Aumenta-nos a Fé


“Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.” Lucas 17:5.

É um erro dos graves não pedir o aumento da fé temendo que Deus envie provações, sem as quais não haveria como ocorrer o crescimento espiritual. Biblicamente não há base para tal afirmação. O que ocorre é que nos momentos de maior provação oramos mais, buscamos a Deus com mais vontadee intensidade, lemos mais a Bíblia, vamos mais à Igreja, nos santificamos mais e até jejuamos! Então, naturalmente algo acontece dentro de nós, e Deus nos dá o acréscimo da porção de fé que se faz necessária naquele momento. Mas não sempre é assim, pois muitos na hora da provação prometem reconciliar-se com Deus, mas depois de serem abençoados não cumprem o que haviam prometido. Outros, na hora da provação afastam-se de vez e afundam no lamaçal do pecado. Acontece que para crescermos espiritualmente, necessariamente precisamos crescer na fé. Uma coisa está ligada à outra: espiritualidade e fé. Ora, como a fé sem obras é morta (Tg 2:20), logo a fé é prática (Tg 2:18).

Certamente Deus já determinou por quais provações passaremos (Sl 139:16). A questão é COMO passaremos! O desejo de Deus certamente é que depois de havermos sido provados permaneçamos inabaláveis (1 Co 15:58; Ef 6:13). Os que “fazem a lição de casa” corretamente, buscando a Deus com zelo, terão a sua fé fortalecida e estarão mais preparados para o enfrentamento na hora das provas. Oração e leitura diária da Bíblia, observância dos mandamentos, piedade, santificação e arrependimento fazem parte da vida espiritual daqueles que buscam uma fé mais consistente.

Como crentes em Cristo vivemos pela fé (Rm 1:17), essa fé é operosa (1 Ts 1:3), e traz consigo o poder de Deus para remover montanhas (Mt 17:20) e nos proteger dos dardos inflamados do maligno (Ef 6:16). Mas o projeto de Deus é que cresçamos na fé (2 Ts 1:3), ou seja, a fé crescerá em nós, e nela seremos edificados (Jd 20). Assim venceremos e cresceremos na fé (1 Tm 6:12; 2 Tm 4:7).

Façamos como os discípulos e roguemos sempre ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!”

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Soli Deo Gloria!!!

IPNA, pastoral boletim 06/08/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus