A Verdade Que Liberta (3) Livres Pela Verdade


“E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.” João 8:32.

Essa é a última de uma série de três mensagens em João 8:32, um versículo decorado por tantos que o sabem de cor, mas certamente nem todos sabem o que seu significado.

Na primeira mensagem vimos que a Verdade existe: é a Palavra de Deus; que a Verdade tomou forma humana, é uma pessoa – Jesus; e que portanto o conhecimento da Verdade é relacional; e que uma vida imersa na Verdade demonstra efeitos próprios.

Na segunda mensagem destacamos a necessidade de se conhecer a Verdade, inicialmente através de seu anúncio; que seu conhecimento gera o novo nascimento, trazendo para o novo convertido o desejo de ser batizado e professar publicamente sua fé; que o arrependimento é um dos efeitos mais transformadores do conhecimento da Verdade; e que tal conhecimento leva-nos a busca uma vida de santificação e crescimento espiritual. Terminamos dizendo que o conhecimento da verdade nos dá a esperança da vida eterna com Cristo Jesus, herança de Deus ao Seu povo eleito.

Dando continuidade e encerrando essa série de sermões, destacaremos a parte final do versículo, enfatizando a libertação que a verdade traz a todo aquele que crê na Verdade.

Explicação – A Verdade Liberta, você é Livre?

Essa é afirmação final no texto de João 8:32: “A Verdade vos libertará”. Jesus fez tal afirmação no tempo futuro porque os Seus seguidores ainda não tinham o conhecimento completo da Verdade. Ele ainda não havia morrido na Cruz. Após a Sua morte e ressurreição é que a Verdade se estabeleceu de um modo completo nos corações daqueles que nEle creram. E assim é até hoje: somente com a compreensão e a fé na morte e na ressurreição de Cristo, e o significado dessa obra maravilhosa que Deus realizou por nós, é que podemos possuir (ou ser possuídos) pela Verdade e experimentarmos a libertação de Deus. Muitos estão propagando um certo tipo de “libertação” sem o conhecimento da Verdade, e isso é heresia pura, é enganação. Sem esse conhecimento vivo e real da Verdade da obra de Cristo na Cruz do Calvário, e Sua ressurreição, “eu venho como estou, e continuo como estou” (parafraseando o belo hino), NÃO HÁ LIBERTAÇÃO REAL. Mas ao experimentarmos a libertação que a Verdade nos traz, a nossa vida muda completamente.

Livres do quê???

Ao falarmos da liberdade, precisamos compreender do que o Senhor nos libertou. Afinal, a verdade nos liberta do quê? O termo “libertar” significa que anteriormente algo nos prendia, detinha e ditava as normas da nossa vida. Então Cristo veio e nos libertou de todo jugo e escravidão. Existem pelo menos três inimigos que se destacam, estes são os nossos maiores inimigos, e a Verdade nos liberta de todos eles. Vejamos quais são.

1 – Do pecado

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. (...) Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna.” Romanos 6:14,20-22.

Jesus nos libertou do jugo do pecado que pesava sobre nós, e nos transformou em servos de Deus. Diferente de outrora, já não somos mais escravos da corrupção (2 Pe 2:19), mas livres em Cristo. Somos livres para dizer não ao pecado.

Consequências. O pecado tem conseqüências avassaladoras e eternas na vida dos que vivem sob seu poder. O fato de havermos nascido de novo em Cristo (conversão) não nos livra de muitas dessas conseqüências. Exemplos: (1) o jovem drogado, após sua conversão, precisará esforçar-se muito para se libertar totalmente dos efeitos das drogas. A Palavra da Verdade o libertará, mas ele sofrerá por um tempo as conseqüências de seus atos. (2) Aqueles que tiveram uma vida sexual ativa antes de conhecerem a Cristo, após a conversão estão libertos de seus pecados, porém terão que lidar com sentimentos, emoções e memórias que certamente afetarão a sua caminhada. E se porventura houver uma gravidez não planejada, terão dezenas de outros cuidados e necessidades. (3) O preso que se converte na prisão é liberto de seus pecados, mas ainda tem que passar o tempo necessário atrás das grades, como conseqüência de seus atos. 

Mas, em se tratando das conseqüências do pecado, sabemos que, com toda certeza, o Senhor nos livrou das piores conseqüências que o pecado traz: a morte eterna (Jo 5:24); o juízo e o castigo eterno (Mt 25:41; Ap 21:8; 22:14-15).

“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” 1 Coríntios 15:55-58.

2 – De nós mesmos

“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim.” Gálatas 2:19-20.

Existe um inimigo mais poderoso e presente do que o mundo e o diabo: nós mesmos, nossa natureza humana, nossa carne. Por isso que Paulo falou sobre estarmos crucificados com Cristo. Se entendermos o que isso significa poderemos vencer esse grande inimigo. E esse é desejo de Deus, que a Sua Verdade nos liberte totalmente.

Vencer o pecado que habita no mundo e vencer o diabo não é tarefa fácil, mas vencer a si mesmo é a parte mais difícil. Porém, a Verdade nos liberta de tudo, essa é a promessa de Deus.

Trata-se de um estilo de vida que Deus nos oferece, que é uma vida onde não somos mais nós quem nos comandamos tudo, mas Cristo. Isso requer de nós submissão total. Pode não ser fácil, mas é plenamente possível viver assim; se assim não fosse o Senhor não o requereria de nós.

Ilustração da serpente congelada. Conta-se que um homem encontrou uma cobra congelada numa madrugada onde tinha caído uma geada. Com pena do pobre bichinho aquele homem a levou para dentro de sua casa e a colocou ao lado da lareira para que o animalzinho se aquentasse. Em seguida foi ele preparar o seu café da manhã. De repente, quando percebeu já era tarde: aquela víbora havia descongelado e agora o atacava tentando dar-lhe o bote.

Moral da estória: existem áreas da nossa vida que são como “serpentes”, todo cuidado é pouco. E se estas “serpentes” estiverem congeladas, paralisadas pelo poder de Cristo, é melhor deixá-las assim. O nosso coração é extremamente corrupto.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9.

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” Marcos 7:21-23.

“Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” Tiago 1:14-15.

Quando isso ocorre significa que tal pessoa está retornando ao velho homem, à velha natureza do pecado, a natureza carnal, e que já não está mais vivendo por Cristo e para Cristo, que não está mais crucificado com Ele, mas que o velho homem (a velha natureza, carne) assumiu novamente o comando. 

Quando isso acontece só há uma saída: pedir perdão a Deus e lhe entregue novamente o comando da sua existência, arrependendo-se dos seus pecados, e buscando novamente o caminha da graça.

Certamente não somos perfeitos e falharemos em alguns momentos. Precisamos nos preparar para que nossos pecados: 
- não sejam tão freqüentes, fazendo parte do nosso cotidiano;
- não sejam tão graves ao ponto de escandalizar o nome do Senhor e nos destruir, envergonhar, enfraquecer;
- não sejam encarados como bichinhos de estimação, ou diversão.

3 – Do diabo

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” Colossenses 1:13-14.

Nosso arqui-inimigo foi destruído na Cruz do Calvário, agora ele não mais domínio sobre as nossas vidas, exceto se nós assim lhe permitirmos. Mas se nós lhe resistirmos nos sujeitando a Deus somente, ele fugirá de nós.

 “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7. 

O diabo existe e não devemos ignorar o seu poder e suas astúcias; é insensatez pensar que o diabo não pode nos causar nenhum mal, ele é extremamente sagaz. Mas maior é Cristo que está em nós, do que o diabo que está no mundo.
“Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” 1 João 4:4.
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” 1 Pedro 5:8-9.

O única estratégia que o inimigo tem é a tentação, isto é, a sugestão na mente e no coração. Ele sempre nos sobrevirá através desse meio. O que temos que fazer é dizer não para o diabo, não podemos nos sujeitar às suas sutilezas.
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13.

O mundo. O pecado reina no mundo, logo que Cristo nos libertou do pecado, Ele também nos libertou das coisas que há no mundo, através das quais o pecado domina e destrói a vida dos que lhe são sujeitos. Por essa razão é que os que amam o mundo não tem o amor do Pai. Esse mundo de pecado nada tem a ver com Ele.

“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.” 1 João 2:15.

“Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim.” João 14:30.

4 – Do inferno

A Bíblia nos fala de um lugar terrível de dor e sofrimento eternos, reservado para todos aqueles que rejeitam sistematicamente a salvação que Cristo oferece gratuitamente. Esse lugar não e aqui, nem se chama purgatório (aliás, o purgatório não existe), mas a o nome que Deus deu para esse lugar é inferno. 

O inferno não é aqui. Aqui é a Terra, não inferno. No inferno não existe Bíblia, Igreja, povo de Deus. No inferno só existe trevas, fogo e ranger de dentes.

O diabo não é o senhor do inferno, lá ele será o que mais vai sofrer, de todos os seres condenados. Lá ele estará preso e acorrentado por toda eternidade.

O inferno não foi feito para o ser humano, mas para o diabo e seus anjos. No entanto, todos que preferiram o diabo, e todos que o diabo conseguiu enganar por darem crédito à mentira, habitarão com ele e os demônios para sempre.

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos e pecados, nos deu vida juntamente com Ele. Deus nos libertou dessa condenação eterna através do conhecimento da Verdade.

Conclusão - a libertação em três tempos

Assim podemos entender melhor essa obra maravilhosa de Deus.

1 – Passado: já fomos libertos 

Jesus fez um sacrifício perfeito naquela Cruz. Ali, o Deus Filho encarnado, perfeitamente Homem e perfeitamente Deus, determinou a nossa libertação. Foi lá que Ele quebrou o jugo que nos pendia e garantiu a nossa libertação.

Catecismo de Heidelberg, pergunta nº 16:
“Por que o Mediador deve ser verdadeiro Homem e Homem justo?
R. Deve ser verdadeiro Homem, porque a justiça de Deus exige que o Homem pague o pecado do homem. Deve ser Homem justo, porque alguém que tem seus próprios pecados, não pode pagar por outros.”

2 – Presente: estamos sendo libertos

A salvação traz consigo a obra da santificação. A libertação nos leva a uma vida de santidade. Quem não se santifica está provando que ainda não é livre, ou seja, o pecado continua a dominar a vida deles. Mas os que foram alcançados pela graça salvadora e perdoadora de Deus, são gradativamente libertos de seus pecados e dificuldades, na medida em que se aproximam do Senhor e são purificados por Ele. Por isso essa obra é para a vida inteira. Ninguém, por mais experiente que seja, não necessita mais de ser liberto. Pelo contrário, conforme conhecemos a Deus, mais nos conhecemos e vemos como Ele nos ama, e como necessitamos ser transformados por Ele. 

3 – Futuro: seremos totalmente libertos

Ao entrarmos na glória celestial já não teremos mais que lidar com o problema do pecado, não estaremos mais em um mundo corrompido e dominado pelo diabo, e também não teremos mais em nós a natureza pecaminosa. Lá experimentaremos a libertação 100% que Deus preparou para nós. Lá seremos santos como os santos anjos de Deus, teremos a mente de Cristo, veremos o Senhor e estaremos para sempre com Ele. Esse é o maior projeto de vida que alguém pode ter. Essa é a maior dádiva que alguém pode receber. Mais que ouro, prata ou pedras preciosas, a certeza da vida eterna enche o nosso coração de alegria, porque somente os salvos viverão essa LIBERDADE.

O nosso Deus é um Deus de graça e amor. Ele nos deixou a Sua Verdade para nos guiar nesse caminho maravilhoso de liberdade e vitórias. Precisamos nos preparar, os nossos inimigos são muitos e estão armados até os dentes! Mas aqueles que estão em Cristo são mais que vencedores por meio daquEle que nos amou e a Si mesmo se entregou por nós.

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquEle que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:37-39.

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Soli Deo Gloria!!!

IPNA culto vespertino 02/07/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus