dias. Para o gato branco ele deu uma super-alimentação. Ao soltar o gato preto, houve uma nova luta, mas desta vez o gato preto foi derrotado.

As derrotas e fracassos na vida espiritual, muitas vezes acontecem porque alimentamos mais a carne e menos o espírito. Em 1 Jo 2:14 vemos uma ligação da força com o guardar a Palavra de Deus:
“Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno”. 1 João 2:14.

A palavra-chave é RESISTÊNCIA.
“Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”. Hb 12:4. “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tg 4:7.

IPB de Brasilândia, estudo bíblico 07/07/16.
Leia o estudo completo – O TESTEMUNHO CRISTÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus