Orar e esperar


“De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã Te apresento a minha oração e fico esperando.” 
Salmos 5:3

Existe um espaço de tempo, um transcurso entre nossas orações e as respostas de Deus. Esse tempo pode ser curto, longo, ou muito longo. Como passaremos por isso? Como temos passado?

Primeiramente é preciso reconhecer que muitos erram por tomarem decisões sem orar, outros são guiados pela ansiedade. Ore sempre e peça a Deus a direção (Sl 32:8-10).

“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as Minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem. Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.” Salmos 32:8-10.

Deus quer nos instruir, e Ele promete isso (Sl 32:8), porém muitos por sua teimosia são aqui comparados a animais que precisam de freios e cabrestos (vs.9), certamente por não darem ouvidos aos conselhos e instruções de Deus. O resultado será sofrimento (10a), mas que confiam no Senhor serão assistidos, isto é, fortalecidos e ajudados por Sua misericórdia (10b).

Deus sempre responde. O Senhor nunca está ocupado demais para nos ouvir e responder, pelo contrário, Ele mesmo nos incita e encoraja a orar (Jr 33:3; Mt 7:7-10), e sempre nos responde. Basicamente sabemos que a resposta de Deus pode ser uma dentre quatro opções: “Sim”; “Não”; “Espere, mas continue orando”; ou ainda: “Sim, mas será do Meu jeito e não do seu”.

Oração é um ato de fé. Então não tome decisões importantes sem orar antes e aguardar por um tempo as confirmações de Deus em sua vida. Existe uma gama de decisões que de pronto todos já sabemos o que devemos fazer, o que Deus quer de nós naquelas áreas. Mas há decisões que precisam de instruções e diretrizes especiais do Altíssimo. Por isso tome cuidado e não seja como um cavalo ou mula, seja sábio e busque a direção daquEle que sabe todas as coisas, tudo pode fazer, e sabe o que é melhor para nós.

Esperar é um ato de fé e coragem. Deus é nossa esperança! Ore e espere com fé a resposta de Deus, nesse sentido o Sl 5:3 é didático e extremamente claro. Qual é a sua dúvida em se dedicar a aprender esperar? A exortação de Jesus a Pedro, foi por ele ter duvidado, e o sinal mais visível dessa falta de fé foi o medo que o dominou (Mt 14:22-33). O medo tem um lado “bom”, digamos que um pouco de medo é prudência, porém, isso tem que ser vencido e contornado, do contrário pode sufocar a fé.

Espere confiante na Palavra de Deus. Poderemos até nos cansar, porém o Senhor nos fortalecerá porque esperamos não na força de homens, mas em Sua Palavra, que é infalível (Sl 119:81). Maldito aquele que confia no homem, bendito o que espera no Senhor (Jr 17:5-9). 

Espere somente em Deus. Olhamos não para as mãos dos homens, mas para o nosso Deus, pois é Ele Quem cuida de nós (Sl 123:1-2; 119:43). Mas como olhar para aquEle que é invisível? Olhamos para a Sua Palavra, pois ela é manifestação física e espiritual dEle aos Seus escolhidos. A própria formação do Canon Sagrado revela Deus aos que nEle creem e esperam (Sl 130:5; Mq 7:7). Esperar somente em Deus, portanto, é esperar meditando em Sua Palavra que é infalível e infinita!

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
IPNA, culto de oração 02/06/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus