31 de Outubro - Dia da Reforma Protestante


“O justo viverá por fé.” Romanos 1:17b.

A Reforma Protestante foi um movimento iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos das doutrinas católicas, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios de doutrina da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas: 
  • Sola Fide – Somente a Fé,
  • Sola Gracia – Somente a Graça,
  • Sola Scriptura – Somente a Escritura,
  • Solus Christus – Somente Cristo, e
  • Soli Deo Gloria – Somente a Deus Glória.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da igreja romana foi o movimento conhecido como Contra Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento. O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados, ou protestantes, originando assim o Protestantismo. Houve um período anterior à Reforma, no qual se iniciaram as bases ideológicas que posteriormente resultariam na Reforma de Lutero - a Pré-Reforma - que tem suas origens em uma denominação cristã do século XII conhecida como “Valdenses”, que era formada pelos seguidores de Pedro Valdo, um comerciante de Lyon, França, que se convertera ao Cristianismo por volta de 1174. Ele encomendou uma tradução da Bíblia para a linguagem popular e começou a pregá-la ao povo, mesmo não sendo sacerdote. 

Ao mesmo tempo, Pedro Valdo renunciou às suas atividades comerciais e aos bens que possuía, repartindo-os entre os pobres. Desde o início, os valdenses afirmavam o direito de cada fiel de ter a Bíblia em sua própria língua, considerando ser ela a fonte de toda autoridade eclesiástica. Eles reuniam-se em casas de famílias ou mesmo em grutas, clandestinamente, devido à perseguição da Igreja Católica Romana, já que negavam a supremacia de Roma e rejeitavam o culto às imagens, que consideravam como sendo idolatria. Foi assim que, no início do século XVI, o monge alemão Martinho Lutero, abraçando as ideias dos pré-reformadores, proferiu três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517. Em 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto ao debate sobre elas. Esse fato é considerado como o início da Reforma Protestante. Martinho Lutero tinha então 46 anos de idade. Essas teses condenavam a “avareza e o paganismo” na Igreja, e pediam um debate teológico sobre o que as indulgências significavam. As 95 Teses foram logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Logo haviam se espalhado por toda a Europa. A Reforma Protestante foi um movimento guiado por Deus que salvou a Igreja das heresias e mudou a história do mundo. Hoje, nós que somos uma Igreja Reformada, temos o dever de manter acesa essa chama da Verdade da Palavra de Deus, através da pregação e prática da sã doutrina.

“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, [...] Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” 1 Pedro 5:10.

Pr. Alderi de Souza Matos
Extraído e adaptado site IPB

IPNA pastoral boletim e culto matutino 29/10/17
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus