O PODER DA RENÚNCIA


“Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” João 17:15.

A oração sacerdotal de Jesus (Jo 17) é reveladora e inspiradora. Em Seus momentos finais de vida, Jesus orou ao Pai Celestial, rogando em nosso favor. Essa oração expressa o sentimento e a compaixão do Senhor Jesus por Sua Igreja. Mesmo prestes a ser traído, preso, humilhado, torturado e morto na Cruz em nosso lugar, Jesus Se preocupou conosco e intercedeu por todos nós. “Nessa grandiosa oração, o Senhor ora por: Sua glorificação (vs.2,5); e a proteção (vs.11), santificação (vs.17), unidade (vs.21-23), e a glorificação definitiva dos crentes (vs.24).” (A Bíblia Anotada). A intercessão de Cristo é pela Igreja de todos os tempos, e isso nos inclui, pois é por Seu povo que Ele intercedeu e intercede diante do Pai (1 Jo 2:1-2).

Isso é tremendo! Mas traz um grande peso de responsabilidade, pois para vivermos dentro da vontade do Senhor, demonstrada nessa oração, é preciso aprender a renunciar. Jesus pediu que Pai Celestial nos guarde do mal, devemos tomar para nós o dever de querermos ser guardados do mal, em todas as suas manifestações, renunciando a tudo que possa se antepor entre nós e Deus. Um dia habitaremos com o Senhor eternamente no Céu, onde não existe mal. Mas enquanto estivermos aqui no mundo, necessitamos renunciar ao mal, o mal que está dentro de nós, e o mal que está no mundo.

Nós estamos no mundo, porém não somos do mundo (vs.16), somos de Deus, somos do Céu! Lá é nossa morada eterna, nosso país, nossa pátria; o mundo é para nós uma passagem, um tempo e um lugar de peregrinação e missão (vs.18). Para cumprirmos essa missão precisamos renunciar ao mundo, e tudo que há no mundo e que desagrada a Deus. O mundo é um lugar de trevas e pecado, onde o diabo, que é o príncipe desse mundo (Jo 14:30), é servido e adorado. O pecado é a adoração e o serviço que o mundo presta a satanás. Obs.: o “mundo” nesse contexto, não se refere à natureza criada por Deus, nem às pessoas, mas ao sistema de pecado que governa e rege a vida das pessoas que não conhecem a Deus. 

Jesus deu a Sua vida por nós na Cruz do Calvário, e venceu a morte na ressurreição, provando de modo inequívoco o Seu eterno e santo amor e poder! Ele nos garante que se crermos teremos tudo isso que Ele pediu ao Pai em Sua oração (Jo 17). A vitória de Jesus nos garante a vitória sobre todo mal, creia! Ele morreu e ressuscitou para que nós pudéssemos viver na perspectiva da vontade do Pai.

Honremos ao nosso Deus renunciando ao nosso próprio “eu”, nosso pecado interior, nossa natureza pecaminosa e rebelde. Renunciemos também ao mundo e seus sistemas de pecado e morte. O Senhor Jesus prometeu estar conosco todos os dias, creiamos e honremos a Ele, pois Ele pagou alto preço por nós, sofreu a nossa culpa, limpou-nos de nossos delitos e pecados, quebrou toda maldição que estava sobre nós. Além de realizar plena e gloriosamente Sua obra de salvação, Ele também intercedeu e intercede por nós. Que sejamos constrangidos por Deus ao ponto de aprendermos o poder da renúncia, poder que provém dEle. Que Ele nos capacite a descobrir e viver nesse poder que é libertador e transformador.

Deus te abençoe e te guarde! 
Seu servo em Cristo, Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva.
Pastoral boletim semanal IPB de Americanópolis, 31/07/16.
SDG!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus