Ego Eimi – Eu Sou


“Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: 
Eu Sou me enviou a vós outros.” Êxodo 3:14.

No Evangelho de João, Jesus refere-Se sete vezes a Si mesmo como o "Eu Sou". Precisamos compreender o significado de Seu nome para que nEle possamos crescer e tenhamos vida, paz, alegria, satisfação interior, esperança, salvação e vida eterna.

A expressão “EU SOU” (εγώ είμαι = ego eimi), é uma referência direta a Êxodo 3:14. “Eu Sou o Que Sou (em hebraico: אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה, pronunciado Ehyeh Asher Ehyeh) é uma tradução comum em Português (ARA entre outras) da resposta de Deus usada na Bíblia hebraica quando Moisés perguntou o nome do Senhor.” (Wikipedia). Numa forma aportuguesada, o “Eu Sou” é traduzido por “Jeová” (Javé, Yaweh). (Clique aqui e saiba mais sobre o nome de Deus).

1 – “Eu Sou o Pão da Vida” (João 6:35,48,51,57-58)
Ele é o nosso alimento espiritual, que faz crescer a nossa fé e nos sustenta na caminhada. Assim como não se come sete pratos por dia, precisamos nos alimentar dEle diariamente. (Ez 3:1-3; Mt 4:4).

2 – “Eu Sou a Luz do mundo” (João 8:12)
Ele é a Luz que ilumina o nosso caminho no mundo de trevas e pecado. Sem a Sua Luz (Sua presença), ficaremos perdidos sem saber qual direção seguir, quais decisões a tomar. Ele É Luz e nEle não há treva nenhuma. (Jo 1:1-14; 1 Jo 1:5-10).

3 – “Eu Sou o Filho do homem” (João 8:28)
Essa expressão aponta diretamente para a encarnação do Verbo de Deus, “E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do Unigênito do Pai.” (Jo 1:14). Veja o que Loraine Boettner fala sobre o assunto: “O título que Jesus com maior frequência usou quando falando de Si mesmo, e que, portanto, parece ter sido Seu título favorito, foi “Filho do Homem”. Esse título muito discutido [...] certamente foi designado para chamar atenção ao fato que Ele possuía humanidade real. Ele É o homem representativo. Podemos apontar para Ele e dizer: Existe uma humanidade real. NEle a natureza humana é vista com sua perfeição, funcionando como foi pretendida quando deixou as mãos do Criador. Ele É o ideal segundo o qual todos os outros deveriam padronizar suas vidas. [...] Ele está vitalmente relacionado com todos os outros membros da raça humana e, por divino apontamento, é capaz de agir como o representante deles diante de Deus.”

4 – “Eu Sou a Porta das ovelhas” (João 10:7)

Há um significado especial da palavra “porta” como um designativo da passagem do povo de Deus, de uma vida sem Deus para uma vida de comunhão pessoal com Ele (Mt 7:8; 13-14; 25:10; Jo 10:1-18). Mas há que se observar também sobre a Porta das Ovelhas, “[...] conforme citado em Ne 3:1 e em Jo 5:2, é uma localidade ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica. [...] Foi criada na reconstrução dos muros de Jerusalém pelo Sumo Sacerdote Eliasibe, junto com seus irmãos Sacerdotes liderados por Neemias.” (Wikipedia). Jesus É aquEle através do Qual o povo de Deus é levado a uma vida de sacrifício vivo perante Deus, que é o culto de uma vida de adoração racional, inteligente, voluntária e espontânea diante daquEle que tudo vê e sonda mentes e corações (Rm 12:1).

5 – “Eu Sou o Bom Pastor” (João 10:11)
Jesus é o Supremo Pastor das ovelhas, Ele É o perfeito Pastor, Ele nunca falha, nunca Se atrasa, jamais deixa de consolar ou confortar alguém que O busca e nEle crê de todo o seu coração. Os pastores são seres humanos sujeitos a falhas e pecados como qualquer pessoa, e por mais que sejam amadurecidos na fé, ainda podem se atrasar, ficar doentes, tristes, nervosos, ansiosos, etc. Jesus não, Ele É perfeito! E além disso tudo, Ele é o Pastor que deu a Sua vida na Cruz do Calvário para salvar o Seu povo da morte eterna. Ele É o Pastor dos pastores, louvado seja o nome do Senhor Jesus!

6 – “Eu Sou a Ressurreição e Vida” (João 11:25)
Esse título de Jesus já apontava profeticamente para a Sua vitória sobre a morte, pois Ele morreu, mas ressuscitou e vive eternamente (At 13:30; 1 Co 15:4,17; Ap 1:18). E não somente isso, mas através da Sua vitória sobre a morte Ele também nos garante que um dia ressuscitaremos todos e viveremos eternamente com Ele na glória celestial (2 Co 4:14; 1 Ts 4:14-16). É através de Seu eterno poder redentor que todos os que estão mortos em pecado e distantes da graça de Deus, podem ser aproximados, salvos, e assim passarão da morte para a vida, já aqui na Terra vivendo uma vida verdadeira diante de Deus e dos homens (Cl 2:12; 3:1; 1 Jo 3:14).

7 – “Eu Sou a Videira Verdadeira” (João 15:1)
Ele é aquEle em Quem estamos ligados, podemos e devemos produzir fruto, pois o Pai nos limpa para que fiquemos fortes e firmes, ligados a Ele, recebendo dEle a seiva que nos dá vida e nos renova constantemente. A Videira Verdadeira aponta para uma vida de constância em Deus, não um relacionamento estático, mas dinâmico, vivo, renovável, onde o que é morto e doente é retirado de nós constantemente, sejam folhas e galhos secos e doentes, parasitas e fungos que poderiam sufocar nossa fé. Porém, assim como não há vida se o ramo não estiver ligado verdadeiramente à videira, quem não estiver ligado verdadeiramente, espiritualmente a Cristo, não tem vida em si mesmo, não produz fruto, e é lançado no fogo (inferno). Ler João 15:1-6. 

Conclusão

Cada uma dessas sete declarações de Jesus ligam-No diretamente à pessoa do Senhor, YAHWEH, que Se manifestou no deserto a Moisés, e quando indagado acerca de Seu nome disse apenas: EU SOU! Ele É o próprio Senhor YHWH que veio e Se encarnou cheio de graça e Verdade. Viveu entre nós, morreu, ressuscitou e em breve voltará, mas já está entre o Seu povo, dentro do coração de Seu povo, através do Espírito Santo que em nós habita. Jesus É Quem sustenta a nossa vida, a nossa existência, a nossa caminhada, a nossa FÉ!

A grande pergunta nesse momento: Quem Jesus Cristo é para VOCÊ? 

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Soli Deo Gloria!!!

IPNA culto nos lares 13/06/17 
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus