Bendito o Homem que Confia no Senhor


JEREMIAS 17:5-9

5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. 8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

A confiança é algo caro e precioso! Você confia muito nas pessoas? Eis aí um problema, pois segundo o texto sagrado tal atitude chega a ser classificada como “maldita”. O que isso significa? Não se trata de viver desconfiando das pessoas, neuroticamente. Mas de um tipo de confiança que cabe somente a Deus. Nas pessoas devemos confiar proporcionalmente, ou seja, há pessoas dignas de maior confiança, outras menos, e outras em quem jamais devemos confiar. Mas mesmo nas pessoas em quem confiamos, sempre devemos manter uma “reserva de segurança”, que não se trata de “des-confiança”, mas de um cuidado, uma precaução, pois todas as pessoas são passíveis de falhas. Nesse caso então, quem confia nas pessoas como se fossem infalíveis, depositando sua total confiança (fé), cai nesse erro crasso, e tão comum.

Mas, por que confiar assim em pessoas é um erro tão grave, ao ponto do Senhor classificar como “maldito” quem o faz? A resposta é simples: esse tipo de confiança é devida somente ao Senhor, em Quem devemos confiar de todo o nosso coração, sem reservas, porque Ele É bom, santo e justo, jamais falha nem trai a confiança dos que nEle confiam. Somente Ele tem esse direito, e os que confiam em homens mais que em Deus, estão constituindo para si “deuses”, ídolos de seus corações.

No contexto de Jeremias, quando essas palavras foram proferidas e escritas, “[...] era constante a busca, da parte de Judá, da ajuda do Egito contra a Babilônia” (ABA). Provavelmente isso ocorreu nos dias do rei Zedequias (Is 31:1-3), que “fez o que era mau perante o Senhor” (2 Cr 36:11-12).

O erro e a maldição dos que confiam mais em homens do que em Deus é resumido em dois itens (5):
Faz da carne mortal o seu braço
Aparta o seu coração do Senhor.

Porém, o acerto e a bênção dos que confiam no Senhor reside no fato de que a sua esperança é o Senhor (7). E o Senhor jamais falha, mas sempre é perfeito em todas as Suas ações.

Resultados

A vida é feita de resultados, eles servem para medir uma série de coisas, como por exemplo, que fim terão os que confiam em homens e os que confiam no Senhor. Veja abaixo o comparativo:

Os que confiam em homens (5-6)
É maldito, e note que Deus é Quem almaldiçoa.
Será como arbusto solitário – tamargueira, zimbro anão de aparência sombria (ABA). 
Morará no deserto, nos lugares secos (sem água), terra salgada (Dt 29:23) e inabitável.
Não verá quando vier o bem

Os que confiam em Deus (7-8)
1) É bendito, isto é, abençoado, glória a Deus por isso!
2) Sempre tem esperança, a esperança do crente é infalível, nunca morre! Deus É o Deus da esperança (Rm 15:13; 1 Pe 1:3).
3) Vs. 8 – É como árvore plantada junto a corrente de águas
(a) Tem suas raízes na direção do ribeiro (Deus)
(b) Não teme o calor (o calor do deserto é mortal!)
(c) Sua folhagem é verdejante
(d) Não se perturba e frutifica, mesmo estando no deserto.

Conclusão

Por que essa situação catastrófica e as possibilidades que surgem através dela? R: O coração humano que é enganoso e desesperadamente corrupto!
Qual a solução para tamanho dilema da humanidade? R: Deus! Ele conhece e esquadrinha o coração humano, isto é, conhece minuciosamente, detalhadamente a cada um de nós.
O que Ele faz diante desse quadro de injustiças, erros, acertos e desacertos? R: Dá a cada um segundo as suas obras, segundo o seu proceder e segundo o fruto de suas ações.

Aplicações práticas

Existe alguma área da vida em que estamos nos apoiando prioritariamente em homens?
Todo cuidado nos relacionamentos, pois o ser humano é corrupto e enganoso.
Confie no Senhor de todo o seu coração, Ele nunca falha, nEle a gente pode confiar!

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Culto nos lares 26/05/17
ABA – A Bíblia Anotada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus