SEM DEIXAR SAUDADES


“E se foi sem deixar de si saudades; sepultaram-no na Cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.” 2 Crônicas 21:20b.

Assim termina a triste história de Jeorão, filho do Rei Josafá. Josafá foi um homem temente a Deus, mas Jeorão foi um homem mau. Casou-se com a filha do pagão Acabe, um rei fenício que cultuava a baal, e passou a andar nos caminhos dele, fazendo tudo que o Senhor reprova (2 Cr 21:6). Assim que assumiu o reino assassinou seus irmãos e alguns príncipes de Israel (vs.4); fez lugares de adoração pagã nos montes de Judá; seduziu os habitantes de Jerusalém à idolatria e adoração de demônios, e introduziu todo tipo de iniquidade na nação (vs.11). Então, fatalmente veio a sentença de Deus: seu povo, família e posses foram castigados, e ele próprio teve uma morte horrível (vs.12-15), partindo “sem deixar saudades.” Essa história nos faz refletir sobre diversos aspectos de nossa vida espiritual:

1º - A salvação é individual, pais não responderão pelos pecados dos filhos, e vice-versa (Ez 18). Filhos de crentes podem ir para o inferno, caso não se convertam.

2º - O fato de ser filho de crente não produz, necessariamente, um bom coração, o temor e a fé em Deus é que fazem toda a diferença.

3º - O ministério dos pais é ensinar aos filhos fazerem as escolhas certas na vida, e isso se faz dando bom exemplo, orientando e orando. Cabe aos filhos ouvirem seus pais, quererem aprender, e seguir estes ensinamentos por si mesmos.

4º - O casamento misto contraria a Lei de Deus (2 Co 6:14).

5º - Os sábios constroem a sua autoimagem de modo positivo, edificando-a de modo que glorifique a Deus, e quando partem sempre deixam boas lembranças, sempre deixam saudades.

6º - A melhor lembrança que podemos deixar por onde passarmos não é a de quem agradou a todos, mas de quem agradou a Deus acima de tudo e de todos.

7º - Deus tudo vê, e jamais compactua com o pecado. Ele É Juiz Santo, Justo e perfeito, e não deixará pecado nenhum impune. Ele tem poder para dar a vida e tirar a vida. Com Deus não se brinca, de Deus não se zomba (Gl 6:7). Ele É amor, mas também disciplina a quem Ele ama.

8º - Um dia todos prestarão contas a Deus, e somente o Sangue de Jesus pode purificar de pecados (1 Jo 1:7-9). Quem teve um verdadeiro encontro com Deus, ama e agrada esse Deus.

“Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca.” Mc 14:38. Deus te abençoe!

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Pastoral boletim IPNA
Culto matutino 12/03/17
Soli Deo Gloria!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus