QUEM ME SEGUE


“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu Sou a Luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a Luz da vida.” João 8:12.

O que é “seguir Jesus”? Como segui-Lo se eu não O vejo? Seguir Jesus é o mais fascinante projeto de vida, é algo extremamente estimulante para nós, e é sobre isso que irei falar aqui. 

Primeiramente é necessário que se conheça Jesus, que se saiba Quem Ele É, para que então eu possa segui-Lo. Por isso que primeiramente Jesus Se apresenta dizendo Quem Ele É.

Conhecendo a identidade de Jesus – “Eu Sou a Luz do mundo”. Saber que Jesus É a Luz muda tudo em nossa vida, mente e coração. Se Ele É a luz do mundo, significa que existem também as trevas. Conhecer Jesus é conhecer a Luz, é deixar de viver na escuridão do medo, da angústia e do pecado. Jesus É a própria luz em pessoa!

Ação, decisão, consagração e exercício da vontade. “Quem Me segue” – há quem segue e há quem não segue. Quem Ele diz “quem Me segue” faz uma divisão entre quem O segue, e quem não O segue. Seguir Jesus é um ato contínuo e que exige muito de nós, exige nosso esforço, dedicação, desprendimento e foça de vontade. Não é possível seguir a Luz permanecendo em trevas. Seguir Jesus é obedecê-Lo e imitá-Lo. É conhecer a Sua Palavra e observar cada passo de nossa vida à luz dela. Infelizmente nem todos seguem Jesus, então Ele nos dá a chave para identificarmos se estamos ou não em Sua Luz.

Rejeitar a escuridão do pecado, santificação prática. “Não anda nas trevas” – a identificação começa observando por onde se anda. Quem segue a Luz da vida, Jesus, não anda na escuridão porque anda na Luz. Há muitos nas Igrejas que ainda andam nas trevas, pois “trevas” aqui pode ter diversos significados. O mais óbvio é o pecado, mas também há o que se dizer das trevas das dúvidas, das inquietações da alma, dos momentos de crise que parecem se arrastar. A promessa dEle é clara a nítida: não há como seguir Seus passos e andar nas trevas. E Ele vai explicar por que dizendo:

“Pelo contrário, terá a Luz da vida” – Isso é sinal de verdade e vida, ética, compromisso, sendo semelhantes a Ele. Quem segue Jesus tem a luz que emana dEle, e está cumprindo Mateus 5 “Vós sois a luz do mundo”. A vida que procede da Luz de Cristo é que nos fortalece para andar em Sua Luz. Áreas mortas precisam ser extirpadas para que renasça ali a vida, e isso só acontece quando se segue Jesus. A Luz da Vida brilha cada vez mais intensamente.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4;18.

“Luz da vida” é referência à vida eterna no Céu. Vida eterna e Luz eterna, o oposto é morte eterna, escuridão eterna, inferno, sombras, abismo. A vida eterna começa aqui e agora, a partir do momento que se nasce de novo, e se estende até a eternidade. Lá no Céu não há necessidade do Sol para trazer luz, porque a Luz do Senhor ilumina tudo e todos eternamente.

“A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” Apocalise 21:23.

Cuidado com a falsa espiritualidade, a falsa luz. “Caso a luz que há em ti forem trevas, que grandes trevas serão!” (Mt 6:22-23). Esse é um alerta de Deus para que busquemos ter a luz legítima de Cristo em nós, para que não sejamos dos que vivem a falsa espiritualidade, a falsa vida cristã, superficial, hipócrita, farisaica e enlameada no pecado.

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
17/03/17 culto nos lares IPNA
Igreja Presbiteriana Nova Aliança. Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo
Soli Deo Gloria!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus