Família Ideia de Deus (3) A Esposa Que Agrada a Deus



EFÉSIOS 5:22-24,33

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o Cabeça da Igreja, sendo Este mesmo o Salvador do Corpo.” Efésios 5:22-23.

Estamos no mês de maio, mês que é considerado como o MÊS DO LAR, ou MÊS DA FAMÍLIA. Independentemente da data, necessitamos nos inteirar de tudo que o Senhor nos fala na Palavra acerca da família. Assim como a família é a célula base da sociedade, ela também é a célula base da igreja. Assim como uma sociedade saudável é composta de famílias saudáveis, uma igreja saudável também é composta de famílias saudáveis. No nosso caso, somos ainda mais responsáveis por sermos possuidores de famílias saudáveis, haja visto que temos o conhecimento da Palavra do altíssimo Deus, a Bíblia Sagrada, que nos dá toda orientação necessária para isso.

EXPLICAÇÃO
A epístola aos Efésios nos fornece uma visão privilegiada do pensamento de Paulo que abordava a tão importante questão acerca da vida da igreja, sem precisar se preocupar em resolver controvérsias locais, como observamos nas cartas aos Coríntios. Paulo apresenta a igreja como o local onde Deus, o Senhor da história, estabeleceu uma amostra da unidade e dignidade renovadas da raça humana. A igreja é a comunidade onde o poder de Deus, de reconciliar as pessoas a Si próprio, é experimentado e compartilhado através de relacionamentos transformados. A igreja é o organismo onde o poder e a autoridade de seus líderes, são exercidos segundo o padrão de Cristo, em humildade e amor. É dentro desse ponto de vista que Paulo nos transmite as ORIENTAÇÕES DE DEUS ÀS FAMÍLIAS.

ARGUMENTAÇÃO (DIVISÕES)
Essas orientações são comparáveis ao esqueleto, ou à espinha dorsal da família. Estes fundamentos são a estrutura da família cristã, da família que vive dentro da vontade de Deus. É através da observância desses princípios que as famílias cristãs serão fundamentadas e fortalecidas por Deus, e permanecerão unidas e firmes em toda e qualquer situação que possam atravessar.

ÀS ESPOSAS: SUBMISSÃO CARINHOSA AO SEU MARIDO (vs. 22-24, 33b)

Primeiramente Deus fala às esposas (os primeiros lugares são privilégio). O recado é que elas sejam submissas aos seus maridos. Muitas mulheres não gostam nada disso, pois em nosso contexto submissão sugere: escravidão, constrangimento, desigualdade, humilhação, injustiça, e até violência em alguns lares. Mas não é esse o sentido do texto.

“Meu marido toma algumas decisões e não considera os meus sentimentos e opiniões. Constantemente cita os textos bíblicos em que a mulher deve ser submissa ao homem. Devo me submeter até que ponto?” (Relato de uma pessoa anônima em um site de aconselhamento).

A palavra “submissão” não pode ser mal interpretada, não se trata de escravidão. O texto diz COMO AO SENHOR, isto é, dentro dos princípios estabelecidos por Ele mesmo. Além disso lembre que essa submissão será dedicada a um marido que amará e cuidará de sua esposa, seguindo o exemplo de Cristo. Não se trata de um marido déspota, tirano, mas de alguém disposto a se sacrificar por amor à sua amada esposa.

Em Gn 2:18-25, quando Deus fez a mulher, Ele não usou um osso do pé nem do crânio de Adão, mas uma costela. Você já se perguntou por quê? Certamente há um significado, que podemos deduzir se analisarmos a função da costela: ela protege órgãos vitais do nosso organismo, dá sustentação ao nosso tórax, e está ao lado do coração. A esposa deve estar ao lado do seu marido, ela lhe concede proteção emocional e sustentação do lar. A esposa é fundamental na constituição da família, não só por sua beleza, esforço e dedicação, mas acima de tudo por ser uma esposa que agrade a Deus.

Nesse texto mesmo encontramos várias lições acerca do papel da esposa junto ao seu marido.

Gênesis 2:18
Companheira - “não é bom que o homem esteja só”.
Auxiliadora - ajudadora, companheira.
Idônea - próprio para alguma coisa, que tem condições de desempenhar algum cargo (preparada com condições próprias para esse fim). (Dicionário Aurélio).

Ser submissa é ser companheira, humilde, confiável, pronta para ajudar, conciliar, dar apoio.

Submissão significa amor, respeito e acolhimento da liderança do marido, a esposa será sua companheira de fardo, seu apoio, sua ajudadora. Isso não é de modo algum machismo ou de dominação, como pensam as feministas e alguns que não aceitam esses preceitos. A esposa é aqui chamada à aceitação carinhosa da liderança de seu marido no lar, exercendo ela mesmo seu papel de liderança sob os cuidados de seu amado esposo. É necessário que se entenda corretamente o sentido dessas palavras. Qual o sentido bíblico da submissão carinhosa da esposa ao seu marido?

1 - “Como ao Senhor” vs. 22,24. A esposa deve submeter-se à liderança de seu marido porque essa é a vontade do Senhor. Ser submissa ao marido nem sempre é agradável, mas a esposa deve ser submissa ao seu marido, como sendo ao próprio Senhor. Obviamente o Senhor nada vai fazer contra a sua Palavra, por isso, se o marido, por exemplo, disser para sua esposa blasfemar o nome Deus, ou que ela pratique qualquer tipo de pecado, ela não deve obedecer. Acima de tudo, deve ela (assim como o Seu marido) obedecer à Palavra de Deus, com sabedoria.

Exemplo ruim da esposa que reclama do marido para os filhos, parentes e vizinhos.
Exemplo bom da esposa que conversa com seu esposo fazendo-o sentir-se responsável e capaz de liderar o lar tendo sempre o seu apoio, dedicação e fidelidade).

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” Provérbios 14:1.

2 - “O marido é o cabeça da mulher” vs. 23. Novamente aqui está presente apenas o sentido de liderança. Ser o cabeça significa somente isso, obviamente que a esposa não perdeu sua identidade, gostos, pensamentos, decisões e vontades. Se o marido é comparado a Cristo, cabeça, a esposa é comparada ao corpo, à igreja. Essa parte nós entendemos bem, afinal nós somos a igreja do Senhor. Por acaso o Senhor pisa em nós? O Senhor nos ignora ou impõe sobre nós algum tipo de ordem injusta? De modo algum. Assim também no lar, a esposa ter o marido como cabeça deve servir de apoio, alento, segurança, amizade, carinho, amor... E não que a esposa de algum modo venha a perder a sua identidade, o seu tão importante papel.

3 - “E a esposa respeite a seu marido” vs. 33b. Esse versículo complementa o sentido de tudo que já foi dito até aqui, pois nesse caso o respeito também é um modo da esposa demonstrar submissão ao seu marido. Esse respeito não pode ser só de aparências, mas precisa ser visto pelos filhos, parentes e vizinhos em geral. É um testemunho que a esposa deve dar no lar, pois os filhos desde a mais tenra idade vão observar como é a vida do casal, e se assim não for já demonstra que algo está errado. Respeitando o seu marido a esposa...
a. Tem o poder de edificar a sua casa, o seu lar, trabalhando em favor da unidade e da paz.
b. Demonstra amor, assim como o marido, amor mútuo.
c. Demonstra grandeza e não pequenez.

4 - Ainda no sentido de submissão, as esposas devem amar os seus maridos e viver com eles até a morte. Essa é a vontade de Deus expressa em Romanos 7:2,3 conforme vemos abaixo:
“Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.” Romanos 7:2,3.

Quando as coisas não forem bem no lar, especialmente no relacionamento entre marido e mulher, e as lutas e dificuldades vierem, facilmente surgirão pensamentos de separação. A esposa é orientada aqui a permanecer com o seu marido, pois se vivendo o marido ela unir-se a outro homem será considerada adúltera. Esses mandamentos estão cada vez mais sendo descartados como se não fossem para os nossos dias. Mas a Bíblia nos diz que podem passar os céus e a Terra, a Palavra do Senhor no entanto, não passará jamais (Marcos 13:31).

Conclusão

O Livro de Provérbios termina com a seguinte exclamação:

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias." Pv 31:10.

Que você, esposa cristã, seja assim, lute por ser assim. Desse modo Deus se agradará de ti e sempre te abençoará.

E você, irmã cujo marido ainda não conhece a Palavra de Deus, não desista de seus sonhos, não desista da oração, o nosso Deus tudo pode mudar, transformar e restaurar. Tenha sabedoria, paciência e fé. Persevere no amor e Deus te iluminará.

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Soli Deo Gloria!!!

IPNA, Culto Vespertino 21/05/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus